Câmara Municipal de Sousel apoia Banda dos Bombeiros

A Câmara Municipal de Sousel deu mais um importante contributo para a valorização da cultura local e da atividade associativa, ao apoiar a Banda Filarmónica de Bombeiros Voluntários de Sousel na aquisição de novos instrumentos musicais.

A entrega decorreu nos Paços do Concelho, sendo que este apoio visa reforçar a capacidade artística e técnica de uma banda reconhecida pelo seu papel ativo na dinamização cultural do concelho e pelo contributo inestimável em cerimónias oficiais, eventos festivos e ações comunitárias.

Coletivo Cultura Alentejo estreia “Origem” na sexta-feira em Estremoz

O Coletivo Cultura Alentejo estreia, na próxima sexta-feira, dia 26 de setembro, o seu mais recente espetáculo, “Origem”, no Teatro Bernardim Ribeiro, em Estremoz.

Com texto de João Tábuas, “Origem” conta a história de João Amado, que é, num “futuro distópico”, submetido uma intervenção clínica para “apagar todas as suas memórias relacionadas com sentimentos como o amor e a empatia”, explica o encenador e ator Cláudio Henriques. Trata-se, por isso, de uma peça que apresenta uma “linguagem um pouco diferente” da anterior produção do Coletivo Cultura Alentejo, a comédia “A Novela”.

“Neste espetáculo, vamos ver o mundo através dos olhos do João Amado, que, por viver de uma forma que não é a generalizada ou implementada, a nível social nesse mundo do futuro, é sujeito a essa intervenção”, adianta o responsável.

Com um texto “algo poético, cru e direto”, mas também com alguns momentos de humor, é através o procedimento que é feito a João Amado, para lhe apagar as suas memórias, que o público é convidado a entrar nesta “viagem” que é a “Origem”. De acordo com Cláudio Henriques, esta é uma peça que retrata a “história toda de um povo e, em mais larga escala, da Humanidade, não numa perspetiva histórica, mas sim numa reflexão sobre os temos que vivemos”.

Assegurando que não se irão arrepender, Cláudio Henriques convida todos a assistirem ao espetáculo. “É um espetáculo com momentos bastante impactantes, que nos vão deixar de sorriso na cara e que nos vão levar numa viagem pessoal. Todas as pessoas que vão estar sentadas ali, em algum momento, vão ser tocadas por aquele espetáculo, ou seja, não vão sair da mesma forma que entraram naquela sala”, diz ainda. 

Integram o elenco de “Origem”, espetáculo para maiores de 12 anos, os atores Rui Serrano, Maria Toureiro, Cláudio Henriques, Sofia Soares Ribeiro, João Costa e João Gonçalo Fonseca.

Após a estreia na sexta-feira, pelas 21h30, a peça volta a subir ao palco no sábado, à mesma hora. Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos no Teatro Bernardim Ribeiro, no Posto de Turismo de Estremoz ou na Bilheteira Online da Câmara Municipal.

Município de Vila Viçosa recebe veículos de mobilidade inclusiva

O Município de Vila Viçosa recebeu oficialmente os cinco veículos elétricos, adquiridos através do Programa de Intervenção nas Vias P#mobilidade IVP), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). 

Trata-se de motociclos de quatro rodas que irão facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida ao centro histórico e a outros espaços públicos, promovendo uma Vila Viçosa mais inclusiva, acessível e solidária.

Este investimento representa mais um passo importante na construção de um concelho que valoriza as pessoas e coloca a inclusão no centro das políticas públicas.

Ministro da Educação inaugura Residência do Politécnico de Portalegre

O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Professor Doutor Fernando Alexandre, inaugura esta terça-feira, dia 23, a Residência Universitária da Abrunheira, em Portalegre.

Localizada em frente ao Parque de Feiras e Exposições, no Bairro da Abrunheira, a nova residência do Politécnico de Portalegre ocupa um lote composto por oito blocos, com 44 apartamentos e reúne condições para alojar 203 estudantes.

Cada apartamento contempla quartos, sala de refeições, cozinha/copa, lavandaria e sala de estudos. Como espaços comuns, os residentes terão à disposição, em breve, ginásio, espaço de cowork, sala polivalente e outras salas de estudos.

Ao investir em obras de adaptação do imóvel, o Politécnico não só vê reforçada a oferta de alojamento estudantil, como promove a revitalização do local, que se encontrava ao abandono.   

Este investimento foi efetuado ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Programa da inauguração

9h45 Receção aos convidados

10h00 Descerramento da placa inaugural e visita às instalações

10h30 Intervenções institucionais

Bombeiros de Ponte de Sor em competição na Croácia

Foi com um honroso sétimo lugar, entre trinta e seis equipas, que terminou a participação dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Sor, no Campeonato Mundial de Trauma e Desencarceramento de 2025, o World Rescue Calllenge | WRC2025, que decorreu em Karlovac, Croácia. 

Tratou-se da segunda participação da equipa pontessorense em provas do género e mais uma oportunidade para aprender e evoluir numa atividade tão exigente e tão importante.

As equipas que representaram Portugal foram selecionadas através dos Campeonatos Nacionais de Trauma e Desencarceramento, realizados em Mora, no final de maio.

MP acusa 38 indivíduos residentes em Elvas e Campo Maior de burla através de MBWay

O Ministério Público acusou 38 arguidos pela prática de vários crimes de burla informática, falsidade informática, acesso ilegítimo e detenção de arma proibida, envolvendo a atividade no âmbito do esquema criminoso conhecido como “Burla do MB Way”.

O processo, onde constam como vítimas dezenas de cidadãos de todo o país, tem incorporados cerca de 85 inquéritos.

Os factos ocorreram nos anos de 2019 e 2020 e os arguidos, que tinham ligações de amizade e laços familiares entre si, atuavam essencialmente a partir da região de Campo Maior e Elvas onde residiam. Era também nessa zona que procediam a levantamentos de dinheiro em multibanco, obtido enganando pessoas que anunciavam para venda artigos em sites de vendas online, como o “OLX” e o “Custo Justo”.

De acordo com a acusação, os arguidos, numa primeira fase, manifestavam interesse na aquisição dos artigos colocados à venda, ganhando a confiança dos anunciantes. De seguida, aproveitavam o desconhecimento ou a pouca prática destes na utilização do MB Way, para, com recurso ao engano, os levarem a abrir mão das suas credenciais pessoais e a associarem os números de telemóvel dos arguidos às suas contas bancárias naquela aplicação.

Desta forma, os arguidos conseguiam, depois, efetuar levantamentos em dinheiro e realizar transferências interbancárias em seu benefício, lesando as vítimas em milhares de euros.

O Ministério Público contabilizou as vantagens que os arguidos obtiveram em resultado de tal atuação, tendo sido deduzido pedido de perda a favor do Estado de vantagens da atividade criminosa e também de perda direta a favor do Estado de valores em numerário, telemóveis e equipamento informático.

O esquema desmontado reforça as especiais exigências de cuidado e cautela que todos os cidadãos em geral devem ter no manuseamento da aplicação MB Way e outras similares, bem como a necessidade de existir um adequado conhecimento na sua utilização, concretamente nunca, em caso algum, cedendo credenciais ou códigos pessoais a terceiras pessoas.

O Ministério Público foi coadjuvado pelo NIC da GNR de Elvas na realização da investigação.

Decorre o prazo para eventual abertura de Instrução que, a não ser requerida, determinará a remessa do processo para julgamento.

Cristos de Sousel expostos em Sintra

Cerca de 20 peças do Museu dos Cristos de Sousel integram a exposição “Traços de Humanidade”, patente no Museu das Artes de Sintra, até 28 de setembro.

“A obra de Moita de Macedo em diálogo com os Cristos do Museu de Sousel” é o mote desta exposição que confronta as figuras com os quadros do pintor amador, que vão do abstrato ao realista.

A exposição recria o seu percurso artístico, com recurso a obras do Museu dos Cristos de Sousel, muitas delas próximas das referências que inspiraram o artista.

“Ambiente em FM”: Dia Europeu sem Carros celebra-se a 22 de setembro

Assinala-se hoje, 22 de setembro, o Dia Europeu sem Carros, uma celebração que nasceu no final dos anos 90, em várias cidades da Europa, como uma experiência para imaginar um dia com menos tráfego automóvel e ruas devolvidas às pessoas. Desde então, este dia passou a ser celebrado todos os anos, integrado na Semana Europeia da Mobilidade.

De acordo com José Janela, da Quercus, o objetivo da iniciativa é simples: mostrar que é possível viver e deslocar-nos sem depender sempre do automóvel. O carro trouxe utilidade, mas também muitos problemas, ou não fosse um dos maiores responsáveis por gases com efeito de estufa que alimentam as alterações climáticas. Além disso, polui o ar nas cidades, provoca ruído, ocupa demasiado espaço com filas e estacionamento e torna os ambientes urbanos menos seguros e menos agradáveis para peões e ciclistas.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Ambiente em FM”. Para ouvir no podcast abaixo:

Jornadas Europeias do Património assinaladas em Elvas

A edição 2025 das Jornadas Europeias do Património foi assinalada em Elvas na manhã de ontem, domingo, 21 de setembro, com uma visita guiada ao património arquitectónico local.

“Janelas para o Passado. Portas para o Futuro” foi o título do percurso por alguns dos principais monumentos do Centro Histórico da cidade, conduzido pelo guia-intérprete Miguel Antunes.

A antiga Sé, as Igrejas de Alcáçova e das Dominicas, o Pelourinho e a Torre Fernandina foram alguns dos locais contemplados na visita.

Esta comemoração local das Jornadas Europeias do Património foi uma iniciativa do setor do Turismo do Município de Elvas.

Ialbax alcança dois pódios em Portalegre

No passado sábado, 20 de setembro, dia de Pendões na cidade de Elvas, a Associação Desportiva Ialbax marcou presença em mais uma importante competição.

A equipa deslocou-se até Portalegre para participar na 2ª Corrida Vertical CVS (Centro Vicentino da Serra), um desafio exigente que contou com a presença de vários atletas da associação.

Resultados em Destaque:

Luís Velez – 3.º lugar da classificação geral e 1.º lugar no escalão.

Sérgio Cacheirinha – 1.º lugar no escalão.

Pedro Afonso e Carlos Pimenta – Excelente participação, demonstrando grande nível competitivo.

Turismo em Campo Maior: as visões dos candidatos à Câmara Municipal nas autárquicas

Luís Rosinha: “há quatro anos não existia turismo em Campo Maior

De acordo com o recandidato à presidência da Câmara Municipal de Campo Maior, pelo PS, Luís Rosinha, foram cerca de 15 mil as pessoas que, até junho, tinham visitado os museus da vila.

Perspetivando que esse número possa duplicar até final do ano, Luís Rosinha garante que o turismo, em Campo Maior “não existia há quatro anos”, isto é, até ao início do mandato que se aproxima agora do fim. “Nestes últimos quatro anos é que nós conseguimos implementar aqui, verdadeiramente, um plano estratégico turístico”, assegura.

Revelando que quando, em 2021, com a sua equipa, assumiu a presidência da autarquia, a Câmara Municipal nem sequer tinha uma base de dados, hoje, garante Rosinha, esses dados já são registados. Considerando que este setor, no concelho, tem vindo a conhecer um “crescimento”, o atual presidente do município assegura ainda que os dados revelam bem “aquilo que eram zero pessoas que visitavam o concelho e aquilo que, até final do ano, podem vir a ser 30 mil”.  

“Houve muita conversa sobre eu falar muito sobre a tónica turística, o que é certo é que, hoje em dia, já é assumido que temos muita capacidade. Hoje já parece que é normal falar-se em turismo em Campo Maior, mas esse também foi um trabalho que foi sendo feito ao longo destes quatro anos”, diz ainda.

João Muacho: conduzir visitantes para os restaurante era “meio caminho andado” para fazer crescer turismo

Alegando que há que arranjar estratégias para os levar os turistas a permanecerem na vila, quanto mais não seja para as refeições, o candidato do Movimento Independente Sim por Campo Maior, João Muacho, comenta que Luís Rosinha dizer que, atualmente, a Câmara Municipal já tem dados e que 15 mil pessoas visitaram a vila, até junho, “não é suficiente”.

Para o antigo presidente da Câmara Municipal, “há que criar condições para que as pessoas fiquem em Campo Maior, mas que também o turismo possa funcionar, não apenas entre as 14 e as 17 horas, em que o calor do Alentejo é demasiado”.

Nesse sentido, o SIM tem uma proposta, que “passaria até pela cobrança de algumas entradas nos espaços museológicos de Campo Maior, que posteriormente pudessem ser deduzidas no comércio local, nomeadamente nos restaurantes”.

“Isso seria meio caminho andado para que, quando os turistas vêm a Canto Maior, os conseguíssemos fixar, pelo menos nas refeições, visto que dormidas até não temos muitas”, diz ainda.  

Cristina Mouril: turismo “não é uma pessoa vir a Campo Maior para ver museus”

Dizendo que, nesta área, Campo Maior necessita de alojamentos, a candidata do CHEGA, Cristina Mouril, alega que, para si, turismo vai muito para além da simples visita aos museus.

“Eu não considero turismo uma pessoa vir a Campo Maior, uma manhã ou uma tarde, para ver museus. Eu considero turismo virem a Campo Maior, ficarem em Campo Maior, pernoitarem em Campo Maior e passarem férias em Campo Maior. Isso para mim é que é turismo, não é virem cá ver os museus e irem-se embora, porque isso dá pouco ou nada a Campo Maior”, assegura.

A aposta do CHEGA passa pela criação de infraestruturas, como um parque de caravanismo. “Também se tinha falado numa praia fluvial na Enxara, mas nunca foi criada”, lamenta a candidata.

Por outro lado, Cristina Mouril considera que há necessidade de serem criadas “condições de segurança para os turistas poderem percorrer a vila toda sem terem medo de serem assaltados”. Do seu ponto de vista, as próprias estradas municipais precisam de ser reabilitadas, porque “os turistas querem ver Campo Maior, querem dar uma volta pelos arredores, e têm que vir ou de jeep ou pick-up, porque não se passa lá de outra maneira”.

Pedro Reis: quem visita Campo Maior ver “a diferença” face ao turismo do século passado

Parao candidato da CDU, Pedro Reis, é fundamental a definição de um “plano estratégico e integrado” neste setor, “sabendo que sabendo que todas as áreas estão relacionadas com todas as áreas”.

“É preciso continuar a melhorar o património edificado, dar mais e melhor uso ao Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), à Casa das Flores, ao espaço.arte e a todos os monumentos, museus e sítios importantes que existem em Campo Maior do ponto de vista cultural”, defende Pedro Reis.

Por outro lado, o candidato diz que quem visita Campo Maior quer ver a diferença face àquilo que era a oferta turística do século passado.

O turismo do século em que nós estamos, nós estamos em 2025, já não é o turismo do século passado. Portanto, há muitas mudanças e as pessoas, quando nos visitam, querem ver a diferença”, diz ainda.

