Skip to content

Colectivo Cultura Alentejo leva a comédia “A Novela” a Lisboa

O Colectivo Cultura Alentejo, companhia residente do Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz, apresenta-se pela primeira vez em Lisboa com o espetáculo “A Novela”.

Esta comédia, que explora o absurdo e a beleza do mundo do entretenimento e que tem conquistado o público com casas esgotadas pelo país, chega agora ao Teatro do Bairro, com sessões nos próximos dias 19, 20 e 21 (bilhetes disponíveis aqui).  

Em “A Novela”, após 12 temporadas daquela que é “seguramente a maior e melhor novela de sempre”, um grupo de atores enfrenta o último episódio num estúdio decadente. O realizador abandona o projeto para “seguir o sonho de fazer teatro”, e o caos instala-se. Entre egos inflamados, frustrações antigas e gargalhadas inevitáveis, os intérpretes tentam salvar a novela — agora liderados por um ator promovido inesperadamente a realizador. À medida que improvisam soluções, a realidade e a ficção começam a confundir-se: personagens tornam-se atores, cenas da novela invadem o palco e o artifício televisivo mistura-se com a verdade emocional. O resultado é uma comédia tão hilariante quanto comovente sobre o fim de uma era — a das novelas — e o nascimento de outra: a do teatro como último reduto de autenticidade.

A peça, com texto de João Tábuas, conta com as interpretações de Cláudio Henriques, Maria Toureiro, Rui Serrano e Sofia Soares Ribeiro.

Criado em Estremoz e companhia residente do Teatro Bernardim Ribeiro desde 2021, o Colectivo Cultura Alentejo afirma-se hoje como um dos projetos mais vibrantes surgidos fora dos grandes centros urbanos. Com uma forte aposta na criação artística contemporânea, o coletivo destaca-se pela multidisciplinaridade, pela formação através da arte e pelo trabalho de mediação cultural, aproximando a comunidade das artes performativas.

A companhia dedica-se a valorizar o talento emergente da região e de todo o país — intérpretes, encenadores, escritores e criadores — e a promover, dentro e fora do Alentejo, uma visão artística que alia identidade local, inovação e compromisso com o público.

Compartilhe este artigo: