Desmond a caminho do Feirense na segunda liga

O Feirense, equipa da Liga Portugal 2, está prestes a assinar com o atacante ganês Desmond Nketia, que jogou pelo “O Elvas”, segundo avançou o desportivo Record.

O ex-jogador da Académica de Coimbra é bastante admirado pela direção do Estádio Marcolino de Castro e poderá assinar em breve numa transferência sem custos na próxima janela de transferências.

De acordo com o Record, Nketia poderá em breve assinar contrato com o Feirense, que assinou com treinador Ricardo Costa e que está interessado em reforçar o setor ofensivo para a próxima temporada.

Desmond marcou 11 golos pelo O Elvas CAD na temporada 2024-25 do Campeonato de Portugal e foi autor do golo da eliminação do Vitória de Guimarães da Taça de Portugal e do golo da vitória no último minuto diante do Fátima que permitiu ao Elvas continuar a lutar pela subida até ao último jogo.

O atacante nascido em Acra ainda não foi convocado para a Seleção Principal de Gana.

CDU apresentou candidatos à autarquia de Montemor

O cabeça de lista da CDU à Câmara de Montemor-o-Novo, Carlos Pinto de Sá, antigo presidente deste município e atual presidente da Câmara de Évora, a cumprir o seu último mandato na capital de distrito, apresentou-se juntamente com os candidatos à autarquia, no Largo Bento de Jesus Caraça, em Montemor.

Esta apresentação contou com a presença do Secretario Geral do PCP, Paulo Raimundo que garantiu que o partido se vai opor ao desmantelamento do Serviço Nacional de Saúde e da Escola Pública e à “opção” do Governo de “abrir caminho para que se ponha a mão no dinheiro da Segurança Social”, o qual “é dinheiro do trabalho, não é de mais ninguém”.

O secretário-geral do PCP criticou duramente o programa do Governo, classificando-o como uma afronta à maioria da população e uma “declaração de guerra” aos trabalhadores. Paulo Raimundo acusou o Executivo de manter uma política “antiga” baseada em baixos salários e de ignorar as dificuldades vividas pela maioria dos portugueses.

Quanto aos candidatos autárquicos, a lista à Câmara é encabeçada por Carlos Pinto de Sá, à Assembleia Municipal por António Danado, sendo também já conhecidos os candidatos às Juntas de freguesia do concelho: Hortênsia Menino às Silveiras; Telmo Caldeira a São Cristóvão; Joana Gingão a Nossa Senhora do Bispo; André Banha a Nossa Senhora da Vila; Ângela Catarino a Lavre; Orlando Beldroega a Foros de Vale Figueira; Nélia Campino em Ciborro; Francisco Catarro a Cabrela; José Custodio Garfo a Cortiçadas de Lavre; e Albertino Semedo a Santiago de Escoural.

Carlos Pinto de Sá nasceu a 10 de janeiro de 1958, em Montemor-o-Novo, onde reside. É Bacharel em Ciências Sociais, Mestre em Economia e Professor de Economia na Universidade de Évora. Foi Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo de 1994 a 2012 e é Presidente da Câmara Municipal de Évora, eleito pela CDU.

Foi membro do Comité das Regiões da União Europeia e Vice-Presidente da Organização das Cidades Património Mundial. É membro do Conselho Geral da Associação dos Municípios Portugueses. É militante do PCP e membro da Direção Regional de Évora do PCP.

12.º Aniversário da Escolas das Armas celebrado no Jardim Municipal de Borba

Decorreu esta terça-feira, dia 17 de junho, no Jardim Municipal de Borba as comemorações do 12.º Aniversário da Escolas das Armas.

Durante a manhã os alunos do 1°ciclo do Agrupamento de Escolas de Borba realizaram batismos equestres, experimentaram óculos de realidade virtual, viram uma exposição de armamento e equipamento militar, Air Soft, divertiram-se na pistas de cordas e nos vários jogos militares.

Uma manhã de muita diversão inserida nas comemorações dos 360 anos da Batalha de Montes Claros.

Executivo de Estremoz reúne com presidente da União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão

O Executivo Municipal de Estremoz reuniu esta terça-feira, dia 17 de junho, com o presidente da União de Freguesias de São Bento do Cortiço e Santo Estêvão, para fazer o balanço dos investimentos realizados ao longo do mandato 2021/2025.

Com o apoio ao investimento no valor de 100 000€, a junta de freguesia entendeu investir no Museu Etnográfico do Rancho Folclórico “As Azeitoneiras” de São Bento do Cortiço.

Destaca-se ainda, o investimento realizado pelo Município, nesta freguesia: O Parque Infantil da Escola Primária de São Bento do Cortiço.

Como obras prioritárias para o futuro considera-se ser fundamental a reparação do Caminho Municipal 1035.

Município de Elvas realiza calcetamento em duas travessas da Rua de Alcamim

A Câmara Municipal de Elvas encontra-se a intervir em duas travessas da Rua de Alcamim, na Travessa das Pardelhas, onde está a colocar a calçada em cubos de granito e também a colocação da calçada e também na travessa que liga a Rua de Alcamim à Rua da Carreira e Rua de Olivença (foto).

A obra, inserida na intervenção respeitante à microclimatização das artérias comerciais do centro histórico.

APPACDM foi palco da peça de teatro “Gritos da Minha Dança”

Decorreu esta terça-feira, dia 17 de junho, a apresentação da peça de teatro “Gritos da Minha Dança”, na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas.

A iniciativa, que teve como protagonistas os utentes da Cerci Portalegre, numa ação integrada na atividade da associação UMCOLETIVO, e que teve como espetadores os utentes da APPACDM de Elvas e as crianças do lar de acolhimento “Os Cucos”.

O vereador Cláudio Monteiro, em representação da Câmara Municipal de Elvas marcou presença na apresentação desta peça teatral.

Clube Futebol de Estremoz conquista pódios no 42° Meeting Internacional de Natação Cidade de Elvas

O Meeting Internacional de Badajoz, realizou-se no sábado, dia 7 de junho, onde o Clube de Futebol de Estremoz, fez-se representar por 9 atletas, num universo de 497 atletas de 19 clubes de Portugal e Espanha, numa prova em piscina longa, com vista à preparação do Campeonato Regional.

Nos resultados da equipa de Estremoz, destaque para os novos recordes seniores do clube, alcançados por Nuno Saramago nas provas de 100 mariposa e 100 livres. Destaque também para o 6º lugar de António Costa nos 100 e 200 metros bruços, bem como para todos os recordes pessoais alcançados por Carolina Fonseca, Rita Oliveira, Madalena Pucarinhas, Catarina Fernandes, Matilde Pires, Miguel Rato e Tiago Saramago.

Já no dia 14 de junho, realizou-se o Meeting Internacional de Elvas, em que o Clube de Futebol de Estremoz também participou, onde subiu ao pódio por 10 vezes.

A equipa de estafeta mista contou com Nuno Saramago, Carolina Fonseca, Madalena Pucarinhas e Miguel Rato venceu a estafeta de 4×50 metros livres, a equipa com Tiago Saramago, Carolina Fonseca, Nuno Saramago e Madalena Pucarinhas venceu a estafeta de 4×50 estilos, Carolina Fonseca foi 1ª classificada nos 100 metros bruços, Nuno Saramago ficou em 1º lugar nos 100 livres e em 2º lugar nos 100 metros mariposa, Tiago Saramago venceu os 100 metros costas, Miguel Rato ficou em 2º lugar nos 100 livres, Madalena Pucarinhas classificou-se em 2º lugar nos 100 costas e em 3º nos 100 livres e Matilde Pires ficou em 3º lugar nos 100 costas.

Sem lugares de pódio mas com prestações determinantes para o 5º lugar coletivo alcançado pelo CFE, nadaram também Rita Oliveira, António Costa, Filipe Almeida, Filipe Parreira, Guilherme Fróis, Pedro Peixinho, Teresa Glórias, Alice Lobo, Sara Lopes e Matilde Santos.

Cidade de Elvas recebeu as celebrações do 147.º aniversário do Comando Distrital de Portalegre da PSP

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) celebrou esta quarta feira, dia 18 de junho, em Elvas, o seu 147.º aniversário com uma série de cerimónias oficiais, que contou com o hastear da bandeira, uma missa e uma sessão solene que decorreu no auditório São Mateus, que contou com os discursos do Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho, da Superintendente do Comando Distrital da PSP de Portalegre, Isabel Nabeiro Canelas e do presidente da Câmara de Elvas, comendador Rondão Almeida.

Nos discursos proferidos, o Diretor Nacional da PSP, Superintendente Luís Carrilho salientou a missão do Comando Distrital de Portalegre de “assegurar a legalidade democrática e garantir a segurança de pessoas e bens não só na capital de distrito, como também na cidade de Elvas”.

Já a Superintendente do Comando Distrital da PSP de Portalegre, Isabel Nabeiro Canela destacou o “desempenho destes 147 anos da nobre missão desta entidade de zelar pela segurança das populações, através de uma relação de proximidade com todos os agentes locais do território e sobretudo com a comunidade”.

Para o presidente da Câmara de Elvas, comendador Rondão Almeida, este evento evoca a “importância que a cidade de Elvas representa para o distrito, tal como também foi importante homenagear esta instituição que tanto faz pela nossa região e pelo nosso país”.

No dia desta comemoração que culminou com um almoço entre todos os intervenientes, o Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública reforça o compromisso de continuar a ser um exemplo de excelência e serviço público.

Inauguração da Requalificação do Páteo Alentejano da Terrugem agendada para sexta-feira

No âmbito da inauguração da Requalificação do Páteo Alentejano da Terrugem, a Câmara Municipal de Elvas vai realizar um espetáculo com o fadista António Pinto Basto, na próxima sexta-feira, dia 20 de junho.

A iniciativa assinala a reabertura deste espaço, depois da empreitada de requalificação do mesmo, e tem início pelas 19h30, com porco no espeto e convívio para toda a população.

Pelas 21h30 está agendado o concerto com o fadista António Pinto Basto.

Festival de Arronches com atividades nas Festas de São João

A 2ª edição do Festival de Arronches chega em agosto mas a Associação Portuguesa das Artes e da Cultura vai um “extra” às festividades de São João.

Estas atividades agendadas para quinta-feira, dia 19 de junho, vão decorrer no Centro Cultural de Arronches, através do workshop “Moderação com barro” com a artista Graciosa do Minho com início agendado para as 16h.

Posteriormente, às 22h o Jardim do Fosso recebe a atuação da banda Safari Zone, encerrando as festividades com o DJ Set de Insólito às 23h15.

Forte de Graça é palco do último concerto do ciclo “A Música Encanta o Património” dedicado aos Queen

O Forte da Graça recebe esta quarta-feira, dia 18 de junho, pelas 21h30 o último concerto do ciclo “A Música Encanta o Património”, com um tributo aos Queen.

O espetáculo, intitulado “Show Must Go On“, conta com a camerata de cordas do Emsemble Ibérico, com a Soprano Liliana Nogueira e convidados. O diretor artístico da Academia de Música de Elvas, Luís Zagalo, dá a conhecer que este é “um concerto que pretende passar por as várias fases do percurso desta banda emblemática”.

Destacando o “papel fundamental que esta banda representa na história da música”, Luís Zagalo sublinha que “os temas dos Queen ainda continuam atuais, passando nos mais diversos meios de comunicação e publicidade, o que traduz a importância que esta banda ainda continua a ter ao longo das várias décadas”.

Com todos os artistas a quererem homenagear da melhor forma esta banda, Luís Zagalo adianta que “o concerto desta noite foi preparado ao pormenor em termos de abordagem e de arranjos musicais”.

Este concerto é uma organização da Câmara Municipal de Elvas em parceria com a Academia de Música de Elvas, que à semelhança dos restantes deste ciclo “A Música Encanta o Património” conta com entrada gratuita.


“Noites Curtas” de regresso a Montemor para quatro dias de espetáculos

O Projecto Ruínas apresenta, em Montemor-o-Novo, entre hoje e sábado, de 18 a 21 de junho, mais uma edição de “Noites Curtas”: uma mostra de espetáculos curtos, nas noites mais curtas do ano. Trata-se de uma aposta na criação de novas dramaturgias, assentes no pressuposto da duração das peças.

Foi lançado o desafio a 12 artistas para reflectirem sobre o formato e desenvolverem a sua criação partindo dessa premissa. Serão apresentados 12 espetáculos de curta duração em quatro noites consagradas às novas dramaturgias, apresentados às 21.30 horas, nas Oficinas do Convento, em Montemor-o-Novo.

Integrados na Cidade Pre0cupada, conforme vem sendo tradição, terão lugar quatro noites dedicadas à criação performática, num espaço de experimentação, partilha e encontros.

Incêndio em Campo Maior deixa mulher de 64 anos em estado grave

Foto Bombeiros de Campo Maior

Na madrugada desta quarta-feira, 18 de Junho, foi dado o alerta à 01h50h para um incêndio que destruiu na totalidade uma habitação em Campo Maior, situada na Rua 25 de Abril.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo, este incêndio provocou ferimentos graves numa mulher de 64 anos, que foi transportada de urgência para o Hospital de Portalegre.

Para o local foram mobilizados oito veículos e 17 operacionais, com meios do Corpo de Bombeiros de Campo Maior, GNR de Campo Maior, SIV e VMER do INEM.

Trabalhos de Luís Silveirinha em exposição no espaço.arte até 16 de agosto

Cerca de trinta obras do artista plástico campomaiorense Luís Silveirinha estão expostas no espaço.arte, em Campo Maior, através da mostra “Subtil e Clara Luz”, que se encontra patente ao público até ao dia 16 de agosto.

Considerando esta uma exposição que faz uma clara alusão à natureza através de diversas técnicas trazidas para os desenhos e guaches, a vereadora da Câmara Municipal, São Silveirinha, destaca “as técnicas utilizadas para a elaboração destas obras que pretendem levar o público ao âmago da natureza e o que esta nos pode aportar enquanto seres humanos”.

O exercício assumido por Luís Silveirinha para esta exposição alinha-se com muito do que tem sido o trabalho constante do artista.

Comando Distrital de Portalegre da PSP celebra o 147.º aniversário em Elvas

A Polícia de Segurança Pública (PSP) de Portalegre assinala nesta quarta feira, dia 18 de junho, em Elvas, o seu 147.º aniversário com uma série de cerimónias oficiais.

O evento tem início às 8h45 com o hastear da bandeira, seguido pela celebração da Eucaristia na Sé de Elvas agendada para as 9h30.

A sessão solene inicia-se às 11h15 no Auditório São Mateus, e contará com intervenções das entidades presentes e imposição de condecorações.

O dia de celebração culminará às 13h15 com um almoço de confraternização.

Elvas: Jardim das Laranjeiras volta ser palco de todo o tipo de expressão artística em mais um WeekendArt

O Jardim das Laranjeiras, em Elvas, volta a ser, entre sexta-feira e domingo, de 20 a 22 de junho, palco para uma grande mostra de todo o tipo de expressões artísticas.

O WeekendArt, iniciativa promovida pela Gota d’Arte, está de regresso, para três dias de muita festa, e onde se inclui, logo na noite de sexta-feira, um arraial dedicado a São João, organizado em colaboração com a Arkus e a Banda 14 de Janeiro.

Dizendo que este é um evento que tem “pernas para andar”, o presidente da Gota d’Arte, Luís Rosário, lembra que o WeekendArt correu “muito bem” nas suas primeiras edições, em 2018 e 2019. “Sempre foi nossa política juntar outras associações e isso vai acontecer, não só com a 14 de Janeiro e com a Arkus. Ao longo de três dias, a génese do evento é juntar, num só local, num fim de semana, o maior número de expressões artísticas”, recorda.

Depois da pandemia e do falecimento de Luís Pires – um dos fundadores da associação –, o evento conheceu um interregno, mas está agora de regresso e para o qual Luís Rosário convida todos a estarem presentes. “Era um evento que o Luís Pires acarinhava muito e nós queremos continuar com ele”, assegura.   

“Estamos a falar desde a música, à dança. Temos a zona da feira dos artistas, onde vai estar desde o barbeiro, ao pintor, ao escultor. Vai ser muito interessante, com pessoas que vêm de fora, pessoas da terra, que simbolizam o que é a diversidade das artes”, revela ainda o responsável.

Quanto à escolha do Jardim das Laranjeiras para a realização do evento, o dirigente explica que se trata de um espaço “muito bonito”, que merece ser dinamizado.

A inauguração do evento está prevista, na sexta-feira, para as 19h30. A partir das 21 horas, o WeekendArt dará lugar a um arraial de São João, com a animação a ser assegurada pelos Soversion, a Arkus e a Banda 14 de Janeiro.

Próximo sorteio do Euromilhões com prémio de 17 milhões de euros

Um único apostador acertou na chave vencedora do sorteio do Euromilhões desta terça-feira, 17 de junho, e arrecadou o jackpot de 250 milhões de euros, que “voa” agora para a Irlanda.

Note-se que o maior jackpot de sempre só saiu à quarta vez.

Já o segundo prémio, no valor de 7.825.661,02 euros, foi conquistado por três apostadores estrangeiros cada. Quanto ao terceiro prémio, 16 apostadores lá fora amealharam 20.064,11 euros.

Para Portugal vêm nove quartos prémios (num total de 77) no valor de 1.298,59 euros.

A chave vencedora do concurso do Euromilhões desta terça-feira, 17 de junho de 2025, é composta pelos números 13 – 22 – 23 – 44 – 49 e pelas estrelas 3 e 5.

O prémio da próxima sexta-feira, dia 20 de junho, é de 17 milhões de euros

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.