Montemor-o-Novo dá destaque à cebola roxa com concurso de empadas

O Município de Montemor-o-Novo, no âmbito da sua estratégia ambiental (SMEA) e do programa “Ao Sabor das Estações 2025/2026”, promove um concurso de empadas de cebola roxa de Montemor-o-Novo, este sábado, 30 de agosto, no Mercado Municipal.

Com este concurso, pretende-se promover este produto local através da criatividade culinária, valorizando a sua versatilidade e importância cultural.

A empada pode ser doce ou salgada, desde que tenha a estrela do evento: a Cebola Roxa de Montemor-o-Novo, um produto local cheio de identidade e sabor.

Em jogo estão dois prémios monetários: o primeiro de 150 euros e o segundo de 70. As empadas a concurso devem ser entregues, este sábado, entre as 10 e as 11 horas, no Gabinete do Produtor Agrícola, no Mercado Municipal, estando a entrega de prémios aos vencedores marcada para 6 de setembro, às 18 horas, no Espaço SMEA da Feira da Luz/ Expomor.

Soversion na primeira noite das Festas da Boa-Fé

A Boa-Fé, em Elvas, vai estar em festa entre hoje e domingo, de 29 a 31 de agosto.

As festas em honra do Senhor Jesus da Boa-Fé, organizadas pela Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, voltam a contar com bailes, concertos, discotecas, garraiadas, diversas celebrações religiosas e o tradicional Torneio dos Hortelões, na modalidade de futsal.

Hoje, sexta-feira, no primeiro dia do evento, as festas iniciam-se às 20h30, com a Celebração da Palavra, na Igreja do Senhor Jesus da Boa-Fé, seguida de procissão pelas ruas do bairro.

A partir das 22h30, haverá baile ao som de João Tocha, ainda antes de um espetáculo dos Soversion (na imagem). À meia-noite tem início uma garraiada, seguindo a animação musical, pela noite fora, com DJ Gamuski, no espaço do Unosso Bar.

Banda 1º de Dezembro toca grandes temas do rock em concerto no domingo à tarde em Campo Maior

A Banda 1º de Dezembro promove, no domingo à tarde, 31 de agosto, um concerto de verão, no adro da Igreja de São João, em Campo Maior.

Este será um espetáculo em que, de acordo com o maestro Francisco Pinto, irão ser apresentados temas de bandas e artistas conhecidos do grande público: Coldplay, Scorpions, Queen, Europe, ABBA e Michael Jackson. “No fim vamos fazer ainda uma homenagem ao grupo mais antigo de rock que temos em Portugal, que continua aí com grande força, os Xutos & Pontapés. Vamos tentar tocar o primeiro álbum deles”, adianta.

“Mostrar ao povo que estamos bem vivos e que a banda não parou”, assegura Francisco Pinto, é um dos grandes objetivos deste concerto. A par deste, a filarmónica campomaiorense tem já mais três espetáculos preparados. Por outro lado, o maestro defende que isto tipo de espetáculos serve para “juntar gerações”: “temos miúdos de nove anos, das Escolas de Música, até um outro músico já com 88 anos”.  

Com o repertório a ser apresentado neste concerto a intenção é atrair possíveis futuros músicos para a banda, revela ainda o maestro, que recorda o sucesso que fizeram, recentemente, aquando da abertura de um espetáculo de Sério Rossi, na freguesia de São Vicente e Ventosa. “As pessoas pensavam que iam ouvir o habitual que toca uma filarmónica, aquelas marchas, e não. Viram um grupo de 25 elementos a fazer um espetáculo em que as ficaram pasmadas. No fim, vieram-nos agradecer e dizer que nunca esperavam que a banda fizesse o espetáculo que fez”, lembra.

Ainda que gostasse de contar com um grupo de cordas neste espetáculo de domingo, sobretudo para a interpretação dos temas dos Scorpions, Francisco Pinto garante que a banda dará “o seu melhor”. O início do espetáculo está marcado para as 17h30.

A entrevista completa a Francisco Pinto para ouvir no podcast abaixo:

CNT de Elvas acolhe primeiro torneio 24 horas de puzzles realizado em Portugal

O Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT) de Elvas vai acolher, entre amanhã e domingo, dias 30 e 31 de agosto, o primeiro torneio 24 horas de puzzles realizado em Portugal, uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Puzzles.

Embora já existam provas semelhantes noutros países — como França, Bélgica ou México — será a primeira vez que este formato de 24 horas acontece em território nacional.

A competição reúne equipas de quatro participantes que, ao longo de um dia inteiro, terão como objetivo montar o maior número possível de peças. Para tornar o desafio viável, cada equipa pode contar ainda com quatro elementos suplentes, que entram em ação sempre que necessário.

“Ganha a equipa que mais peças conseguir montar no final das 24 horas. As equipas têm quatro membros efetivos e quatro suplentes, que se podem revezar quando bem entenderem. Será um dia inteiro a montar puzzles, a partir de sábado, dias 30 de agosto, em Elvas, no CNT”, explica a presidente da Associação Portuguesa de Puzzles, Dulce Pereira.

Cada equipa pode fazer até 20 puzzles durante a prova. “Vários puzzles vão ser colocados à disposição das equipas. Vamos começar com puzzles de 1.000 peças, depois serão colocados à disposição das equipas puzzles de 1.500 peças, e por fim, puzzles de 2.000 peças. Só podem passar para o puzzle seguinte quando terminarem o anterior. Portanto, é nestes moldes que vamos ter o torneio. Sempre que uma equipa termina um puzzle, é colocado outro à disposição da equipa para ir montando. No final, estão previstos 20 puzzles por equipa e ganha a equipa que conseguir montar o maior número de puzzles ou a equipa que montar os 20 puzzles que estão pensados para este torneio por equipa”, revela ainda a responsável.

Criada há cerca de dois anos, a Associação de Puzzle de Portugal pretende dinamizar este tipo de atividades, incentivando momentos de convívio e partilha em torno de um passatempo que continua a atrair cada vez mais entusiastas.

A entrevista completa a Dulce Pereira para ouvir no podcast abaixo: