
No próximo dia 25 de outubro, às 10h00, a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) e a Universidade de Évora (UÉ) organizam uma caminhada interpretativa da biodiversidade e galerias ripícolas na Ecopista de Évora. Este é um evento dedicado aos cidadãos e ciência cidadã, que se enquadra no projeto ‘CARDIMED – Adaptação Climática e Resiliência Demonstradas na Região Mediterrânica’, onde a parceria entre CIMAC e UÉ levará a cabo a reabilitação de um troço de 10km de galeria ripícola.
Nesta caminhada de 8km (cerca de 2h30 de duração, percurso de ida e volta) os participantes vão visitar três galerias ripícolas em diferentes estados de conservação e compreender a sua importância na promoção da biodiversidade e dos ecossistemas ribeirinhos.
A equipa técnica da CIMAC e UÉ farão o enquadramento e explicação contextual nas três paragens previstas, promovendo o diálogo, a interpretação e exploração da importância e beleza destas zonas ribeirinhas e dos seus habitats.
Mais do que uma simples caminhada, esta iniciativa pretende sensibilizar para a importância da mobilidade suave e sustentável, incentivando hábitos de lazer ativos, saudáveis e em harmonia com os ecossistemas locais.
As inscrições, limitadas a 50 participantes, e abertas até dia 22, são obrigatórias e podem ser realizadas acedendo ao link: https://forms.cloud.microsoft/e/U91ez98RbR.