Mario Draghi sucede a Guterres no Prémio Europeu Carlos V

O júri da 17ª edição do Prémio Europeu Carlos V atribuído pela Academia Europeia e Ibero-Americana da Fundação Yuste decidiu atribuir o prémio a Mario Draghi que assim sucede o Secretário Geral da ONU, António Guterres, vencedor da edição anterior deste prestigiado prémio.

Graghi foi escolhido “porque a sua liderança à frente do Banco Central Europeu, implementando medidas contundentes e arriscadas medidas, conseguidas que, em plena recessão da economia europeia, mantenham a força do euro e a autonomia do BCE, bem como salvem a moeda única permitindo que a Europa saia mais forte da referida crise”, de acordo com anúncio feito pelo ministro da Presidência, Interior e Diálogo Social, Abel Bautista, em conferência de imprensa juntamente com o diretor da Fundação Yuste, Juan Carlos Moreno.

O júri do Prémio Europeu Carlos V valorizou também a forma exemplar como promoveu os princípios éticos europeus “como eixos centrais da governação económica”, destacando também a sua “extraordinária capacidade, visão e diálogo ao serviço de uma Europa unida”, o conselheiro indicou.

Mario Draghi foi presidente do Banco Central Europeu entre 2011 e 2019, e presidente do Conselho de Ministros da República de Itália durante 2021 e 2022. Esta é a terceira vez que o Prémio Europeu Carlos V é atribuído a uma personalidade italiana, o os dois anteriores foram Antonio Tajani, que recebeu o prémio em 2018, e Sofia Corradi, em 2016.

Para o júri do Prémio Europeu Carlos V, Mario Draghi tem sido um pilar fundamental para o fortalecimento da União Europeia e tem apoiado a juventude como garante do futuro da Europa, tarefas que, na sua opinião, vão além do domínio estritamente económico .

Durante a conferência de imprensa, o conselheiro avaliou também a atual situação europeia, afirmando que os desafios que a Europa enfrenta para preservar a sua prosperidade e independência não têm precedentes na história da União Europeia. Neste sentido, lembrou que “a Europa assenta na defesa de valores que transcendem fronteiras para universalizar a liberdade, a igualdade, a solidariedade e a justiça”.

Mário Draghi

Economista italiano, presidiu o Banco Central Europeu de 1 de novembro de 2011 a outubro de 2019. Como parte da luta do Banco Central Europeu contra os efeitos da crise económica de 2008, foi lançado o “Plano Draghi” para expansão monetária. Significativas foram as suas palavras de 26 de julho de 2012, em plena crise da dívida soberana, quando anunciou que “o BCE está disposto a fazer tudo o que for necessário para preservar o euro. E acreditem, será suficiente”, e isso marcou um ponto de viragem na crise da zona euro, acalmando os mercados. As políticas que se seguiram levaram a um declínio constante nos custos dos empréstimos para os membros endividados da zona euro, incluindo a Itália. Foi presidente do governo da Itália desde fevereiro de 2021 até sua renúncia em julho de 2022. Foi governador do Banco da Itália de 2006 a 2011. Entre 1991 e 2001 foi diretor-geral do Tesouro italiano e presidente do comité de privatização. . Entre 2002 e 2006 foi vice-presidente para a Europa da Goldman Sachs. Entre 1985 e 1990 foi diretor executivo do Banco Mundial.

PRÉMIO EUROPEU CARLOS V

Desde 1995, a Academia Europeia e Ibero-Americana da Fundação Yuste atribui o Prémio Europeu Carlos V com o objetivo de premiar o trabalho das pessoas, organizações, projetos ou iniciativas que, com o seu esforço e dedicação, tenham contribuído para o conhecimento geral e valorização dos valores culturais, sociais, científicos e históricos da Europa, bem como do processo de construção e integração europeia. Durante a cerimónia de entrega, o Mosteiro de San Jerónimo de Yuste reúne personalidades europeias e ibero-americanas. O Prémio Europeu Carlos V representa o espírito de construção de uma Europa unida, justa, igualitária, solidária e livre.

A solene cerimonia de entrega do premio torna-se um ato de Estado apoiado por Sua Majestade o Rei Felipe VI de Espanha, que ocupa a Presidência Honorária da Fundação Yuste.