A Inauguração da Ovibeja 2025 contou, nesta quarta-feira, 30 de abril, com a presença do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes. Veja aqui as fotos:
Inauguração da Ovibeja 2025 (30 de abril)
Comissão Política Concelhia de Elvas do PS informa sobre reunião realizada hoje

A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Elvas enviou à nossa redação um comunicado a informar da súmula da reunião dos elementos da bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Elvas, reunida hoje em Sessão Ordinária, onde aprovaram:
“Um voto de Saudação à passagem do 51º aniversário do 25 de Abril. Saudar o 25 de abril é fazer apelo aos valores da democracia, da liberdade e da tolerância, num mundo em grande transformação, tantas vezes dominado pelo ódio, pela opressão e pela guerra;
Um Voto de Saudação ao 1º de Maio, “Dia do Trabalhador”. Celebrar esta data, é realçar o papel determinante do Trabalhador na construção de um mundo melhor. É persistir na necessidade do respeito pelos direitos do trabalhador, entre os quais,
aqueles que lhe permitam ter uma vida sã, que compatibilize a sua vida profissional com a sua vida familiar;
Um voto de Louvor ao elvense Doutor Honoris Causa pelo IPP, Comendador Dr. António Cachola. Um reconhecimento que realça as qualidades pessoais e profissionais do agraciado e o reconhecimento do seu mérito, com destaque para o impacto extraordinário da sua vida a nível regional, nacional e internacional. E também, sendo realçada a proximidade que mantém ao seu território, ao país e pela forma ímpar como trata a cultura;
Um voto de pesar pelo falecimento de Aníbal Adalberto Pinto de Oliveira Franco, enaltecendo o seu percurso enquanto cidadão e autarca, bem como os valores e princípios com que regeu a sua vida;
Um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Manuel Silva, um elvense defensor acérrimo da cidade e das suas gentes, homem justo e cidadão exemplar, que serviu a causa autárquica em momento muito difícil;
Votou igualmente “Inventário e Documentos de Prestação de Contas do Ano Económico de 2024”, realçando que todos os indicadores Económico Financeiros refletem um pior desempenho em relação ao ano anterior. Muito pelo aumento do Passivo (mais 12 milhões de euros), como é o caso dos que respeitam à Liquidez Geral, à Solvabilidade e ao Endividamento. Também o rácio das Dívidas a Pagar e do número de dias do Prazo Médio de Pagamento, aumentam sob influência do Passivo exigível na vertente da dívida a fornecedores.
Cineteatro Florbela Espanca é palco de noite de fados esta quarta-feira

O Município de Vila Viçosa promove, esta quarta-feira, 30 de abril, uma noite de fados no Cineteatro Florbela Espanca.
Com início às 21h30, o espetáculo contará com as atuações, entre outros, dos fadistas Luísa Bilro, Sofia Cardoso, Liliana Sardos, Vítor Noruegas, Adelino Ramos, Arnaldo Capelas e Ana Sofia Sardos, acompanhados por Leandro Sande, na viola, e por Nuno Cirilo, na guitarra portuguesa.
A entrada é gratuita, mas requer o levantamento de bilhetes no Posto de Turismo de Vila Viçosa.
Faleceu o Padre António Marques dos Santos

O padre António Marques dos Santos, de 93 anos de idade, que residia no Seminário de S. José, Casa Sacerdotal, em Vila Viçosa e que se encontrava hospitalizado no Hospital do Espírito Santo, em Évora, partiu para a Casa do Pai na madrugada deste dia 30 de abril, informou hoje a Diocese de Évora.
“O horário das exéquias do Padre António Marques dos Santos será o seguinte:
– Nesta quarta-feira, dia 30 de abril, a partir das 17h00, o corpo será velado no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa.
– Amanhã, quinta-feira, dia 1 de maio, às 10h30, o Arcebispo de Évora presidirá à Missa de corpo presente, na igreja do Santuário de Nossa Senhora de Conceição, sendo que o funeral seguirá depois para o cemitério de Vila Viçosa, onde será sepultado.
O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, em seu nome pessoal e em nome da Arquidiocese, apresenta sentidas condolências à sua extremosa família.
Com gratidão pelo dom da sua vida e do seu ministério sacerdotal, entregamos a alma do P. António Marques dos Santos ao infinito amor misericordioso de Deus.
O P. António Marques dos Santos nasceu a 1 de novembro de 1931, em Beduído, concelho de Estarreja, sendo filho de João dos Santos e Ana Marques.
Frequentou o Seminário de Évora, tendo sido ordenado presbítero a 21 de agosto de 1955 por D. Manuel Trindade Salgueiro, na Capela do Mitelo (Lisboa). Celebrou a Missa Nova a 28 de Agosto de 1955 em Beduído – Estarreja.
A 26 de setembro de 1955, foi nomeado Coadjutor de Vendas Novas. Quatro anos depois, a 24 de setembro de 1959, assume a Paróquia de Barbacena, no concelho de Elvas. Em 22 de outubro de 1966, é Pároco de Cano (concelho de Sousel) e de Santa Vitória do Ameixial (concelho de Estremoz). A 20 de setembro de 1982, é nomeado Pároco de Terena, Santiago Maior, Montes Juntos e Juromenha. A 10 de janeiro de 1983, foi nomeado Capelão da Misericórdia do Alandroal. No dia 15 de agosto de 1993, é nomeado Pároco in solidum da Paróquia de Rio de Moinhos. Três anos foi nomeado Pároco in solidum moderador de Borba (Matriz e S. Bartolomeu), Orada e Rio de Moinhos com os Padres Salvador e Carlos Antunes de Melo.”
Festas de Nossa Senhora da Boa Nova animaram a histórica vila de Terena

Na manhã do passado domingo, 27 de abril, em contexto de Visita Pastoral Missionária ao concelho de Alandroal, o Arcebispo de Évora presidiu à solene Eucaristia das Festas em Honra de Nossa Senhora da Boa Nova, que decorreram em Terena até esta terça-feira, dia 29.
“Vamos pedir ao Senhor uma fé profunda, que acredita que o Senhor não nos abandona. Neste Ano Santo, ao virmos a este Santuário Jubilar, que cada um de nós se encontre com o Senhor como Tomé, porque o Senhor não poupa esforços para nos encontrar”, disse o Prelado eborense na homilia, concluindo: “Nossa Senhora da Boa Nova, da Boa Notícia, do Aleluia nos ajude a encontrar Cristo na vida. Que cada um de nós abra o seu coração por dentro ao Senhor e diga como Tomé – «Meu Senhor e meu Deus!»”.
Ao final da tarde de domingo realizou-se a histórica e emocionante Procissão do Encontro.
Arkus deu a conhecer história de Elvas a grupo de cem pessoas de Torres Novas

Através das suas visitas teatralizadas, a Arkus proporcionou, no passado sábado, dia 26 de abril, um fim de semana diferente a um grupo de cerca de cem pessoas, oriundas da Casa do Pessoal do Hospital de Torres Novas, que estiveram de visita a Elvas.
“O grupo que veio passar o fim de semana a Elvas não pôde deixar de conhecer cada monumento emblemático da cidade, sempre com o objetivo de descobrir quem seria a Rainha da Fronteira”, diz a Arkus, em nota de imprensa. “Boa disposição, animação e alegria foram palavras que caracterizaram a nossa manhã”, adianta a associação juvenil.
Para além da visita teatralizada, este grupo teve também ainda oportunidade de ouvir as Roncas d’Elvas, durante o jantar, o que fez com que “a animação da manhã se prolongasse até à noite”.
“Não podíamos deixar de agradecer à Junta de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, pela contribuição de águas para os participantes, e à Associação de Paraquedistas do Alto Alentejo, pelo empréstimos das mesas, para que pudéssemos proporcionar a oferta de um pequeno lanche ao grupo”, diz ainda a Arkus na referida nota.
Laço Azul: símbolo da luta contra os maus-tratos infantis formado em Campo Maior

Numa iniciativa conjunta da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Campo Maior, do Município e outras instituições do concelho, esta quarta-feira, dia 30 de abril, o Pavilhão do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro (CERN) foi palco da construção do habitual Laço Azul Humano, símbolo da luta contra os maus-tratos infantis.
Participaram na iniciativa, integrada na programação do mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, os alunos do pré-escolar e do 1.º e 2.º ciclos do CERN e do Centro Educativo Alice Nabeiro.
Às crianças juntaram-se o vice-presidente do Município de Campo Maior, Paulo Pinheiro, a vereadora São Silveirinha, Vanda Portela e Sandra Rosa, em representação da Junta de Freguesia de São João Baptista e da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação, respetivamente.
Esta foi uma organização da CPCJ de Campo Maior, com o apoio do Município, Agrupamento de Escolas, Centro Educativo Alice Nabeiro, Jardim de Infância “O Despertar”, Coração Delta, Santa Casa da Misericórdia, Associação de Pais e Encarregados de Educação, GEDA, Sporting Clube Campomaiorense, ULSNA, Bombeiros Voluntários e Guarda Nacional Republicana.
Oficialmente aberta, 37ª edição da FIAPE promete ser “a melhor de todos os anos”

Está oficialmente aberta a 37ª edição da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, FIAPE, a decorrer no Parque de Feiras e Exposições da cidade até domingo, dia 4 de maio, espaço onde é também promovida, em simultâneo, a 41ª Feira de Artesanato.
Com um total de 500 expositores, o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, garante que a edição deste ano do certame promete “ser a melhor de todos os anos”, uma vez que “há um trabalho feito de forma fantástica”.
Os visitantes, nestes dias, adianta o autarca, poderão “assistir à exposição de agropecuária, diversos concursos, artesanato e a concertos à noite, com um cartaz diversificado”, havendo também “muitos espaços de convívio e de diversão para os mais novos”.
Após realizada esta quarta-feira, dia 30 de abril, a geminação com Extremoz do Brasil, o autarca assegura que o evento “é um abrir de portas para o mundo, apostando na promoção do concelho (…) é trabalhar com foco no futuro”. “A FIAPE é um investimento e nunca será uma despesa” realça.
Quando questionado se haverá espaço para fazer história numa futura edição, uma vez que esta seria a melhor FIAPE de sempre, José Daniel Sádio garante que “há sempre como melhorar e inovar”. “É um desafio que nós lançamos (ano após ano), que é `esta foi excelente, a próxima tem que ser melhor`. Há aqui problemas que têm a ver com o espaço, é um bom problema, mas mesmo assim com o espaço que temos, criamos novidades e ampliamos a nossa parte expositiva e trazer mais expositores”, acrescenta.
Já José Maria Perdigão, presidente da Associação de Produtores de Gado de Estremoz (ACORE), destaca, no decorrer do evento, a realização da exposição e dos concursos de gado, sendo que “este ano vai haver novidades com mais animais, como o concurso do Angus e do Perú Preto Português”. O responsável adianta que as atividades agropecuárias contam com “participantes de todo o lado”.
A FIAPE, em termos económicos e para os próprios associados, diz ainda José Maria Perdigão, é “uma mostra daquilo que se faz e produz no Alentejo”.
Em termos de espetáculos, a FIAPE conta esta noite com um concerto dos Anjos. Amanhã é Nininho Vaz Maia quem sobe ao palco do certame; na sexta-feira, Dillaz e, por fim, no sábado Tony Carreira.
Homem de 69 anos detido em Avis por posse ilegal de armas

Um homem de 69 anos foi detido, pela GNR, na passada segunda-feira, dia 28 de abril, por posse ilegal de armas, no concelho de Avis.
No âmbito de uma investigação por posse ilegal de armas, os militares da Guarda realizaram uma busca domiciliária, que culminou na apreensão de diverso material. Entre o material apreendido, o Comando Territorial de Portalegre destaca uma arma de fogo, três armas de ar comprimido, quatro armas brancas (vulgo punhal), cinco caixas de fulminantes, 604 cartuchos de chumbo, 221 munições e 15 munições tipo zagalote (munição proibidas).
Na sequência da ação, o suspeito foi detido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Fronteira.
A GNR relembra que, “de acordo com o Regime Jurídico das Armas e Munições, quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do Artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida. Importa ainda esclarecer que, quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, constitui um crime de posse ilegal de arma”.
Bárbara Bandeira na primeira noite de Ovibeja

Bárbara Bandeira é a primeira artista a subir ao palco principal (Palco Sagres) da 41ª edição da Ovibeja.
O espetáculo da autora de hits como “Carro”, “Fumaça” e “Onde Vais” tem início marcado esta quarta-feira, 30 de abril, para as 23 horas. Segue-se a animação musical pela noite dentro ao som do DJ Christian F.
Antes, no Palco Filhos da Terra, a partir das 18 horas, há espetáculos dos Adiafa, Jorge Cruz e DJ Groove.
A programação completa para conhecer aqui.
IV Encontro 2CV Cidade de Badajoz com a participação de mais de cem veículos

O “IV Encontro 2CV Cidade de Badajoz” realiza-se entre amanhã e domingo, de 1 a 4 de maio.
Organizado pelo Clube 2CV Badajoz, o evento contará com a participação de 111 veículos, 18 deles oriundos de Portugal. Ao todo, segundo a organização, estão inscritas mais de 200 pessoas no encontro.
O evento arranca esta quinta-feira pelas, com um percurso pelo centro histórico de Badajoz. Na sexta-feira, será realizada uma visita a Campo Maior, com passagens pela Casa das Flores, Museu Aberto, Museu-Lagar Visconde d’Olivã, Capela dos Ossos e Igreja Matriz.
Já no sábado, os participantes terão oportunidade de passar o dia em Zafra, com o domingo a ser dedicado, ainda antes da despedida, à cidade de Badajoz.
Aquaelvas apela à população para que não tente fechar bocas de incêndio

A Aquaelvas solicita a toda a população de Elvas para que, sempre que seja encontrada uma boca de incêndio aberta na via pública, para que não a tentem fechar, dado que essa atitude “pode provocar sérias roturas nas condutas de abastecimento”.
Em caso de dúvidas, a Aquaelvas pede à população para que contacte os serviços competentes: a própria Aquaelvas, através dos contactos 268 639 201, 268 639 202 ou 910 514 151 (piquete), ou os bombeiros, pelo 268 636 320.
As bocas ou marcos de incêndio, explica ainda a empresa, “são abertas pelos serviços da aquaelvas ou bombeiros, sempre que se verifique a necessidade de escoar o ar acumulado nas condutas ou eliminar as impurezas da água, para evitar odores ou cor imprópria na água, e não para desperdício do bem mais precioso: a água”.
Luís Rosinha assume presidência da EuroBEC

O presidente do Município de Campo Maior, Luís Rosinha, tomou ontem, 29 de abril, posse da presidência da Eurocidade Badajoz – Elvas – Campo Maior (EUROBEC), sucedendo desta forma a Ignacio Gragera, alcaide do Ayuntamiento de Badajoz.
Na reunião de passagem de presidência, que decorreu nos Paços do Concelho, com a presença também do vereador do Município de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, foi feita uma retrospetiva do último ano de presidência da EuroBEC e estabeleceram-se objetivos futuros.
A vereadora São Silveirinha e Sol Giralt, Consejala do Ayuntamiento de Badajoz, também estiveram presentes na sessão.
Crianças de Elvas formam Laço Azul Humano para alertar para os maus-tratos na infância

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas encerrou, na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, o seu plano de atividades deste mês de abril, o da prevenção dos maus-tratos na infância, com a construção do habitual Laço Azul Humano.
Ainda que, habitualmente, a iniciativa se realize no Estádio Municipal de Atletismo, devido ao estado do tempo, a solução encontrada, revela a presidente da CPCJ, Raquel Guerra, foi o Centro de Negócios Transfronteiriço (CNT), onde, para além da formação do laço, as crianças tiveram oportunidade de participar em outras atividades e de brincar.
“Eu acho que correu bem, porque, no fundo, o que nós queremos é passar às crianças a mensagem que é um mês importante, de lembrarem todos os adultos o direito que têm de ser amadas e de serem bem cuidadas”,
Assegurando que esta iniciativa é “impactante”, Raquel Guerra lembra que, “infelizmente, ainda muitas crianças sofrem maus-tratos”, sendo que “algumas delas chegam a perder a vida, por esse tipo de negligência e de crime”.
Na construção deste Laço Azul Humano participaram as crianças de 1º e 2º anos de todo o 1º Ciclo do concelho de Elvas.
De recordar que, neste âmbito do mês da prevenção dos maus-tratos na infância, a CPCJ tinha já estado nos ATL do concelho, a dinamizar diferentes atividades com as crianças, tendo também, no passado domingo, promovido uma caminhada solidária.
Sorteio da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar” esta quarta-feira à tarde

