III Encontro de Capotes e Samarras anima Elvas

O III Encontro de Capotes e Samarras decorreu este sábado em Elvas, integrado no certame Elvas Cidade Natal, e contou com a participação de várias dezenas de pessoas. O evento foi organizado pela associação juvenil Arkus e dinamizado pelo grupo Roncas d’Elvas.

O arranque , inicialmente previsto para a Praça da República, teve de ser transferido para o interior da Casa da Cultura devido à chuva, onde os participantes interpretaram, em conjunto, o tema “Natal de Elvas”.

Após a atuação, os participantes seguiram até ao Paiol de Nossa Senhora da Conceição, onde decorreu um beberete de convívio, novidade deste ano, encerrando a terceira edição deste encontro dedicado à tradição local.

Elvas despede-se de 2025 com fogo de artifício no centro histórico

A cidade de Elvas vai assinalar a passagem de ano com um grande espetáculo de fogo de artifício, integrado nas comemorações de Fim de Ano 2026. O evento está marcado para a noite de 31 de dezembro e terá como palco o centro histórico da cidade.

A iniciativa é promovida pelo Município de Elvas e pretende proporcionar um momento festivo à população e visitantes, assinalando a entrada no novo ano. O espetáculo de fogo de artifício promete iluminar o céu da cidade num dos pontos mais emblemáticos do património elvense.

Livro de António Brinquete apresentado no Centro Artístico Elvense

O livro “Um Ano de Uma Quadra por Dia”, da autoria do poeta popular terrugense António Brinquete, foi apresentado ao final da tarde deste sábado, 27 de dezembro, no Centro Artístico Elvense. A iniciativa integrou a programação do Elvas Cidade Natal e foi promovida pelo coletivo Autores de Elvas.

António Carronha Brinquete, construtor civil de profissão, iniciou em junho de 2024 a publicação diária de quadras populares e décimas na sua página de Facebook, onde aborda temas do quotidiano. Um ano depois, a coletânea foi editada pela Solid Story, com capa de Mário Ceia, fotografias de João Carvalho e prefácio de João Fernando Vinagre, tendo a apresentação decorrido no Salão Vladimiro Lascas do Grémio.

Morreu Carlos Cardoso, treinador que levou “O Elvas” à 1ª divisão em 1986

Foto Setubal Mais


Morreu Carlos Cardoso, antigo jogador e treinador de futebol, este sábado, aos 80 anos. Figura marcante do futebol português, Carlos Cardoso deixou também uma ligação profunda à cidade de Elvas, onde orientou O Elvas Clube Alentejano de Desportos em várias passagens e alcançou um dos maiores feitos da história do clube.

Carlos Cardoso foi o treinador responsável pela histórica subida de O Elvas à I Divisão nacional na época 1985/86, regressando depois ao clube em diferentes momentos, nomeadamente entre 1988 e 1990 e novamente entre 1992 e 1994. O técnico integrou ainda os quadros do Barreirense, Nacional, União da Madeira, Lusitano de Évora, Benfica de Castelo Branco, Juventude de Évora e Vitória de Setúbal, clube ao qual esteve ligado em várias fases da sua carreira.

Enquanto jogador, representou exclusivamente o Vitória FC, onde conquistou a Taça de Portugal em 1964/65, frente ao Benfica, no Estádio Nacional do Jamor. Em Elvas, o seu nome fica associado a um marco histórico do futebol local, permanecendo na memória dos adeptos como o treinador que levou o clube ao principal escalão do futebol português

Monforte a votações no concurso “O Melhor Natal de Portugal”

Monforte é um dos concorrentes ao concurso “O Melhor Natal de Portugal”, uma iniciativa dinamizada pelo canal “Conta Lá” (MEO 15, NOS 123 e Vodafone 999) que pretende “redescobrir o país, de norte a sul, numa celebração que dá palco às nossas tradições, às luzes que nos encantam e aos sabores que nos definem.

Mais do que uma festa, esta é uma ação que une cultura e solidariedade, pois a eleição do município que melhor vive o espírito natalício é feita através de votação telefónica do público e o valor das chamadas reverte a favor da Rede Emergência Alimentar do Banco Alimentar.

