
Os Combatentes do Ultramar naturais da freguesia de Vaiamonte, no concelho de Monforte, foram homenageados, no passado sábado, 26 de julho, com a inauguração de um monumento que foi inaugurado na Rua 25 de Abril.
A iniciativa foi promovida pela Junta de Freguesia de Vaiamonte, em colaboração com o Município de Monforte e a Liga dos Combatentes.
Na cerimónia, para além dos homenageados e familiares, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, o presidente da Junta Freguesia de Vaiamonte, Joaquim Peixe, e o presidente da Liga dos Combatentes, General Joaquim Chito Rodrigues.
Estiveram também presentes o chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Defesa Nacional, António Baptista, o pároco de Monforte, Ronildo Santos, a autora do projeto do monumento, a arquiteta Cristina Romão, o presidente da Assembleia Municipal de Monforte, Rui Maia da Silva, o segundo comandante do Agrupamento ISTAR do RC3/Estremoz, Major de Cavalaria Alexandre Parreiras, o presidente do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, Sargento-Mor de Cavalaria Jorge Carujo, em representação da Guarda Nacional Republicana, o Primeiro-Sargento António Castanho, os vereadores do Município, Mariana Mota e Emídio Mata, e os presidentes das demais Juntas de Freguesia do concelho, designadamente Assumar, Monforte e Santo Aleixo, (Manuel Poeta, Pedro Bagorro e António Raposo).











