
O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) lançou um concurso público nacional para jovens entre os 15 e os 30 anos, com o objetivo de selecionar um nome e uma identidade visual para os novos Espaços Jovens do IPDJ. Esta iniciativa decorre no âmbito do processo de reestruturação da rede de atendimento juvenil da instituição, promovido de forma descentralizada, participativa e em estreita articulação com os contributos das juventudes nos territórios.
Mais do que um exercício técnico ou artístico, este concurso constitui uma etapa essencial de um projeto mais amplo de transformação — feito de, com e para jovens — em que a participação juvenil foi assegurada desde o primeiro momento. No último mês, o IPDJ promoveu sessões regionais de auscultação e cocriação nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Norte e Alentejo, envolvendo mais de 200 participantes, incluindo jovens, técnicos/as de juventude, dirigentes associativos e representantes institucionais. A próxima sessão terá lugar no Algarve, no dia 11 de agosto, integrada nas comemorações do Dia Internacional da Juventude.
Com esta iniciativa, o IPDJ dá continuidade a esse caminho colaborativo, convocando agora as juventudes a assumirem um papel central na definição simbólica e comunicacional dos seus próprios espaços.
Podem participar jovens residentes em Portugal, a título individual, em equipa (até cinco elementos), ou integrados/as em grupos informais ou organizações juvenis, desde que a maioria dos elementos tenha entre 15 e 30 anos.
As três melhores propostas serão distinguidas com prémios de mil, quinhentos e duzentos e cinquenta euros, respetivamente, bem como certificados de reconhecimento. As propostas finalistas não premiadas terão também destaque nos canais digitais do IPDJ e receberão certificados de participação.
A decisão final resultará da ponderação entre a avaliação de um júri multidisciplinar e a votação pública online. A identidade vencedora será posteriormente adaptada e implementada, em articulação com os/as autores/as, nos cinco projetos-piloto que o IPDJ irá executar em Porto, Coimbra, Parque das Nações, Portalegre e Faro e, progressivamente, estendida ao restante conjunto de espaços.
O cronograma do concurso, onde estão identificadas as diferentes fases do mesmo, está disponível aqui, o regulamento aqui. e o formulário de manifestação de interesse, que pode ser enviado até 12 de agosto, aqui.
Com este concurso, o IPDJ reafirma a sua missão enquanto entidade pública que reconhece o valor das juventudes e que aposta numa administração participativa, inclusiva e representativa. Os espaços jovens do futuro começam agora — com quem mais importa: os/as jovens.