A Câmara Municipal de Elvas realiza na tarde desta quarta-feira, 30 de abril, mais um sorteio da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar!” (o segundo referente à época da Páscoa), para o qual convida toda a população e os comerciantes aderentes.
O sorteio realiza-se pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Quem tiver ainda cupões por colocar na tômbola, instalada no Posto de Turismo, pode fazê-lo até 15 minutos antes da hora do sorteio. Às 16 horas, a tômbola será aberta na presença do notário e serão retirados 150 cupões, totalizando um valor de 37.500 euros, em vales de 20 euros.
Este projeto visa incentivar o comércio local e premiar os consumidores que optam por fazer as suas compras no concelho.
Produção de pinha e alterações climáticas no “Entre Pinhas e Conversas” desta semana

Será que as alterações climáticas estão a afetar a produção de pinha? Esta questão é o ponto de partida para mais uma edição do programa “Entre Pinhas e Conversas”, programa promovido pelo Centro de Competências do Pinheiro Manso e do Pinhão, com o apoio da União da Floresta Mediterrânica (UNAC), e emitido nas três rádios do Alentejo em FM.
No programa de hoje, com a ajuda de investigadora auxiliar do INIAV, os ouvintes terão oportunidade de compreender quais as consequências dos aumentos da temperatura e da mudança nos padrões de precipitação que se têm vindo a registar em Portugal.
O “Entre Pinhas e Conversas” desta semana para ouvir no podcast abaixo:
Agricultura “é comida no prato” e “energia” face a apagões, diz ministro na abertura da Ovibeja

A 41ª edição da Ovibeja abriu portas, na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, no Parque de Feiras e Exposições Manuel Castro e Brito, na presença do ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes.

Lembrando a pandemia, as guerras e até o apagão da passada segunda-feira, o governante começou por dizer aos jornalistas que agricultura é sinónimo de “segurança alimentar, de comida no prato”. “Agricultura é também defesa e, face a apagões, é também energia e autonomia e os nossos agricultores têm sido espetaculares”, assegura.
Na agricultura, o setor mais afetado pelo apagão foi o do leite, “pela necessidade do frio”, adianta o ministro, que alerta para a importância do país se preparar para fenómenos com este. “Temos de ter seguros que respondam, porque depois parece que a culpa não é de ninguém e as pessoas é que ficam com o prejuízo e não há forma de as ressarcir”, acrescenta.

Fazendo críticas ao anterior Governo, que diz ter tentado “desmantelar o Ministério da Agricultura”, José Manuel Fernandes garante que tudo está a ser feito para que a agricultura seja um setor “estratégico e estruturante” para o país. Quando questionado sobre o facto de Espanha estar a beneficiar das águas do Alqueva, sem a devida compensação ao Estado Português, o ministro lembra os acordos feitos entre os dois países: “a situação que foi feita, em termos dos acordos, foi benéfica para Portugal, mas a nossa relação terá de ser sempre de confiança, mas também de monitorização”.
Já Rui Garrido, presidente da Associação de Agricultores do Sul (ACOS), entidade responsável pela organização do evento, diz só era escusada a chuva nestes dias de feira. “Este ano, tivemos muita água e a Ovibeja precisava de mais um bocadinho de calor”, começa por dizer. “Temos de lidar com isso, mas as pessoas que venham, que não tenham medo da chuva. É uma feira agrícola, mas que é feita para as pessoas, para as famílias”, diz ainda, apelando à “ajuda do São Pedro”.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, a Ovibeja é uma “marca, um grande ativo do Alentejo”. “É uma grande feira agrícola, mas é também uma feira de público, que promove muito o Alentejo em todo o país. Desse ponto de vista, é o evento com maior número de visitantes da região e, para o turismo, é um momento muito relevante”, assegura.
A 41ª edição da Ovibeja é este ano dedicada ao tema “+AGRICULTURA +FUTURO”. O evento estende-se até domingo, dia 4 de maio, com muitos motivos de atração: colóquios, exposições, demonstrações de máquinas e equipamentos agrícolas, provas equestres, concursos de ovinos e suínos, demonstrações com cães, restaurantes, bares e quiosques, produtos agroalimentares de excelência – como o queijo, o vinho, os enchidos, a doçaria, o pão e o mel – e o artesanato.
Como tem vindo a ser hábito, a Ovibeja apresenta também espetáculos com artistas de renome: desta vez, sobem a palco Bárbara Bandeira, Bandidos do Cante, Slow J e Miguel Araújo.
Idoso de 81 anos com ferimentos ligeiros após despiste na A6 entre Elvas e Badajoz

Um despiste de um veículo ligeiro, na manhã desta quarta-feira, 30 de abril, na A6, no sentido Elvas – Badajoz, resultou em ferimentos ligeiros num homem de 81 anos.
De acordo com fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, o idoso foi transportado pelos Bombeiros de Elvas ao Hospital de Santa Luzia, para observação.
O acidente deu-se ao quilómetro 152,8 da A6 e o alerta foi dado às 11h09.
Para o local foram mobilizados sete operacionais, entre Bombeiros de Elvas e GNR, apoiados por quatro viaturas.
Tim voltou a encantar Arronches

Perto de duas centenas de pessoas marcaram presença no auditório do Centro Cultural de Arronches na tarde do passado domingo, dia 27 de abril, para, à semelhança do que aconteceu no ano transato, contemplar mais um concerto memorável, ao abrigo das comemorações do Dia da Liberdade.
Desta feita, ao palco daquele anfiteatro subiu o conceituado artista Tim, que, acompanhado pelo trio ‘Ensemble Ibérico’, composto por Luís Zagalo, David González e Fernando Arce, pelo seu filho Sebastião Santos e por Hugo Monteiro, voltou a encantar todos os presentes, que não se fizeram rogados e, quer com a luz do telemóvel, com palmas ou até a trautear as letras, deliraram com cada um dos temas do próprio ou dos grupos aos quais o músico pertence.
Para abrilhantar ainda mais esta tarde, em palco estiveram ainda os grupos da Academia Sénior de Arronches e da Escola de Música de Arronches, que, muitíssimo bem coordenados pelos maestros João Banheiro e João Veiga, foram o coro que deu ainda mais “corpo” a cada uma das músicas.
No final, o artista fez um agradecimento muito especial ao Município de Arronches pelo convite, não se coibindo de dar mérito a todos aqueles que o acompanharam em palco durante a tarde.
“Sabores do Toiro Bravo” de regresso a Coruche já esta quinta-feira

As tasquinhas dos “Sabores do Toiro Bravo” estão de regresso à Praça de Touros de Coruche já esta quinta-feira, 1 de maio, num evento que decorre até domingo, dia 4.
Sendo esta já a 21ª edição da iniciativa, o principal objetivo da Câmara Municipal é promover “a carne do toiro bravo, sobretudo carne que é criada em pleno montado e em plena lezíria”, começa por explicar a vereadora Susana Cruz.
“É uma carne criada nas melhores condições e com uma alimentação de excelência, que não indo para aquilo que é a sua finalidade, é depois confecionada. Esta é uma carne única, que tem um sabor próprio e que tem múltiplas interpretações, não só por parte dos restaurantes, mas também dos chefs, que pegam nesta carne, em qualquer parte do toiro bravo, e confecionam excelentes pratos gastronómicos”, adianta a autarca.
No decorrer do evento, não vai faltar animação. “Vamos ter o desfile de trajes ribatejanos, atividades taurinas com o grupo de forcados amadores de Coruche, animação itinerante pelas tasquinhas e pelos vários espaços de restauração, que vamos ter em redor da Praça de Touros. É um conjunto de atividades muito ligada àquilo que é o nosso mundo rural e aquilo que também é realizado no concelho de Coruche, em torno de toda esta fileira associada à tauromaquia e às ganadarias”, remata Susana Cruz.
“Pés no Chão”: Festival Internacional de Dança de Campo Maior arranca desta vez em Badajoz

O Festival Internacional de Dança de Campo Maior, “Pés no Chão”, está de regresso este fim de semana, para três dias de vários espetáculos.
Desta vez, o evento organizado em parceria pelo Município e a associação Axpress-Arte, contempla diversos espetáculos, não só na vila, mas também em Badajoz, como revela o presidente da Câmara, Luís Rosinha: “este ano temos a particularidade em que, num dos dias, os espetáculos ocorrerão em Badajoz, para mantermos a componente internacional do festival, sendo que a grande parte dos dançarinos é internacional”.
“Será um momento importante, do ponto de vista cultural e artístico, para o concelho. Vamos ter um mês de maio de muita cor e alegria, com muitos eventos para que os campomaiorenses possam desfrutar “, remata o autarca, fazendo alusão à organização de outros eventos na vila, como é o caso da Feira Nacional de Olivicultura, no final do mês.
O “Pés no Chão”, arranca esta sexta-feira, 2 de maio, às 20h30, no Teatro López de Ayala, em Badajoz, com o espetáculo “Con Los Pies En El Suelo”.
No sábado, a partir do meio-dia, na Praça Multimodal de Campo Maior, são apresentados os espetáculos “Lo contemporáneo del Flamenco”, “This Is A Contact Sport”, “Deluati” e “Taygete”. Ainda no sábado, mas no Centro Cultural, a partir das 18h15, sobem a palco os espetáculos “The Other Other Versions” e “Com os Pés no Chão”.
Por fim, no domingo, dia 4, o Lagar-Museu Palácio Visconde d’Olivã, a partir do meio-dia, será palco dos espetáculos “Acariciando el AZUL” e “Flamenco Futuro [Código Abierto]”.
Destaque ainda para a realização de um workshop de dança com o bailarino, coreógrafo e professor de dança contemporânea Miguel Punzano, no sábado, a partir das 10 horas, no Centro Cultural da vila.
São Vicente começa esta quarta-feira a celebrar Nossa Senhora da Ventosa com tradicional romaria

É já esta quarta-feira, 30 de abril, que a população da freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, ruma ao campo, para cumprir a tradicional romaria em honra de Nossa Senhora da Ventosa. Organizada pela Comissão de Festas “Amigos da Ventosa”, a festa inicia-se hoje apenas com música ambiente.
Amanhã, em feriado de 1 de maio, pelas 10 horas, tem início, na igreja de São Vicente a procissão em direção à capela de Nossa Senhora da Ventosa, onde, no final, será celebrada missa. Às 13 horas, o almoço é oferecido à população de São Vicente pela Junta de Freguesia. Às 15 horas, há jogo da malha.
Já na sexta-feira, dia 2, o destaque vai para um baile com João Tocha, marcado para as 21h30. No sábado, haverá, durante a manhã, passeio de motos; às 17 horas, tourada à vara larga, com gado da Ganadaria Irmãos Serpa; sendo a noite de karaoke. Por fim, no domingo, dia 4 de maio, é promovida uma corrida de carrinhos de rolamentos, a partir das 10h30, e mais um jogo da malha, destinado à população da freguesia, pelas 14 horas.
Durante o evento, haverá serviço de bar. Na organização, a Comissão de Festas “Amigos da Ventosa” conta com o apoio da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa.

Próximo sorteio do Euromilhões com “jackpot” de 99 milhões de euros

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 29 de abril, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 99 milhões de euros.
Um segundo prémio também não contemplou nenhum apostador. Já um terceiro prémio, no valor de mais de 65 mil euros, saiu a 11 jogadores, com aposta registada fora de Portugal.
A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 2, 9, 24, 30 e 41 e as estrelas 1 e 11.
A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.