Limpeza e desassoreamento de cursos de água em Évora

A Câmara Municipal de Évora tem vindo a proceder à limpeza e desassoreamento de cursos de água, no espaço urbano da cidade e freguesias rurais. Limpar e desobstruir os cursos de água “é um trabalho importante que a autarquia vem garantindo com periodicidade anual”, considera o Município eborense.

Esta importância decorre da necessidade não apenas como forma de garantir a higiene e salubridade do ambiente em espaço urbano, mas também como meio de prevenir eventuais alagamentos, devido à dificuldade de passagem da água por assoreamento quando a pluviosidade aumenta, ou até incêndios por acumulação de vegetação seca em período de verão.

Na maior parte dos locais, esta operação é realizada por meios próprios da autarquia enquanto noutros, dados o volume e extensão dos trabalhos, é necessário recorrer à contratação de serviços externos. Recentemente, os serviços municipais de Évora procederam a trabalhos de limpeza na Ribeira da Torregela e, já esta semana, ficou concluída a limpeza e desassoreamento do troço urbano do Ribeiro do Albergue, nos Canaviais. De seguida, tiveram início trabalhos idênticos na Ribeira das Bicas, em São Miguel de Machede.