
A eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal 2025 realizou-se na noite de ontem sábado, dia 6 de setembro, no Terreiro do Paço, em Vila Viçosa. A gala foi um dos momentos altos da programação da Cidade do Vinho, contou com a participação de 14 jovens representantes dos municípios associados da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tendo sido escolhida Inês Carvalho (foto acima), do concelho de Palmela.
Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Borba, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras e Vila Viçosa foram os concelhos representados nesta iniciativa, que pretende valorizar o papel da juventude na preservação e promoção das tradições e da cultura rural portuguesa.

O presidente da Câmara de Vila Viçosa Inácio Esperança disse que “tocou-nos esta iniciativa que tentámos promover com a maior dignidade possível, de modo a mostrar a Portugal e ao Mundo os territórios vinhateiros à volta da Serra d’Ossa – Alandroal, Borba, Estremoz, Vila Viçosa e Redondo – e procurámos promover esta região, com séculos de tradição e com o apoio do Turismo do Alentejo, esperando que sejamos visitados, não só pela vinha e pelos vinhos, mas também pelo seu património, pela natureza, pela gastronomia e pela sua história, num território único em Portugal. O retorno neste momento é difícil de apurar, porque nesta fase estamos esgotados e não sei se estaríamos esgotados sem esta iniciativa, o que é certo é que Vila Viçosa, Alandroal e Estremoz estão com tudo esgotado”.
Para a AMPV, segundo José Arruda, “esta é uma das iniciativas obrigatórias da Cidade do Vinho 2025, neste caso a Serra d’Ossa e esta é já a 17ª edição da Gala de Embaixadora que tem como objetivo trazer os jovens e neste caso, as jovens para abordar as matemáticas ligadas ao vinho, ao mundo rural, à promoção dos seus concelhos. Tivemos oportunidade de entrevistar as candidatas que são pessoas já com um nível cultural e escolar muito elevado, pois 60% são estudantes do ensino superior, ou já fizeram o ensino superior”.
A gala foi promovida pela AMPV e tem como missão reforçar a ligação entre os territórios vinhateiros e as novas gerações, celebrando a autenticidade e a riqueza do mundo rural.
































































