
A Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) do Instituto Politécnico de Portalegre irá realizar uma Microcredencial em Canábis medicinal. Esta formação surge no âmbito da mais recente área formativa lecionada pela ESBE na área das Tecnologias de Produção e Transformação de Cannabis sativa.
Tem como objetivo proporcionar aos formandos os conhecimentos básicos de Metrologia aplicados à indústria da Canábis medicinal, nas três categorias fundamentais (Metrologia científica, industrial e legal), com diferentes níveis de complexidade e exatidão.
Pretende-se ainda que os formandos compreendam o Sistema Português da Qualidade, a história da metrologia e sua importância na indústria da Canábis medicinal, apliquem conceitos de arredondamento, algarismos significativos e metrologia específica em medições relevantes à Canábis medicinal, analisem especificações de equipamentos de medição, simulem calibrações e ensaios, definam critérios de aceitação e periodicidade de calibração, interpretem e validem certificados de calibração e relatórios de ensaios para assegurar exatidão e confiança nos resultados.
Esta formação destina-se a responsáveis técnicos, técnicos que pretendam adquirir mais conhecimentos sobre a metrologia, gestão de equipamentos, definição de critérios de aceitação e aprovação de certificados de calibração.
Os candidatos poderão beneficiar de uma bolsa de formação no valor da propina, desde que sejam profissionais dos setores da produção vegetal ou animal, ciências veterinárias ou áreas afins e tenham o Ensino Secundário ou equivalente concluído.
Esta é a segunda microcredencial oferecida pelo Politécnico de Portalegre nesta área, caracterizando-se estas formações pelo seu cariz prático e direcionado.