
De tendas e malas às costas, e ao volante das suas motos, três amigos elvenses – Ari Miguel Branca, Micael Monteiro e Germano Grave – viveram, muito recentemente, uma das maiores aventuras das suas vidas.
Procurando fazer uma pausa de uma semana na correria do dia a dia, os três saíram de Elvas, num domingo à noite, para percorrer cerca de dois mil quilómetros, entre Portugal e Espanha, e para desfrutar de tudo aquilo que a natureza lhes tinha para oferecer. Tendo enfrentado, desde logo, o apagão que deixou a Península Ibérica às escuras, estes amigos saíram à aventura, sem qualquer plano ou destino traçado.
Ao longo de sete dias, estes amigos acabaram por viver de tudo um pouco, com muitos momentos caricatos e insólitos. Entre as dificuldades em encontrar gasolina para as motos no dia do apagão e as avarias das viaturas – tendo mesmo acabado dentro de uma oficina no papel de mecânicos -, chegaram a encontrar, no meio da estrada, um vencedor do Euromilhões e até quem lhes tenha aberto as portas do seu estabelecimento, em plena Serra da Estrela, para pernoitarem.
Já em Espanha, onde acabaram por apanhar a primeira grande chuvada enquanto conduziam, e depois de uma passagem pelas termas de Loios, acamparam junto a umas outras, que se encontravam submersas.
“Saber rir da tragédia”, em algumas circunstâncias, no decorrer desta aventura, foi o lema destes três amigos. No Gerês, já no regresso de Espanha a Portugal, e enquanto dormiam junto a uma cascata, acabaram por ser surpreendidos por volta das cinco da manhã, com trovões que transformaram, de um momento para o outro, a noite em dia.
A aventura, dia a dia, vivida pelos três, e narrada na primeira pessoa, para ouvir na entrevista que partilhamos em podcast: