Skip to content

AR Musical anima baile nas Festas de Varche em dia do tradicional leilão das fogaças

A edição deste ano das Festas de Varche, em honra de Nossa Senhora da Encarnação, promovida pela Sociedade Recreativa, chega amanhã, 14 de julho, ao fim.  

Este domingo, dia 13, para além do baile, com o grupo AR Musical (21h30), durante a noite, e da apresentação do livro “Caminhos d’Alma”, de Claudina Brito (18 horas), realiza-se o tradicional leilão das fogaças (18h30). Segundo Bruno Belchior, presidente da Sociedade Recreativa de Varche, este leilão, com muita tradição, embora ainda se realize, já não conta com a disputa de outros tempos. “Era um dos pontos altos destas festas, em que havia muita disputa saudável, entre as pessoas para ficarem com as fogaças”, recorda.

Amanhã, segunda-feira, último dia de festas, com algumas alterações face àquilo que era habitual, volta a ser inteiramente dedicado à componente religiosa, com missa e procissão. A missa inicia-se às 20 horas no recinto das festas, seguindo-se a procissão até à Igreja de São Brás e não, como era tradição, até à Capela das Britas, a pedido do pároco. A imagem de Nossa Senhora, adianta ainda Bruno Belchior, vai ser transportada numa carrinha. Embora considere que estas alterações poderão vir a resultar em críticas, o responsável garante que a organização também precisa da Igreja para levar as festas por diante.

Compartilhe este artigo: