
A cidade de Portalegre volta a ser palco do evento “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede”, que decorre desde sexta-feira e termina amanhã sábado na Igreja de São Francisco.

A iniciativa é promovida pelo município em parceria com a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o certame, que cumpre a sua quarta edição, reúne cerca de vinte produtores da região. O evento visa destacar a singularidade da produção vitivinícola da Serra de São Mamede, reforçando a ligação ao enoturismo como fator de dinamização económica e cultural.
Na vertente gastronómica, o espaço exterior do Convento de São Francisco acolhe o projeto “Vinhos de Altitude & Chefs com Atitude”. Este segmento junta os chefs José Júlio Vintém, Duarte Gueifão, Tânia Florentino e Luís Realinho em experiências de harmonização entre vinhos e cozinha de autor. O evento oferece momentos de degustação que cruzam tradição e inovação, prometendo atrair centenas de visitantes, procurando todos os anos inovar, conforme nos refere a presidente da Câmara de Portalegre Fermelinda Carvalho, ” todos os anos temos a preocupação de trazer coisas novas, que o evento não se torne monótono igual ao ano anterior. Nós temos grandes chefes em Portalegre, pelo que o vinho combina muito bem com a gastronomia, todos sabemos, não é? O vinho é bom sozinho, mas com gastronomia na minha ótica ainda é melhor, ainda sabe melhor e depois é muito interessante ver qual é o vinho que se adequa mais àquele prato, um prato de caça, um prato de peixe, um prato de carne de vaca,

de carne de porco. E então nós temos ótimos chefes, pensámos este ano em convidá-los e participar aqui connosco nestes momentos, onde vão confecionar algumas iguarias para todos provarmos”
O evento tem duas vertentes, a da promoção do vinho,e a da venda, pelo que a autarca refere que “este ano também temos aqui um horário diferenciado, o horário da manhã é só virado para os especialistas, só para o setor e depois a partir das 16 horas, para o público em geral, para que também possam ter tempo de trabalhar e de se promover e de fazer negócio, porque obviamente os produtores estão aqui para que as pessoas possam provar o vinho, mas também o querem vender”

De futuro esta mostra tem potencial de vir a ser internacionalizada, como nos acrescenta Fermelinda Carvalho, presidente da Câmara de Portalegre “qualquer evento, quando começa nós temos de ser um pouco comedidos. Nós fizemos a primeira, a segunda, a terceira, esta é a quarta edição. Esta quarta edição e a próxima tem o apoio do Turismo do Alentejo. É evidente que este evento dos Vindos da Altitude começa a ter já uma certa aceitação, reconhecimento, pelo que para o ano talvez já esteja na altura de darmos um salto para a internacionalização. A imprensa ligada aos vinhos começa a reconhecer-nos, ainda hoje à hora do almoço estive com alguns jornalistas, começam a reconhecer que é um trabalho bem feito e basta ver que os produtores começam a querer estar presentes, praticamente todos, estão quase todos os produtores da região, pelo que para o ano vamos começar também a trazer produtores de outras paragens”.
“Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” decorre ate este sábado, na Igreja de São Francisco, em Portalegre.






































