
No feriado nacional de sexta-feira, 15 de agosto, “O Elvas” celebra os 78 anos desde a sua fundação, com origem na fusão do Sport Lisboa e Elvas e o Sporting Clube Elvense, com um dia repleto de atividades, que terá como principais cenários a sede do clube, na Rua dos Chilões, e o Campo Pedro Barrena.
“Vai ser um programa em cheio, com o qual vamos tentar aproximar um pouco mais os pais, os adeptos, os atletas da nossa formação – por nós CAD só trabalhamos até à formação – e é tentarmos recuperar aquilo que é a nossa sede”, começa por dizer João Pedro Ruas, presidente da direção do clube, em entrevista à Rádio Elvas.
As comemorações terão início às 9 horas com a cerimónia de içar da bandeira na sede, onde será, de seguida, reaberto o bar-restaurante. Às 9h15, parte da sede uma caminhada pela cidade. “É uma caminhada alusiva a ‘O Elvas’, com uma t-shirt de ‘O Elvas’, a fazer lembrar aquelas arruadas, quando ‘O Elvas’ subiu à 1º Divisão ou tinha aqueles grandes jogos da 1ª Liga, quando as pessoas se deslocavam da cidade para o Campo Patalino para verem a sua equipa”, adianta João Pedro Ruas.
Quando forem 11 horas terá início, na Igreja do Salvador, a habitual Missa de sufrágio pelos sócios, atletas e dirigentes já falecidos. Ao meio-dia será inaugurado o museu, ou sala de troféus, na sede, que irá chamar-se Melo e Sousa, o fundador do clube.
Ao início da tarde, a sede da Rua dos Chilões será ainda palco de torneios de setas e matraquilhos, ainda antes da apresentação dos novos equipamentos dos escalões jovens, às 18 horas, e do jantar comemorativo dos 78 anos de vida de “O Elvas”, no Campo Pedro Barrena. De acordo com João Pedro Ruas, a partir deste nova temporada, os escalões de formação dos “azuis e ouro” passam a utilizar o mesmo equipamento que a equipa sénior.
As inscrições para o jantar, no qual podem participar todos os que desejarem, podem ser feitas na sede do clube. Os interessados em participar na caminhada poderão inscrever-se na sede ou junto da professora Cláudia Brotas, na AltoEspírito.
A entrevista completa a João Pedro Ruas sobre as comemorações destes 78 anos de “O Elvas” para ouvir no podcast abaixo: