
R.A.I.A. – Residência Artística e de Investigação do Alentejo, iniciativa de Luís Eduardo Graça (na imagem) e Nuno Franco Pires, é um dos projetos a votação à edição deste ano do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Elvas.
Trata-se de um projeto que tem em vista a criação e a investigação artística, tendo em conta a comunidade, a identidade e a cultura locais. Com a ambição de que venha a surgir, nesta zona da Raia, “um polo cultural mais ativo”, Luís Eduardo Graça explica que a ideia deste projeto partiu da necessidade de se aproveitar, do ponto de vista artístico e cultural, “a triangulação” entre Elvas, Campo Maior e Badajoz. “Devíamos aproveitar um bocadinho mais a vertente artística e cultural que estas localidades têm para oferecer e a R.A.I.A. pretende ser um espaço de encontro, de partilha e de reflexão do que é que o Alentejo, a raia ibérica, neste cruzamento de culturas desta fronteira física”, revela o responsável.
Nesse sentido, o objetivo é que os jovens de “vários pontos da Península Ibérica” se possam deslocar até Elvas para, e através de residências artísticas, explorar “o modo de vida, a cultura e os hábitos” das gentes do concelho, através de diferentes tipos de arte.
Estas residências artísticas destinam-se a jovens estudantes ou que tenham, recentemente, concluído os seus estudos superiores, até aos 30 anos, de Portugal e Espanha, que pretendam explorar durante uma semana a comunidade local e transformar essa experiência num produto artístico ou de investigação. Numa primeira fase, o projeto contempla o desenvolvimento de três residências artísticas, em torno de três áreas distintas: música, desenho e literatura.
Assegurando que este é um projeto que, independentemente de vencer ou não o Orçamento Participativo, terá “pernas para andar”, Luís Eduardo Graça explica ainda para que servirá o valor de 11 mil euros que foi candidatado à iniciativa da Câmara Municipal de Elvas: “são três jovens que vêm para cá e esta verba serve para os acomodar, para os seus alojamentos, alimentação, para os seus transportes, para os materiais – para pintarem, para escreverem, para fazerem as suas artes –, como também para terem alguns workshops, durante essa semana, e um orientador, que tanto perceba de Elvas como da expressão que eles estão a estudar”.
R.A.I.A. – Residência Artística e de Investigação do Alentejo, a par de outros seis projetos, está a votação, até final deste mês, ao Orçamento Participativo (saber mais aqui).
A entrevista completa a Luís Eduardo Graça para no podcast abaixo: