
Realiza-se em Portalegre a Feira das Cebolas, um certame com quase três séculos de história, que volta a juntar centenas de visitantes e expositores no Parque de Feiras da cidade.
A edição deste ano conta com 150 expositores, entre empresários locais, feira de atividades económicas, espetáculos, corrida de touros e transportes gratuitos para a cidade. Só na área do agroalimentar estão presentes 32 expositores.
Na abertura oficial, a presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, destacou que esta feira “celebra o melhor de Portalegre” e apontou o futuro com otimismo, lembrando o impacto que a futura Barragem do Pisão terá no desenvolvimento regional.
O secretário de Estado Desenvolvimento Regional de Portugal, Hélder Reis também marcou presença na inauguração, recordando as suas origens agrícolas: “Sou filho de agricultor, trabalhei a ajudar e sei bem o valor da agricultura. Sem ela deixamos de ter o que comer.”
O governante frisou ainda que, apesar de a Barragem do Pisão não ter entrado inicialmente no PRR, o projeto vai avançar através de outras fontes de financiamento. “Desejo que a barragem possa dar um empurrão ao desenvolvimento”, afirmou, sublinhando que a Feira das Cebolas é fruto do trabalho dos agricultores, atividade que continuará a ter futuro, apoiada por novas equipamentos e maquinaria aqui exposta na Feira.
A Feira das Cebolas mantém-se, assim, como um dos eventos mais emblemáticos de Portalegre, preservando uma tradição com quase 300 anos e projetando o concelho para o futuro.