Os trabalhos de gravação decorreram em vários pontos de interesse patrimonial e terminaram nas instalações do Mercado Municipal onde decorria a atividade “Natal no Mercado”, organizada pelo Município de Monforte com a participação de vários organismos locais.

Filme Zootopia 2 para ver este domingo em Elvas

O filme Zootopia 2 vai estar em exibição amanhã, domingo, dia 28, às 16 horas, no Auditório São Mateus, Elvas.

O regresso a Zootrópolis apresenta mais aventuras emocionantes com Judy Hopps e Nick Wilde. Neste tão aguardado segundo filme, os destemidos detectives vão enfrentar novos desafios e mistérios que vão abalar a metrópole animal que todos adoram.

Com um enredo repleto de ação, humor e a magia da animação da Disney, “Zootrópolis 2” promete encantar tanto os mais novos como os mais velhos.

Os bilhetes estão à venda em ticketline ou na bilheteira do Auditório, meia hora antes da sessão.

Estrada que liga Borba a Vila Viçosa já reabriu

A estrada municipal de acesso à EN 255 já reabriu à circulação automóvel.

No passado dia 12 de dezembro, foram identificadas cavidades cársicas junto ao talude da via, tendo o Município procedido, por motivos de segurança, ao corte imediato do trânsito e à realização de uma avaliação geológico-geotécnica por parte do Gabinete GEOINT – Consultores de Geotecnia e Instrumentação, Lda.

Após a implementação das medidas de estabilização recomendadas e confirmadas as condições de segurança, a via já reabriu.

Jornadas Técnicas da AADP juntaram jovens talentos e futuros treinadores em Portalegre

A Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) promoveu, na cidade de Portalegre, mais umas Jornadas Técnicas AADP, desta feita subordinadas ao tema “O Treino da economia de esforço na corrida dos jovens” com orientação do técnico e Professor António Graça, reunindo alguns dos melhores jovens talentos regionais e diversos formandos interessados em aprofundar os seus conhecimentos na modalidade, oriundos dos mais variados pontos de Portugal.

Participaram na ação 22 jovens atletas, focados na melhoria e aperfeiçoamento da sua técnica de corrida, demonstrando elevado empenho, dedicação e vontade de evoluir.

A iniciativa contou ainda com a presença de 18 formandos, entre técnicos já em atividade e futuros treinadores, que estão a dar os primeiros passos na aquisição de conhecimento do atletismo, preparando-se para o curso de treinadores que será promovido em março pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela AADP, no Alto Alentejo.

Entre os participantes esteve também o ex-atleta olímpico de marcha Sérgio Vieira, atualmente técnico de atletismo, que se deslocou desde Rio Maior, para participar na formação, tendo tido oportunidade de partilhar experiência e motivação com alguns dos jovens interessados na disciplina, que começa agora a afirmar-se de forma mais consistente na região.

Esta iniciativa reforça o compromisso da AADP com a formação, qualificação técnica e desenvolvimento sustentado do atletismo no Alto Alentejo, promovendo melhores condições para o crescimento da modalidade e para a afirmação dos seus praticantes.

A AADO expressou também o seu agradecimento ao Professor António Graça, pela sua constante disponibilidade em colaborar com o atletismo do alto Alentejo.

Crianças confecionam “petiscos” para a Passagem de Ano

Uma dezena de crianças participou durante a manhã deste sábado, 27 de dezembro, em mais um workshop no MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, no âmbito do evento Elvas Cidade Natal.

A pensar no jantar da passagem de ano, as monitoras da associação Arkus, Catarina Silva e Raquel Real, ensinaram as crianças a confecionar gelatina com gomas, queques festivos e um cocktail de Ano Novo.

O ciclo de seis workshops no MACE, sob a responsabilidade da Arkus, chega ao fim na manhã do próximo sábado, 3 de janeiro, sendo dessa vez dedicado às decorações para o Dia de Reis.

As inscrições devem ser feitas antecipadamente através do e-mail eventos@cm-elvas.pt.

