
O projeto português AGEO – Plataforma Atlântica para a Gestão do Risco Geológico venceu o Prémio RegioStars 2025, na categoria “Uma Europa Verde”, tendo sido também selecionado pela Escolha do Público.
Coordenado pelo Instituto Superior Técnico em Portugal e envolvendo parceiros, não só de Portugal, como de Espanha, França, Irlanda e Reino Unido, o AGEO reúne cientistas, comunidades locais e decisores políticos numa app que permite aos utilizadores emitir alertas e receber informação relativa a eventos e conteúdos educativos sobre riscos geológicos na Região Atlântica.
O objetivo do projeto é proteger os cidadãos europeus de cenários de risco, como deslizamentos de terras, atividade sísmica, inundações e erosão costeira.
Os Prémios RegioStars, promovidos pela Comissão Europeia, reconhecem, anualmente, os melhores projetos financiados pela União Europeia nas áreas da coesão, inovação e desenvolvimento regional.
Tudo para saber sobre o assunto no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:















