Estremoz vai ter miradouro e centro interpretativo da Serra d’Ossa

Estremoz vai avançar com a criação de um miradouro com zonas de convívio e instalações sanitárias, junto à Galeria D. Dinis, no coração do centro histórico. Paralelamente, a Galeria será revitalizada através da criação de um centro interpretativo dedicado à Serra D’Ossa, reforçando o potencial turístico e identitário da cidade.

Esta intervenção insere-se numa lógica de valorização e requalificação do centro histórico, contribuindo para a dinamização e desenvolvimento sustentável do território.

A candidatura para este projeto foi aprovada no âmbito de uma parceria entre a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e os municípios de Alandroal, Borba, Vila Viçosa, Redondo e Estremoz, focada na valorização da Serra D’Ossa através da criação de miradouros/centros interpretativos em cada concelho.

O investimento total previsto é de 793 346€, financiado a 65% pelo Turismo de Portugal, representando um importante impulso para o turismo e para a preservação do património natural e cultural da região.

Já começaram a ser instalados os postes para o sombreamento no centro histórico de Elvas

A Rua de Alcamim e a Rua da Feira, no centro histórico de Elvas, já estão a receber os primeiros postes que irão suportar as estruturas de sombreamento previstas pela Câmara Municipal.

A intervenção insere-se no projeto de microclimatização das principais artérias comerciais da cidade que já teve desde agosto os aspersores a vaporizar as ruas, com o objetivo de tornar estas zonas mais agradáveis e confortáveis para residentes, visitantes e comerciantes, sobretudo durante os meses de maior calor.

Depois da colocação dos postes, será instalada a cobertura que permitirá criar áreas sombreadas ao longo das ruas, reforçando a atratividade do centro histórico e contribuindo para dinamizar o comércio local.

A obra abrange ainda algumas travessas adjacentes e integra-se na estratégia de requalificação urbana levada a cabo pelo município.

Mulher detida em Campo Maior por permanência ilegal em território nacional

Uma mulher de 39 anos foi detida, na passada quinta-feira, 11 de setembro, pela GNR, no concelho de Campo Maior, por permanência ilegal em território nacional.

“Na sequência de uma ação de fiscalização em estabelecimentos, os militares da Guarda abordaram a mulher e, no decorrer da ação, foi possível apurar-se que esta tinha uma notificação de abandono voluntário do país”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

No seguimento da ação, “constatou-se que a notificação de abandono voluntário não tinha sido cumprida no prazo estabelecido, motivo que levou à detenção da mulher”.

A detida foi constituída arguida e os factos remetidos para o Tribunal Judicial de Elvas.

Na ação, o Posto Territorial de Campo Maior da GNR contou com o reforço da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF).

Alandroal aposta na inovação turística com projeto de Inteligência Artificial

O Município de Alandroal viu aprovada mais uma candidatura no âmbito do programa ALENTEJO 2030, com o projeto “Alandroal Turismo IA – Programa de Digitalização e Inteligência Artificial dos Centros Interpretativos e Centros de Acolhimento ao Visitante”. Com um investimento global de 372 mil euros, o projeto conta com uma comparticipação FEDER de 150 mil euros.

Esta iniciativa visa modernizar e enriquecer a experiência turística no concelho através da produção de conteúdos, aquisição de equipamentos, cenografia e desenvolvimento de aplicações informáticas e multimédia. Os beneficiários diretos incluem os Centros Interpretativos da Fortaleza de Juromenha e da Casa do Castelo de Alandroal, bem como o Centro de Acolhimento Turístico de Juromenha, conforme referiu à Rádio ELVAS o presidente do Município, João Grilo: “procuramos uma interação com o visitante para que o turista sinta que faz parte da experiência e tenha um contacto mais aprofundado com o Concelho do Alandroal. A Primeira intervenção foi na entrada da Fortaleza de Juromenha. Estamos a criar polos que estamos a ultimar, como o centro interpretativo do Castelo de Alandroal, o antigo Posto da Guarda Fiscal, o Centro acolhimento em Terena, a Academia da cozinhas do Rio, no Alandroal, com uma componente do Alqueva mais inovadora. Já que estamos a criar agora, vamos incluir o máximo de inteligência artificial possível, para termos tecnologia de ponta disponível no apoio ao Turismo”.

Uma das grandes apostas do projeto é a criação de um portal e uma aplicação baseada em Inteligência Artificial, capazes de personalizar experiências, otimizar estadias e elevar a qualidade da oferta turística. Segundo João Grilo, a ideia é consolidar o que já está a ser desenvolvido e estruturar um conjunto de produtos que posicionem Alandroal como um destino turístico de excelência.

Através da integração entre produtos turísticos, redes de visitação e tecnologias inteligentes, o município pretende promover uma abordagem mais sustentável, reduzindo impactos ambientais e sociais, melhorando a gestão de recursos e incentivando práticas responsáveis. A IA será também uma ferramenta para minimizar desperdícios durante as viagens, tornando o turismo mais eficiente e consciente.

Está já prevista uma segunda fase do projeto, que irá abranger o Centro de Acolhimento Turístico de Terena, o Centro Interpretativo do Castelo de Terena e o Centro de Artes e Ofícios de Alandroal, ampliando o alcance da transformação digital no território.

Inscrições para Almoço dos Maiores encerram esta terça-feira

O Município de Campo Maior promove, no próximo dia 21 de setembro, o tradicional Almoço dos Maiores, iniciativa que reúne sempre a população sénior do concelho em momentos animados de confraternização, no pavilhão da escola secundária da vila.

Esperando que se possa voltar a juntar “cerca de um milhar” de campomaiorenses seniores – “gente que faz pelo muito pelo concelho” –, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, apela à inscrição de todos neste convívio anual. “Que aproveitem este momento para conviver e para se divertirem, porque é fundamental também proporcionar-lhes momentos de descontração. É isso que este Almoço dos Maiores, no próximo dia 21, irá trazer com certeza a todos que se inscreverem”, diz o autarca.

As inscrições para o almoço estão abertas até amanhã, dia 16. Os interessados podem inscrever-se na Câmara Municipal, no Centro Comunitário, na Loja do Cidadão, na Junta de Freguesia de Degolados ou na CURPI.

De recordar que a iniciativa é destinada a todos os campomaiorenses com mais de 55 anos.

Laboratório de línguas para ajudar na inclusão de alunos estrangeiros a votos no Orçamento Participativo de Elvas

Com vista a dar um impulso ao trabalho que já vem a ser feito no Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, ao nível da integração dos alunos estrangeiros, as professoras Helena Galvão e Célia Durão candidataram o projeto de um laboratório de línguas ao Orçamento Participativo da Câmara Municipal.

Dando a conhecer a ideia que está na base de “L@bLínguas – Aprender Português com Voz e Mundo”, Helena Galvão começa por explicar que a “aprendizagem do português é fundamental, é a pedra de toque para uma boa integração, para uma boa inclusão”. O projeto, adianta a docente, é destinado, não só aos alunos estrangeiros, mas também “aos alunos do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, em que a base é a edução inclusiva”, acrescenta.

A ideia do projeto, revela Célia Durão, surge de uma necessidade há já muito sentida no agrupamento, desde que as escolas de Santa Luzia começaram a receber “alunos e famílias estrangeiras, que não têm o português como língua materna e que sentem uma grande dificuldade em integrar-se na vida, não só da escola, mas da comunidade, devido à barreira da língua”. Nesse sentido, as professores consideraram que o Orçamento Participativo seria “uma excelente oportunidade para criar um espaço destinado ao desenvolvimento de competências linguísticas”.

A candidatura ao Orçamento Participativo, com um orçamento de 5.892 euros, tem como objetivo a aquisição do material necessário para equipar uma sala, atualmente dedicada à disciplina de Português Língua Não Materna, que irá dar lugar a este laboratório. Tablets, livros, jogos didáticos e globos interativos são apenas alguns dos instrumentos necessários.  

Com diferentes recursos tecnológicos, o projeto prevê a possibilidade de um “desenvolvimento autónomo da língua”. “Sentindo dificuldades numa determinada área da língua, podem dirigir-se ao laboratório e realizar tarefas e fazer um percurso autónomo, com feedback imediato, porque há essa possibilidade graças ao digital”, explica ainda Célia Durão.

“L@bLínguas – Aprender Português com Voz e Mundo” é uma das sete propostas a votação, até final deste mês de setembro, ao Orçamento Participativo da Câmara de Elvas (saber mais aqui).

A entrevista completa para ouvir no podcast abaixo:

Quim Barreiros anima palco da Festa dos Capuchos

Vila Viçosa vive hoje, domingo, o quinto dia da Festa dos Capuchos. Sendo já uma tradição do evento, a Praça da República volta a receber, às 10.30 horas, mais uma largada de touros. Pelas 17.30 horas realiza-se uma garraiada ao uso da região.

O arraial abre às 20.30 horas para receber o concerto de Quim Barreiros, agendado para as 22.30 horas. Os comandos da discoteca são da responsabilidade de dj’s Vilas.

A Festa dos Capuchos termina amanhã, terça-feira, com uma garraiada, às 17.30 horas, na praça de touros da vila.