
Margarida Paiva, vereadora na Câmara Municipal de Elvas, enviou à nossa redação um comunicado, onde relança uma petição pública já anteriormente criada, com vista à remoção do sombreamento na Rua da Alcamim e Rua da Feira, em Elvas, depois do incêndio de ontem:
“No dia 13 de novembro foi realizado um teste de segurança à circulação de veículos de emergência na Rua de Alcamin. Desde 27 de novembro até hoje, solicitei por várias vezes o respetivo relatório, inclusive em três reuniões de Câmara (10/12, 22/12 e 12/01), sem nunca o receber.
Ontem, infelizmente, os factos falaram mais alto. Um incêndio no início da rua confirmou aquilo que já se sabia no terreno: antes da colocação dos “panos” e dos ferros de suporte, os bombeiros conseguiam passar. Hoje é impossível. Se o incêndio tivesse ocorrido a meio da rua, poderia ter resultado numa tragédia.
Numa cidade Património Mundial da UNESCO, estes elementos não são apenas feios, são perigosos para quem ali vive. A segurança das pessoas não pode ser sacrificada em nome de opções erradas.
Tenho, apenas, um voto na Reunião de Câmara, mas a força da cidadania é maior. Apelo a todos para assinarem a petição pela retirada imediata dos “panos” e respetivos ferros de suporte. Aqui vos deixo o link (aqui).
Porque juntos somos mais fortes e a vida humana tem de vir sempre em primeiro lugar.”















