Arronches: “dados lançados” para dias de “muita animação” no decorrer da 14ª Feira das Atividades Económicas

Arronches está em festa até domingo, 13 de julho, com mais uma edição da Feira das Atividades Económicas (FAE), certame que teve a sua inauguração ao final da tarde desta quinta-feira, 10 de julho.

Após a sessão de abertura, que esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo, do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, e do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, a comitiva percorreu o espaço da feira, no Espaço Multiusos do Rossio, para cumprimentar todos os expositores presentes, a quem foi entregue um diploma de participação.

Houve ainda tempo para, como habitualmente, degustar o tradicional pão com chouriço gigante, cujos ingredientes que lhes dão forma – sem esquecer a mão de obra – são fornecidos por três empresas locais: isto ao som da música sempre animada da Bandinha da Moca, de Alcanede.

Em declarações aos jornalistas, João Crespo disse perspetivar-se “uma FAE com muita gente, com muita alegria e animação”. Esperando que os empresários locais possam aproveitar a ocasião para fazer negócio, o autarca destaca a participação de cerca de 200 expositores nesta 14ª edição do evento. “Espero que quem esteja aqui a expor os seus produtos consiga fazer boas vendas, que mostre o que de bom tem: é esse o grande objetivo desta feira”, assegura.

Cerca de 200 expositores, entre empresas, artesãos, instituições e associações locais, compõem o certame, que nunca deixa de lado a sua componente agropecuária. Ao todo, são 300 os animais em exposição, entre ovinos, bovinos e caprinos. “Vão decorrer alguns concursos, para mostrar os melhores exemplares de cada raça e isso faz parte da essência desta feira, que é muito virada para a parte agrícola”, lembra o autarca. “Estão os dados lançados para que seja um fim de semana de muita animação em Arronches”, remata.

Gastronomia e setor automóvel são outros dos atrativos do evento que, nesta primeira noite, conta com um concerto de Quim Barreiros. Seguem-se, amanhã, Mariza; Dillaz no sábado; e, por fim, Pedro Abrunhosa, no domingo.

17º Festival Medieval de Elvas já começou

Este ano, o coração da cidade volta a bater mais forte com muita animação no nosso Centro Histórico, num evento que já se tornou tradição: o Festival Medieval de Elvas, na sua décima sétima edição.

Após o desfile inaugural ao final da tarde desta quinta-feria, Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas brincou com um tema polémico de há duas edições “Uma das coisas que me deixou particularmente grato este ano foi ver o Camelo bem vestido — não sei se é da lã, mas parecia mesmo bem instalado! Fiquei bem impressionado. É mais uma prova do cuidado com que preparamos este evento, que ano após ano fazemos questão de trazer para animar a cidade.”

O Presidente do Município lembrou ainda aos nossos microfones que “as feiras medievais, hoje acontecem em muitas aldeias, mas a nossa tem 17 anos de história. Não queremos perder essa identidade nem deixar que se banalize. Por isso, fica aqui o convite a todos os elvenses: venham, participem, tragam a família — vai haver muita, mas muita animação!”

Para Rondão Almeida, não se deve perder neste festival “no sábado, o grande torneio medieval com cavaleiros, junto ao Castelo; animação contínua, com vários palcos e espetáculos; novo redimensionamento do espaço para maior conforto e participação, sempre do entardecer até às 2h da manhã”.

A vereadora Vitória Branco acrescentou ainda que “este ano, renovámos o espaço para criar mais áreas de espetáculo. Teremos atividades desde a Rua da Cadeia até à Mouraria. A animação começa às 19h e vai até às 2h da manhã. Vai ser maravilhoso!”

Veja aqui o vídeo em direto do desfile:


Alunos de Vila Viçosa fazem doação de alimentos ao Centro Oficial de Recolha Animal

Na sequência da festa de final de ano letivo, realizada no passado dia 13 de junho, a turma A do 6.º ano do Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa, representada pela aluna Joana Rodrigues, procedeu, na terça-feira, dia 8 de julho, à entrega de alimentos para aos animais de quatro patas, resultado do bazar solidário promovido durante o evento.

A iniciativa que envolveu a venda de artigos doados teve como principal objetivo ajudar o Centro Oficial de Recolha Animal de Vila Viçosa – Canil/Gatil Municipal.

A par com esta entrega, a aluna Joana Rodrigues foi convidada a conhecer as instalações.

Antiga Pousada de Elvas fecha portas ao público

O Hotel Santa Luzia, situado no edifício da antiga Pousada de Elvas, encontra-se de portas encerradas ao público.

A empresa que estava a fazer a exploração daquela unidade hoteleira comunicou aos funcionários que o espaço está encerrado.

Inaugurada a 19 de abril de 1942, a Pousada de Elvas é a mais antiga do país. O projeto foi da responsabilidade do arquiteto Miguel Jacobetty Rosa, o mesmo que projetou o Estádio Nacional, no Jamor.

Delta Coffee House Experience chega a Paris

Delta Coffee House Experience abriu as suas portas, pela primeira vez fora de Portugal, no coração de Paris, na icónica Avenue de l’Opéra e leva consigo uma parceria orgulhosamente portuguesa – a Manteigaria, oferecendo uma nova experiência em pleno centro parisiense.

A abertura da primeira Delta Coffee House Experience fora do território nacional, posiciona o bom café português no mapa global e reforça o plano de expansão internacional do Grupo Nabeiro. Com presença em mais de 40 países, e há mais de uma década na emblemática capital francesa, a Delta dá agora um passo firme rumo ao Top 10 mundial.

Mais do que uma loja, a Delta Coffee House Experience é um espaço multissensorial onde o café se vive com tempo, alma e identidade portuguesa. Um lugar onde a tradição e a inovação se encontram, e onde a Delta concretiza a sua promessa de sempre: “Feel your coffee.”

Para Clara Melícias, Diretora de Lojas Delta Coffee House Experience e e-Commerce do Grupo Nabeiro: “Depois de dois anos de trabalho árduo, abrimos a nossa primeira loja fora de portas, em Paris – um mercado exigente, que valoriza verdadeiramente o café e com um enorme potencial de crescimento. Este é, sem dúvida, um marco na história do nosso grupo e um passo importante que nos aproxima do Top 10 mundial das marcas de café.

Não viemos sozinhos: trouxemos connosco o icónico pastel de nata da Manteigaria, numa parceria que já provou o seu sucesso no Porto. Agora replicamos o conceito em Paris, combinando o pastel de nata com o melhor café português. Estarmos numa das avenidas centrais da cidade é uma oportunidade única para darmos notoriedade à marca Delta, mostrar o que sabemos fazer e dar a provar a qualidade do nosso café, diretamente ao consumidor francês. Esta parceria é mais do que estratégica, é um verdadeiro eixo de portugalidade. Para nós, é essencial afirmar a nossa identidade nacional além-fronteiras. E é exatamente isso que estamos a fazer com a nova loja no coração de Paris.”

Intervenção de desbaratização e desratização entre 14 e 16 de julho no concelho de Campo Maior

A Aquamaior – Águas de Campo Maior vai efetuar a terceira intervenção de desbaratização e desratização deste ano, no concelho de Campo Maior, entre os dias 14 e 16 de julho.

O dia 14 é dedicado à freguesia de Degolados e à povoação de Ouguela, enquanto na vila de Campo Maior, a intervenção realiza-se nos dias 15 e 16.

Para que o resultado da aplicação de rodenticidas e inseticidas, em todas as sarjetas e tampas de esgoto das áreas urbanas seja o mais eficaz possível, a Aquamaior solicita à população para que tenha o cuidado de tapar, nos logradouros e quintais das suas habitações, todo e qualquer ralo, esgoto ou local por onde baratas e outros animais possam tentar fugir”.

Caso surja alguma questão ou problema em consequência desta intervenção, a empresa pede à população para que entre em contacto através do número 268 689 309.

“Agradecemos toda a compreensão e colaboração, por parte da população e tentaremos realizar os trabalhos no mais curto espaço de tempo, para causar o menor constrangimento possível”, diz ainda a Aquamaior.

Violência doméstica: homem de 51 anos detido em flagrante delito pela PSP em Estremoz

Um homem de 51 anos foi detido, esta quarta-feira, 9 de julho, em flagrante delito, em Estremoz, pela prática do crime de violência doméstica.

Na sequência de uma chamada telefónica que dava conta da existência de uma possível situação de violência doméstica no interior de uma habitação, agentes da Esquadra Territorial de Estremoz deslocaram-se “rapidamente ao local”, revela o Comando Distrital da PSP de Évora. No local, os agentes “contactaram com a vítima, que apresentava marcas visíveis no rosto”. Contudo, “de forma inesperada, o suspeito, na presença dos polícias, tentou forçar a vítima a voltar para o interior da habitação, contra a sua vontade”.

A PSP prontamente interveio junto do suspeito, tendo procedido à sua manietação e detenção. “Posteriormente aferiu-se que a vítima apresentava várias marcas de impactos no corpo e que se encontrava em curso um inquérito de violência doméstica onde eram intervenientes ambos os cidadãos”.

O detido irá ser presente a primeiro interrogatório judicial em data a designar.

Esta sexta-feira há concerto da Banda Juvenil do Alentejo Central no Anfiteatro do Jardim Municipal de Borba

Está a decorrer o 8º Estágio da BJAC – Banda Juvenil do Alentejo Central – um evento anual, de âmbito regional, que procura promover a música e os jovens músicos de Borba.

Este ano, o projeto acolhe músicos de Borba, Redondo, Alandroal e Estremoz.

Apresentando-se como um evento pioneiro no Alentejo, o Estágio da BJAC tem como objetivo a promoção de uma metodologia de ensino similar, quanto aos alunos que frequentem as respetivas Escolas de Música, promovendo a existência de uma Banda Juvenil em formação e Bandas Filarmónicas.

A direção do Estágio está a cargo do Maestro Simão Francisco da ESECS – Instituto Politécnico de Leiria.

“Cidade Iluminada” volta a levar a arte aos espaços patrimoniais de Badajoz

“Badajoz, a Cidade Iluminada” está de regresso este verão, com um conjunto de espectáculos, atividades e eventos, entre julho e agosto, em diferentes espaços patrimoniais da cidade.  

Para esta oitava edição, feita a partir do talento local, explica Rubén Galea, vereador no Município de Badajoz, foi preparado um programa “muito completo” de atividades, com o qual se procura “fomentar o turismo de emoções, conjugado com o património histórico e o património humano”.

Face a edições passadas, repetem-se os grandes espetáculos aos sábados e as performances artísticas às sextas-feiras. A novidade deste ano vai para as visitas guiadas a diferentes monumentos da cidade. Destaque ainda para diversas sessões de yoga, na sua grande maioria a terem lugar na Alcazaba, nos dias 12, 13, 18, 19 e 26 de julho.

Os espetáculos maiores da programação acontecerão aos sábados à noite, até final de agosto, com a exceção feita à espetáculo de abertura, que acontece esta sexta-feira, 11 de julho, com “Los Míticos Playboys”, no fosso da Calle Stadium.  

A programação completa do evento para conhecer no cartaz abaixo:

Executivo da Câmara de Elvas aprova voto de louvor ao jovem modelo elvense Gabriel Adagas

As instalações da Junta de Freguesia de Santa Eulália receberam nesta quarta-feira, 9 de julho, uma reunião ordinária do executivo da Câmara Municipal de Elvas.

Numa sessão em que foram aprovados por unanimidade todos os pontos da ordem de trabalhos, destacaram-se algumas deliberações relativas ao setor da educação, no ano 2025/26: Atividades de Enriquecimento Curricular, Plano de Transportes Escolares e a alteração da denominação dos Agrupamentos Escolares do concelho.

Durante a reunião foi aprovada a cedência da Torre Fernandina e da Casa do Governador do Forte da Graça para atividades da associação cultural Coletivo Artístico 7350; e do Forte da Graça ao Instituto Politécnico de Portalegre. Foi também aprovado o pedido de autorização para uso da imagem do Aqueduto da Amoreira numa campanha publicitária de âmbito nacional.

O executivo camarário aprovou ainda um Voto de Louvor ao jovem modelo elvense Gabriel Adagas, que está a iniciar uma carreira internacional na área dos desfiles de moda.

Foram ainda aprovados apoios financeiros às seguintes instituições: Arkus, Associação Aboim Jovem, AASHE – Associação de Ação Social e Humanitária de Elvas, Associação Coletivo Artístico 7350, Liga dos Combatentes e Diana – Associação de Pesca e Caça da Terrugem.

Candidatura do PS não se revê “em nenhum discurso movido pelo ódio e pelo ataque pessoal”

Em comunicado enviado à redação da Rádio Elvas esta quinta-feira, 10 de julho, a equipa do PS de Elvas, candidata às autárquicas de 12 de outubro, sob o lema “Seguir em Frente”, garante não se rever “em nenhum discurso movido pelo ódio e pelo ataque pessoal a qualquer elvense”.

Nesse sentido, diz o PS, “tudo o que não contribua para a discussão sobre a melhoria do futuro dos elvenses, não importa. Tudo aquilo que se basear em perseguições pessoais, em rancor ou em maldizer só vai prejudicar Elvas”.

Esta, segundo se lê no referido comunicado, é uma “candidatura de inúmeros elvenses com um vasto leque de ideias e projetos para melhorar a qualidade de vida da população e para desenvolver o concelho”.

O comunicado para ler na íntegra:

“SEGUIR EM FRENTE É OLHAR PARA O FUTURO”

“A candidatura Seguir em Frente é uma candidatura de inúmeros elvenses com um vasto leque de ideias e projetos para melhorar a qualidade de vida da população e para desenvolver o nosso concelho.

É a candidatura da Cláudia, do Lito, da Marta, do Fernando, da Leonor, do André, da Ana, do Amadeu, do Vicente, do José, da Cecília, do João, da Vitória, do Joaquim, da Catarina, do Márcio, do Mariano, do Nelson e de tantas outras pessoas que dela fazem parte e que acreditam que este é e será o caminho certo para Elvas.

Estamos todos unidos com um único propósito: Seguir em Frente e tornar Elvas numa cidade atrativa e com condições para que aqueles que cá vivem não necessitem de procurar um futuro melhor noutras paragens.

Queremos ouvir a população, queremos discutir como fazer o nosso concelho crescer, queremos debater ideias e queremos, sobretudo, dar mais qualidade de vida às pessoas.

Não nos revemos em nenhum discurso movido pelo ódio e pelo ataque pessoal a qualquer elvense. Não é isso que nos move, nem é isso que vai beneficiar a nossa Elvas.

Acreditamos e sabemos que existem muitas vozes, dentro e fora do nosso projeto, que têm uma visão válida e positiva para o nosso concelho. Mesmo que não façam parte da nossa candidatura, enaltecemos o seu compromisso para com a população. A participação abnegada numa qualquer campanha ou projeto político deve ser honrada e respeitada enquanto um contributo real e cívico para com o nosso concelho.

De forma oposta, tudo o que não contribua para a discussão sobre a melhoria do futuro dos elvenses, não importa. Tudo aquilo que se basear em perseguições pessoais, em rancor ou em maldizer só vai prejudicar Elvas.

Reiteramos o nosso compromisso para com os elvenses. Estamos sempre disponíveis para dialogar, debater e discutir o presente e o futuro de Elvas.

Continuaremos a Seguir em Frente, de olhos postos no futuro, com a certeza de que podemos fazer diferente, mais e melhor.

Elvas, 10 de julho de 2025

A equipa da Campanha Seguir em Frente”

Lisboa abre portas ao escritor alentejano José Luís Peixoto para “Escrever Galveias, Ler Galveias”

A Junta de Freguesia de Galveias e o escritor José Luís Peixoto mostram Galveias em Lisboa, no próximo sábado, dia 12 de julho, pelas 11 horas.

Localizada na Avenida da Liberdade, o edifício que é propriedade da Freguesia de Galveias e que foi residência do Comendador José Marques, agora em fase de recuperação, vai ter Galveias em Lisboa através dos textos e da voz de José Luís Peixoto, o escritor Galveense que leva Galveias a todo o mundo e traz todo o mundo a Galveias.

Com entrada gratuita, esta conversa decorrerá no r/c do nº 21 da Avenida da Liberdade, com a presença do escritor José Luís Peixoto que vai “Escrever Galveias, Ler Galveias”.

Um ferido grave e dois ligeiros em colisão na estrada do Vedor

A colisão de dois veículos ligeiros, na estrada do Vedor, em Elvas, resultou, ao início da tarde desta quinta-feira, 10 de julho, em três feridos: um grave e dois leves.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, o ferido grave é um homem de 66 anos, enquanto os feridos leves são uma mulher de 75 e um homem de 73. As três vítimas foram transportadas ao Hospital de Santa Luzia, sendo que uma outra pessoa foi ainda assistida no local.

O alerta para o acidente foi dado às 12h35, tendo sido mobilizados para o local 14 operacionais e seis viaturas, entre Bombeiros, PSP e a equipa da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Elvas.

O trânsito chegou a estar cortado em ambos os sentidos, sendo que por volta das 14 horas fazia-se já, com o controlo da PSP, de forma alternada, entre as faixas da esquerda e da direita.

Projeto Olive Oil Experience do CEPAAL reuniu no Posto de Turismo da Fonte Nova em Campo Maior

O Projeto Olive Oil Experience, uma iniciativa do Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, realizou um grupo focal no Posto de Turismo da Fonte Nova, que reuniu um conjunto alargado de intervenientes do setor para abordar e discutir o estudo e avaliação da oferta olivoturística.

O Presidente do Município, Luís Rosinha, passou pelo espaço para dar as boas-vindas ao grupo e desejar uma boa sessão de trabalho.

Comissão Europeia promove conectividade sem fios gratuita nos espaços públicos de toda a Europa

Com a iniciativa WiFi4EU – Wi-fi gratuito para todos na Europa – a Comissão Europeia pretende promover a conectividade sem fios gratuita nos espaços públicos, nomeadamente nos parques, praças, edifícios públicos, bibliotecas, centros de saúde e museus, em todo o território europeu.

Existem mais de 90 mil pontos de acesso, algo que poderá ser muito útil, sobretudo nesta época do ano, em que muitos são aqueles que escolhem fazer férias noutro país da Europa e gostam de partilhar todas as aventuras vividas, quase em tempo real, nas redes sociais, ou pesquisar alguma informação.

Todos esses pontos de acesso que estão disponíveis podem ser localizados através de uma app mobile, disponível para Android e iOS (aqui).

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo. Para ouvir no podcast abaixo:

Tranquiliza estreiam-se em Campo Maior no Festival Raya numa altura em preparam novo álbum

A prepararem novo álbum, os elvenses Tranquiliza apresentam-se ao público, em concerto, este sábado, 12 de julho, no Festival Raya, em Campo Maior, na última noite do evento.

“É a nossa estreia em Campo Maior e estamos muitos felizes pelo convite. Temos repertório novo, temos muitas canções novas e, sobretudo, originais”, começa por dizer o teclista da banda, Vlad (na imagem). Depois de um grande concerto no São Mateus, em Elvas, em 2023, o músico lembra que, por vezes, tem sido difícil “trilhar caminho”, até porque, habitualmente, uma banda em início de carreira, que se dedica a temas originais, tem dificuldade em chegar às pessoas. “Mas já temos canções novas gravadas e estamos agora a conseguir fazer videoclipes. Estamos a ver se, este ano, e quase de certeza que sim, vamos lançar coisas novas”, adianta Vlad.

Naquela que será a derradeira noite do festival jovem de Campo Maior, os Tranquiliza vão abrir o espetáculo de Anselmo Ralph. Ainda que com estilos musicais diferentes, Vlad diz ser importante, para a banda, interagir com artistas de outro meio, dando conta que os próprios elementos dos Tranquiliza têm todos gostos muito diferentes entre si.

Para além do álbum de estreia, “Não”, lançado em 2021, a banda tem vindo a lançar vários singles, como “Mudar o Tempo”, em 2022, e “Vem” e “Movimento”, em 2023. “Quando a Saudade Bate”, com a participação especial de Madalena Lisboa, tema lançado este ano, integra a banda sonora da novela “A Protegida”, da TVI, gravada em Elvas.

Os Tranquiliza, que nasceram em Elvas em 2019, são formados por Márcio Gago, na voz e guitarra; João Brinquete, no baixo; Vladlen Grigorovschi (Vlad), nos teclados; e João Carriço, na bateria.

A entrevista completa a Vlad para ouvir no podcast abaixo:

Feira das Atividades Económicas de Arronches reúne cerca de 200 expositores e 300 animais

O Espaço Multiusos do Rossio de Arronches volta a encher-se de vida e de gente, entre hoje e domingo, de 10 a 13 de julho, para aquela que é já a 14ª edição da Feira das Atividades Económicas (FAE), que conta com Quim Barreiros, Mariza, Dillaz e Pedro Abrunhosa como cabeças de cartaz.

Com cerca de 200 expositores este ano, revela o presidente da Câmara, João Crespo, esta feira, que se tem vindo “a desenvolver de uma forma sustentável” ao longo dos anos, é uma “montra viva do que se faz de melhor” no concelho, nas mais variadas áreas e setores: “na agricultura, no comércio, na indústria, nos serviços, na inovação e no saber-fazer local”.

Considerada um “ponto de referência regional e um motor de valorização do tecido empresarial de Arronches”, a feira é “um espaço de encontro, de negócios e de partilha de ideias”, assim como de “afirmação do potencial económico e cultural” do concelho. Entre os expositores presentes no evento, 82 terão os seus stands, alusivos às mais diversas entidades: desde as empresas, ao artesanato, passando pelas associações e instituições de Arronches.

No que toca à área agropecurária, vão estar em exposição cerca de 300 animais, entre ovinos, bovinos e caprinos. Participam na feira “cerca de 175 produtores de animais, divididos por 150 parques de animais”. “Teremos ainda uma outra zona, mais a sul, no jardim, a zona de exposição de automóveis e motos, com seis empresas presentes, das quais quatro são do concelho de Arronches”, adianta João Crespo.

Na área da gastronomia, o público terá ao seu dispor cinco tasquinhas, a par do restaurante oficial do município. Na zona do palco, são quatro os bares ao serviço.  

Uma das grandes novidades deste ano é, no âmbito da feira, a realização de uma corrida de touros, na tarde de sábado, dia 12 de julho. Em praça entram os cavaleiros António Prates, Soraia Costa e o amador Tomás Moura, assim como o toureiro João Augusto Moura. Pegam os toiros da ganadaria Torre d’Onofre os Forcados Amadores de Arronches, Académicos de Elvas e de Coimbra.

Ao todo, o investimento feito pela autarquia no certame é de cerca de 300 mil euros. “Não é um custo, é um investimento, porque esperamos que haja retorno, não só nos dias da feira, mas nos dias que se seguem e no resto do ano. O importante é que as pessoas venham à Arronches, que visitem os nossos monumentos, os nossos museus e fiquem nos nossos alojamentos”, remata João Crespo.

Conheça o programa completo:

10 de julho

18h30 Bandinha da Moca

20h00 Animação Infantil

21h30 Grupo Coral Vozes à Janela + Grupo de Acordeons de Valência de Alcântara

22h30 Espectáculo c/ QUIM BARREIROS

DJ VALELO | DJ LUÍS PINHEIRO DUA

11 de julho

10h00 Concurso Ovinos Raça (Merino Alemão)

17h00 Ill Concurso do Cão Serra de Aires

20h00 Animação Infantil

21h30 Gromicho “Acústico”

22h30 Espectáculo c/ MARIZA

I LOVE BAILE FUNK | DJ HUGO RAFAEL

12 de julho

10h00 IX Concurso Ovinos Raça (P3 e lle-de-France)

15h00 IV Concurso Ovinos Charollais

18h30 Corrida de Touros

20h00 Animação Infantil

21h30 Grupo das Pedrinhas de Arronches

22h30 Espectáculo c/ DILLAZ

I LOVE REGGAETON | DJ WHITE

13 de julho

11h00 X Leilão de Ovinos/Caprinos

Entrega de prémios de melhor Expositor

Rebanhos da Nossa Terra

17h00 XII Concurso do Rafeiro do Alentejo

20h00 Animação Infantil

21h30 Grupo Verde Maio

22h30 Espectáculo c/ PEDRO ABRUNHOSA

Maestro campomaiorense Vasco Pereira duplamente premiado na Polónia

O professor, maestro e compositor campomaiorense Vasco Pereira conquistou o primeiro prémio na categoria de compositor na World’s Best Musicians Competition, a 25 de junho, em Varsóvia. Antes disso, recebeu em Gdansk, também na Polónia, o primeiro prémio com menção honrosa na International Classic Music Stars Competition, na mesma categoria.

Revelando que hesitou antes de enviar a sua candidatura para estas competições, o maestro conta que “estava um pouco reticente devido a uma experiência em concursos no passado”. Contudo, e devido ao incentivo de alguns amigos, acabou por enviar toda a documentação necessária para a World’s Best Musicians Competition e para a International Classic Music Stars Competition, das quais saiu vencedor.

Esta “dupla congratulação” deve-se a obras tocadas e gravadas em Moscovo e em Barcelona, o que por si já lhe dava “uma enorme satisfação por terem sido gravadas no estrangeiro”. Ainda assim, para Vasco Pereira, este reconhecimento internacional é também “a confirmação da qualidade e do valor destas obras”.

Com o objetivo de “deixar a sua música na história”, o maestro destaca que os pilares para elaboração de novas obras são a inovação e a novidade. Com isto, descreve a linha condutora do método de trabalho na criação de novas obras, começando no “seu gosto pessoal, passando pelos músicos e terminando no público”.

Elvas volta a viajar no tempo até domingo com mais uma edição do Festival Medieval

Elvas volta a viajar no tempo, com o centro histórico da cidade a recuar à época da Idade Média, com a realização de mais uma edição do Festival Medieval.

A partir desta quinta-feira, 10 de julho, e até domingo, dia 13, o evento, promovido pela Câmara Municipal, já na sua 17ª edição, garante a vereadora Vitória Branco, conta com uma programação “muito diversificada”. “Nestas noites quentes, este festival medieval promete ser uma forma agradável de estarmos com os nossos amigos, na Praça da República e na Rua da Cadeia, de forma a usufruir desta edição”, adianta.

“De certeza absoluta vai fazer com que todos nós nos sintamos numa outra época, noutros tempos, em que as noites seriam passadas de uma forma agradável, de uma sã convivência e, se possível, sem telemóveis”, acrescenta a autarca.

Esperando que o evento se volte a revelar um “êxito”, Vitória Branco convida todos a juntarem-se à festa, com “animação constante”. “Elvas vai ser o palco medieval durante estes quatro dias”, remata.

A abertura do evento está hoje marcada para as 19h30, na Rua da Cadeia. Após a inauguração, realiza-se o tradicional cortejo histórico até à Praça da República. Pela noite dentro, e até domingo, não vão faltar espetáculos de dança oriental e de fantoches, passeios de charrete, exposição de falcoaria, jogos medievais, entre muitos outros atrativos.