Alunos da Gota D’Arte tocaram e encantaram no Mercado da Casa das Barcas

A classe de guitarra da associação Gota d’Arte, sob a direção de Paulo Carrilho, apresentou-se na manhã deste sábado, 27 de dezembro, no Mercado Municipal da Casa das Barcas.

A atuação integrou a iniciativa Mercado de Natal do certame Elvas Cidade Natal, a decorrer até 4 de janeiro.

O grupo de quatro alunos que integrou a apresentação foi constituído por Adriana Martins, Gabriel Silva, Luísa Almeida e Simão Branquinho, alunos da Gota que começam agora a dar os primeiros passos na aprendizagem da guitarra.

O sexto e último momento desta edição do Mercado de Natal está agendado para as 9b30 do próximo sábado, 3 de janeiro, com o Grupo de Cantares dos Santos Reses de Barbacena.

VIII Festival Natal RBF é este sábado em Borba

A Associação Rock Best Friends Heroes organiza este sábado, dia 27, o VIII Festival de Natal.

A festa decorre no Elétrico Pub, em Borba, a partir das 17 horas. Os sócios da Associação têm palco aberto, mediante inscrição prévia.

Carlos Pinto de Sá quer “um bom entendimento com todas as forças políticas” em Montemor-o-Novo

Carlos Pinto de Sá foi eleito presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, nas últimas autárquicas. Hoje, sem maioria absoluta, o executivo que lidera é formado por três eleitos da CDU, dois do PS e dois da AD.

A Paula Martins, vereadora do PS, Carlos Pinto de Sá atribuiu diferentes pelouros, até porque, garante, quer “um bom entendimento com todas as forças políticas”.

“Nós sempre tivemos o hábito de convidar as forças políticas da oposição para poder eventualmente ter pelouros e fazer acordos com o município. Recordo que quando estive na Câmara, em mandatos anteriores, aqui em Montemor-o-Novo, e tínhamos maioria absoluta, mas ainda assim convidámos forças da oposição para terem pelouros. Quer o Partido Socialista, quer o Partido Social-Democrata, na altura, tiveram pelouros na Câmara”, lembra.

“Nós sempre tivemos uma abertura para negociação no sentido de poder ampliar a possibilidade de responder aos problemas de Montemor e dos montemorenses”, diz ainda Carlos Pinto de Sá.

Doenças circulatórias, tumores e respiratórias lideraram causas de morte na vizinha Extremadura em 2024

As doenças do sistema circulatório, os tumores e as doenças do sistema respiratório foram as principais causas de morte na Extremadura em 2024, segundo dados da Estatística de Defunções por Causa de Morte do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha. No total, registaram-se 11.473 óbitos na região ao longo do ano.

As doenças circulatórias foram a principal causa de mortalidade, com 3.073 mortes, seguindo-se os tumores, responsáveis por 2.896 óbitos. O cancro da traqueia, brônquios e pulmão foi o mais letal, com 555 mortes, à frente do cancro do cólon, da mama, do pâncreas e da próstata.

Em terceiro lugar surgem as doenças respiratórias, com 1.453 mortes, sobretudo associadas a pneumonia e a doenças crónicas das vias respiratórias inferiores. Os dados do INE indicam ainda um número significativo de óbitos relacionados com doenças do sistema nervoso, nomeadamente a doença de Alzheimer, bem como com transtornos mentais e comportamentais ligados a demências.

Fluviário de Mora volta a distinguir o Jovem Cientista do Ano

O Fluviário de Mora prepara-se para distinguir, um ano mais, o “Jovem Cientista do Ano”. A presente edição do “Prémio Fluviário” distinguirá e reconhecerá a qualidade e a importância do trabalho de um jovem investigador, sobre a temáticada conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios), com um prémio monetário de mil euros.

As candidaturas deverão ser submetidas até dia 31 de dezembro e poderão ser feitas pelos professores orientadores, co-autores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso.

Este, de acordo com o presidente da Câmara Municipal de Mora, Luís Simão de Matos, “é um prémio que tem como objetivo valorizar trabalhos feitos por investigadores na área dos rios e dos lagos”. “Trata-se de trabalhos de natureza científica e a sua divulgação é importante”, acrescenta.

Não tendo dúvidas de que este prémio dá uma “maior notoriedade ao Fluviário”, o autarca assegura que o mesmo acontece com as “pessoas que participam”. “Aos vencedores dá ainda maior notoriedade, em termos curriculares. Desperta um interesse enorme dentro da comunidade científica”, remata.

“Ouguela tem cerca de 40 habitantes, mas tem potencial para se fazer muita coisa”, garante Anselmina Caldeirão

Depois de já ter desempenhado funções, enquanto tesoureira, na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, e de assumir o papel de presidente da CURPI de Campo Maior, Anselmina Caldeirão é também hoje presidente da Junta de Freguesia de São João Batista.

Com outra responsabilidade agora, Anselmina, que de alguma maneira procura seguir as pegadas do seu pai, assegura que, pese embora tenha inicialmente ficado indecisa, “não foi uma novidade” para si o convite que lhe foi endereçado pelo PS para se candidatar, nestas últimas autárquicas, que viria a ganhar. “O meu pai foi presidente da CURPI mais de 20 anos, mas também foi presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo. Portanto, acaba por ser um seguimento daquilo que ele deixou cá e vamos fazer o melhor que pudermos, que foi isso mesmo que eu aprendi com ele”, garante.

A primeira prioridade traçada, desde o primeiro momento, pelo novo executivo da Junta de São João Batista, diz respeito a Ouguela, aquela que Anselmina Caldeirão descreve como uma “aldeia de sonhos”, cheia de potencial, apesar da sua reduzida população. “Ouguela tem cerca de 40 habitantes, mas tem potencial para se fazer muita coisa, muita atividade, muito festival, mas a proximidade com as pessoas…”, diz a presidente, que lembra a necessidade, por exemplo, de um pequeno comércio na aldeia.

“Nós temos conhecimento que vai muita gente visitar Ouguela, mas as pessoas chegam a Ouguela, tiram uma foto e vão embora. Se houver um pequeno comércio, a vender os produtos regionais, um cafezinho, que nós sabemos que temos lá o gin em Ouguela, mas pronto, seria mais um complemento”, assegura. Este “pequeno comércio” seria importante não só para quem visita a aldeia, mas também para quem nela habita: “as senhoras poderiam ter o pão fresco todos os dias, em vez de ser apenas nas duas vezes na semana em que vai o padeiro.”

Mas Anselmina Caldeirão vai mais longe: “temos ideias para um parque de merendas, um parque de autocaravanismo, muita coisa. Temos quatro anos para trabalhar”.

Lembrando que existe um centro comunitário em Ouguela, a presidente da junta quer que as pessoas que vivem naquela pequena aldeia se possam sentir “mais acompanhadas”. “Antigamente, as pessoas iam à sua lojinha de manhã, para poder conversar um bocadinho, embora as senhoras tenham um centro comunitário que funciona à tarde com várias atividades. Mas não é a mesma coisa. A pessoa está em casa, falta-lhe uma cebola, tem ali uma resposta, não precisa de estar à espera que alguém venha a Campo Maior e que traga ou que vá pedir à vizinha”, remata.

Elvas: Capotes e samarras dão mote para mais um encontro promovido pela Arkus

A Arkus promove, ao início da noite deste sábado, 27 de dezembro, a terceira edição do Encontro de Capotes, integrada na programação do evento “Elvas Cidade Natal”.

Com a iniciativa, tal como explica Melanie Carona, uma das responsáveis da associação juvenil elvense, procura-se juntar, “cada vez mais, um maior número pessoas a envergar o capote ou a samarra”, por se tratar de uma tradição da região. A intenção é tornar este evento um “marco na cidade de Elvas”.

Com um aumento considerável de participantes da primeira edição para a segunda, a expectativa da Arkus é que, este ano, ainda mais pessoas se possam associar ao encontro.

Desta feita, e apresentando algumas novidades, a Arkus, no âmbito deste encontro, promove um desfile pelas ruas do centro histórico e serve um beberete a todos quantos compareçam vestidos com capote ou samarra, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição: isto, como não poderia deixar de ser, depois do início, por volta das 18 horas, na Praça da República, com uma atuação do grupo das Roncas d’Elvas.