IPP tem novo Curso Técnico Superior de Design de Som e Produção Musical

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) tem abertas as candidaturas, entre outros, ao novo curso técnico superior (CTeSP) de Design de Som e Produção Musical, recentemente aprovado pela Direção-Geral do Ensino Superior.

Esta nova oferta formativa, “única no país, ao nível do ensino público”, de acordo com o coordenador de curso, o professor João Cordeiro, surge depois de reunidas todas as condições para tal, ao nível do corpo docente e das instalações, e da vontade da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico para a criação de “uma formação complementar” à área do design de imagem, que a mesma “é muito forte”.

As saídas profissionais, deste curso de dois anos, são muitas. Entre elas: técnico de som, sonoplasta e produtor musical. Estes profissionais vão poder, assim, realizar, ao nível do som, espetáculos de música, de teatro, realizar a sonorização de conferências, gravação de temas musicais, fazer som para cinema. Para além disso, revela João Cordeiro, vão ainda, numa “área muito crescente”, poder produzir som para videojogos.

Este é um curso que, depois de terminado, permite que os alunos, se assim o entenderem, ingressem numa licenciatura. “Aqui, no Politécnico de Portalegre, algumas das unidades curriculares dão equivalência a unidades curriculares das licenciaturas de Design de Animação Multimédia e Design de Comunicação. Por isso, há aqui alguma facilidade, na entrada na licenciatura, mas também nestas equivalências que são dadas em algumas unidades curriculares”, explica o professor.

As inscrições para este curso encontram-se já abertas, sendo que, no caso dos maiores de 23, não precisam de ter o 12º ano concluído, para se poderem candidatar.  “Haverá uma prova para colocar esses alunos, para permitir-lhes a entrada nesse curso de cariz mais técnico. Depois, segue-se a calendarização definida para a entrada no Ensino Superior, a nível nacional”, revela ainda João Cordeiro.