
A Assembleia de Apuramento Geral do concelho de Elvas está desde cedo nesta terça-feira, 14 de outubro, a proceder à verificação e, quando necessário, à recontagem de votos das eleições autárquicas realizadas no domingo, relativamente a algumas mesas de voto.
O processo decorre na Câmara de Elvas e tem como objetivo confirmar os resultados apurados nas mesas de voto, corrigir eventuais discrepâncias e apreciar reclamações apresentadas pelos representantes das candidaturas, bem como anomalias registadas em acta pelo presidente de cada mesa.
No domingo, tivemos nota na nossa redação de pelo menos um indivíduo a tentar votar duas vezes e vários eleitores que não puderam votar, porque o seu nome constava da lista, como já tendo exercido o direito de voto, embora tratando-se de poucos casos.
A recontagem decorre sob supervisão judicial, Juiz e Procuradora do Tribunal de Elvas, com a presença da PSP que transporta as urnas até à Câmara Municipal.
O procedimento decorre da lei eleitoral até dia 16 de outubro, data em que serão confirmados os resultados e enviados à Comissão Nacional de Eleições, cumprindo assim uma etapa prevista por lei, antes da proclamação oficial dos resultados.
De recordar que o processo eleitoral teve no final do apuramento dos resultados no domingo, a entrega das urnas de voto e da actas dos presidente de cada mesa, junto com os votos e documentos não utilizados no Tribunal de Elvas, sempre com a presença da PSP, nas assembleias de voto urbanas, e da GNR, nas mesas das localidades rurais.