A Escola Secundária Rainha Santa Isabel, em Estremoz, apresenta a exposição “MULHERES – Conhecer o Passado, Proteger o Futuro”.
Os trabalhos em exposição são da autoria dos alunos do 11.º E, desenvolvidos no âmbito do projeto transversal das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento e Desenho, onde constam 15 retratos de mulheres, que se destacaram em várias áreas, nomeadamente no Desporto, nas Artes, nas Ciências, na Filosofia e outras, em formato A2, com recurso a técnicas como o carvão, o pastel a óleo e a grafite.
Cada retrato é acompanhado pela respetiva síntese biográfica da pessoa retratada.
No âmbito da iniciativa “Tour del Talento Joven”, da Fundação Princesa de Girona, alunos da cidade vizinha de Badajoz estiveram, na tarde de ontem, 5 de maio, na Casa da Cultura de Elvas.
Os jovens visitaram a exposição patente ao público, do XVIII Certame de Jovens Criadores de Badajoz “JABA 2025”, promovida pelo pelouro da Juventude da Câmara Municipal de Badajoz.
A 35ª Exposição Canina Internacional de Elvas decorre este sábado, 10 de maio, nas instalações do Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT).
Estão inscritos cerca de meio milhar de exemplares das mais diversas raças para o certame promovido pelo Município de Elvas em colaboração com o Clube Português de Canicultura e a Federação Cinológica Internacional.
No evento participam criadores oriundos de diversos pontos de Portugal e de outros países europeus, com destaque para Espanha, França e Inglaterra. Também os jurados vêm de vários pontos da Europa.
Desde a sua origem que a Delta Cafés trabalha para cultivar um mundo melhor. Reforçando este compromisso, a Delta Cafés lança a gama de cafés com certificação Rainforest Alliance exclusiva para o canal Horeca – Hotéis, Restaurantes e Cafés. A Certificação Rainforest Alliance é um ícone mundialmente reconhecido de sustentabilidade ambiental e social. Representa o respeito e a salvaguarda por um conjunto de normas de proteção do ambiente e das comunidades agrícolas. Estas normas promovem a protecção da natureza, dos agricultores e comunidades envolvidas na produção do café. The Harvest Collectioné composta por três lotes únicos, que resultam das colheitas dos melhores grãos de café que a natureza proporciona e cumpre a promessa “Da Natureza para a chávena”.
O blend Rainforest é um lote de intensidade 12 (numa escala de 0 a 15), é intenso e encorpado, apresenta notas aromáticas e cítricas, em que persistem as notas de mel e frutos maduros, e foi criado a partir de café cultivado de acordo com as melhores práticas ambientais e éticas.
Já o Bio + Rainforest tem uma intensidade 11 e é um blend intenso e vibrante, com notas de cítrinos, cacau, damasco e frutos secos, composto pela seleção das melhores arábicas da América Central e robustas de África, produzidas exclusivamente em modo de produção biológica e com certificação Rainforest Aliance. A versão Bio + Rainforest Decaf, de intensidade 9, resulta num blend suave e aromático, com notas cítricas e de cacau, criado a partir das melhores arábicas sul americanos e robustas africanos, produzido igualmente em modo de produção biológica.
A gama The Harvest Collection já se encontra disponível para os clientes do canal Horeca e reafirma o compromisso da marca com a sustentabilidade e com a melhoria das condições dos pequenos produtores de café ao longo da cadeia de valor.
A manhã desta terça-feira, dia 6 de maio, em Elvas, foi marcada pela celebração da 33ª edição do Encontro de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) da Arquidiocese de Évora, com o Coliseu a acolher cerca de 3.500 jovens.
Sob o lema do Papa Francisco, “Moral Hope: Jovens, foco de luz e esperança”, o encontro deste ano contou com a organização dos professores de EMRC do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas e do Colégio Luso-Britânico. Para o professor Jorge Borrego, organizador deste encontro, o principal objetivo “é que os jovens, quando terminem este encontro, sejam também foco de luz e esperança na sua família, na escola e para com os amigos”. “Que consigam fazer a diferença neste mundo atual com a sua centelha de luz que nós tanto esperamos deles”, acrescenta.
Já para a diretora do Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas, Fátima Pinto, a presença de cerca de 400 alunos neste evento é “um orgulho”. “Os jovens passaram a semana toda a preparar as mais diversas atividades para este dia e deixa-me muito feliz ver a preocupação dos mesmos em proporcionarem momentos de partilha, de cooperação e de repensarem os dias de hoje, trabalhando mais para o outro, falando mais em nós e não no individual. Estes momentos são de extrema importância para o crescimento e valorização pessoal destes jovens”, assegura a professora.
Quanto ao Colégio Luso-Britânico, representado pela diretora pedagógica, Carla Saldanha, os cerca de cem jovens do quinto ao nono ano representaram os valores desta instituição que é considerada católica e que tem EMRC como uma disciplina que abrange todos os alunos. “Este encontro é mais uma oportunidade de desafiar os alunos a serem cristãos na vida, porque a igreja não se fecha em quatro paredes e o próprio Papa Francisco convidou-nos, ao longo dos últimos anos, para sermos essa igreja em saída, portanto esse é o convite que fazemos diariamente aos nossos alunos, mas hoje é altura de ainda reforçar mais essa mensagem de amor e de vida”, garante.
Reforçando a mensagem de paz, amor e união entre todos, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, adianta que estes encontros “são uma continuidade daquilo que acontece há 33 anos, com duas características bastante distintas: a esperança que os jovens procuram na fé e no mundo e por outro lado, o incentivo à própria disciplina”.
No que diz respeito da organização do evento, Jorge Borrego afirma que este encontro “está a correr muito bem”, salientando que o comportamento de todos os alunos que participaram é “exemplar”, concluindo que “valeu muito a pena todo o esforço feito para termos esta enchente de jovens e de esperança”.
Durante a manhã, no Coliseu de Elvas, o Encontro de EMRC contou com diversas atividades, como representações mímicas, cânticos e oração. Durante a tarde, os jovens estarão reunidos no Jardim Municipal da cidade, onde, entre outras iniciativas, haverá animação musical com djs.
O Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, vai receber a exposição “Artesanato”, de Belmiro Gonçalves, com inauguração marcada para quinta-feira, dia 8 de maio, às 17h30,
Conhecido pela sua técnica, o artesão apresentará peças emblemáticas da cultura pastoril alentejana, preservando técnicas ancestrais, enaltecendo o património de Arronches, através da utilização de materiais como madeira, cortiça, corno, cana, buinho ou couro.
A exposição, com entrada livre, fica patente ao público até ao dia 31 de maio, podendo ser visitada das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, foi agraciado, no passado sábado, 3 de maio, com a Medalha de Mérito da Associação Nacional de Fuzileiros.
A atribuição da medalha ao autarca foi feita no decorrer das celebrações do 21º aniversário da Delegação da Associação de Fuzileiros de Juromenha-Elvas. Esta distinção, para João Grilo, teve um “significado especial”. “Engana-se quem serve a causa pública à espera de reconhecimento ou honrarias. Mas quando eles nos chegam por parte daqueles com quem levamos duas décadas de respeito mútuo e trabalho conjunto, o momento é de legítimo orgulho. Muito obrigado”, diz o autarca, nas redes sociais.
No decorrer da cerimónia foi prestada homenagem a todos os marinheiros do concelho de Alandroal.
A 23ª edição dos Jogos do Alto Alentejo contempla duas atividades em Elvas, esta semana. A primeira é o já habitual Encontro de Atletismo Adaptado, a ter lugar amanhã, 7 de maio, no Estádio Municipal de Atletismo, com a participação dos utentes, entre outras instituições, da APPACDM de Elvas, a partir das 10h30.
Para Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, esta vertente inclusiva dos Jogos do Alto Alentejo é “muito importante”. “Quem, como eu, tem assistido, todos os anos, a essa vertente do atletismo inclusivo, é com agrado generalizado que nós vemos a alegria, a confraternização e até a competição que eles conseguem imputar à atividade”, assegura.
Para domingo, dia 11 de maio, está agendada uma Caminhada Sénior na cidade, uma iniciativa sempre “muito participada”. O objetivo, garante o vereador, é levar todos numa “viagem” que inclua passagem pelos “museus e por tudo aquilo que é interessante” na cidade.
Esta atividade terá partida do Aqueduto da Amoreira, pelas 10h30. As inscrições podem ser feitas na Universidade Sénior (ginásio sénior) mediante o preenchimento da ficha de inscrição. No final haverá almoço convívio para os participantes.
O regresso da Feira Nacional de Olivicultura a Campo Maior promete marcar o mês de maio na vila. A animação musical do evento, no dia 23 de maio, vai estar a cargo de Tim & Emsemble Ibérico, num espetáculo que contará com a participação do Projeto de Formação de Música do Município de Campo Maior, e no dia 24 de “Para Sempre Marco”. Para dia 25 está marcado o Encontro Nacional de Folclore.
Não tendo dúvidas de que o certame, a decorrer entre os dias 22 e 25 de maio, será muito importante para Campo Maior, o presidente da Câmara, Luís Rosinha, revela que a autarquia, juntamente com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAL), a entidade organizadora do evento, está, por esta altura, a ultimar preparativos.
“Eu acho que vai ser muito interessante para a nossa vila, porque vai ser, nesse fim de semana, o centro nacional daquilo que é a olivicultura do nosso país. Vamos ter aqui muita gente importante, do ponto de vista agrícola, que também estará presente nos painéis”, revela o autarca.
“Teremos também o Congresso Nacional do Azeite, que valorizará aquilo que é a produção nacional por todo o país, brilhantes espetáculos musicais. Vamos ter um fim de semana cheio de cor”, diz ainda Luís Rosinha.
Para além da sua componente de exposição, a Feira Nacional de Olivicultura é também um importante espaço de debate e reflexão acerca do setor, algo que se irá refletir na realização da edição deste ano do Congresso Nacional do Azeite. O evento decorre em espaços como o Jardim Municipal, a Praça Multimodal e o Centro Cultural de Campo Maior.
O jovem elvense Francisco Laranjeira revalidou, no passado sábado, 3 de maio, a marca mínima de qualificação para os Jogos Surdolímpicos, após a sua participação nos Campeonatos de Portugal de 10.000 metros, em Braga.
Confirmando o seu bom momento de forma, Francisco Laranjeira, que esteve entre os melhores atletas nacionais, garantiu, uma vez mais, a sua presença na maior prova do mundo de atletismo para surdos.
Os Jogos Surdolímpicos disputam-se, este ano, em Tóquio, entre 15 e 26 de novembro.
Entre os dias 28 de abril e 4 de maio, o Comando Distrital de Portalegre da PSP deteve um homem de 31 anos, por condução em estado de embriaguez, com uma taxa de álcool no sangue de 1,40 g/l.
No mesmo período, a PSP realizou cinco operações de fiscalização rodoviária, com 1935 veículos controlados. No decorrer destas cinco operações foram registadas dez infrações por excesso de velocidade, uma por condução de veículo sob efeito de álcool e uma por falta de inspeção periódica obrigatória.
Foram também realizadas duas operações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária, duas ações de fiscalização/sensibilização de âmbito ambiental e uma ação de fiscalização no âmbito da segurança privada.
Quanto à sinistralidade rodoviária, na última semana, a PSP registou cinco acidentes, dos quais resultou um ferido leve e danos materiais nas viaturas envolvidas.
A segunda edição da Bookkey – Feira Literária de Elvas, tem início esta sexta-feira, dia 9 de maio, e conta com um programa diversificado e que inclui apresentação de livros, sarau poético-musical, caminhada noturna à Rota Literária de Camilo Castelo Branco, oficina de escrita criativa e leitura encenada.
A abertura do certame, que se realiza na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, está marcada para as 21 horas, de sexta-feira, e de seguida será feita uma exortação à leitura e decorre a caminhada noturna, com o guia intérprete Miguel Antunes do VisitElvas.
A iniciativa, que decorre até domingo, dia 11, está integrada nas comemorações do bicentenário de Camilo Castelo Branco, centenário de António Sardinha e centenário de Carlos Paredes.