Com animação de Jorge Guerreiro, Almoço dos Maiores reuniu cerca de mil campomaiorenses

O Pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior recebeu ontem, domingo, 21 de setembro, o tradicional Almoço dos Maiores, que juntou cerca de mil campomaiorenses numa tarde de convívio.

A animação da tarde esteve a cargo da Banda 1.º de Dezembro, do Grupo de Cantares “O Despertar Alentejano”, de Jorge Guerreiro e de do Duo Rui & Carlos.

Durante a tarde houve também tempo para cantar os parabéns, comer o bolo e brindar a todos os maiores do concelho.

O Município de Campo Maior “deixa um agradecimento a todos aqueles que tornaram possível este evento, assim como aos Bombeiros Voluntários de Campo Maior e a todas as associações que marcaram presença”.

Exposição “When the World is Full of Noise” para visitar até 7 de dezembro no espaço.arte

A exposição “When the World is Full of Noise”, com curadoria de Orlando Franco, foi inaugurada no espaço.arte, no passado sábado, dia 20 de setembro, na presença do presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, e dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha.

Esta mostra parte da ideia de que o ruído é inevitável e omnipresente, mas capaz de revelar camadas poéticas e sensíveis da experiência quotidiana.

O público foi convidado a percorrer a exposição e a experienciar diferentes intensidades e qualidades do ruído através de obras de pintura, desenho, escultura, fotografia e vídeo, de 24 artistas.

Entre gestos explosivos e detalhes mínimos, a exposição, que está patente no espaço.arte até 7 de dezembro, transforma o ruído em experiência e desperta os sentidos e a atenção para o espaço e o tempo que habitamos.

Bluey e Super Wings levaram os mais novos ao rubro no São Mateus

A programação de espetáculos do terceiro dia do São Mateus 2025, no Parque da Piedade, em Elvas, teve início pela tarde e contemplou o público infantil.

Eram exatamente 18 horas quando o Palco São Mateus recebeu os Super Wings, populares personagens do canal televisivo Panda.

Seguiu-se uma aula de Zumba a cargo da professora Cláudia Brotas, do ginásio elvense Alto Espírito.

O final da tarde esteve reservado para o espetáculo da Bluey, outra personagem do canal Panda que faz as delícias dos espectadores mais pequenos.

Depois foi a vez do grupo de percussão Bomb’Alen, da Sociedade Recreativa 1° de Dezembro, atuar à entrada do recinto da Expo São Mateus.

Durante o serão, no Palco da Feira, decorreu um baile com o duo C & R, formado por Carlos Alferes e Rui Teixeira.

Fadistas elvenses sobem ao palco do São Mateus

O parque da Piedade, em Elvas, tem sido, nos últimos dias, um espaço visitado por milhares de residentes e visitantes.

A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento.

O programa desta segunda-feira, dia 22, começa às nove da manhã com a alvorada de fogo de morteiro e estalaria.

Durante o dia as atenções centram-se no Santuário do Senhor Jesus da Piedade com a recitação do terço animada pelos membros da Confraria, às 10.15 horas, seguindo-se a celebração da eucaristia presidida pelo reitor do Santuário, o padre Ricardo Lameira

Às 20.15 horas há recitação do terço animada pelas comunidades paroquiais de Vila Boim, Terrugem e Vila Fernando e pelas 21 horas há celebração da eucaristia, presidida pelo Reverendo Padre Marcelino Caldeira.

No palco da Feira da Expo São Mateus, às 21.30 horas, realiza-se uma Noite de Fados com Ana Isabel Cunha, Berta Miranda, Carla Isabel, Marlene Mocisso, Nelson Cardoso, Ramiro Santos, Rosa Mari Abrunheiro, Silvino Sardo, Toy Faria e Vasco Gamelas, acompanhados, na guitarra portuguesa, por Jorge Silva e, na viola de fado, por Joaquim Ferreira.

O espetáculo pirotécnico ilumina os céus de Elvas à uma da manhã.