Jovem queixa-se de ter sido “drogada” dentro de uma discoteca em Badajoz

Uma jovem de Badajoz afirma ter sido “drogada” dentro de uma discoteca, durante a Festa da Primavera, na passada quinta-feira, dia 10 de abril.

A denuncia foi feita através de um vídeo nas redes sociais online, em que diz ter entrado para a festa com as suas amigas e após ter ingerido uma bebida não se “lembra de nada”.

O caso está a ser divulgado pelo Extremadura7dias, onde a jovem disse que ter sido “drogada nesse dia”, acrescentando que entrou no local cerca das 21h00 locais e as amigas contaram-lhe que não chegou a beber o conteúdo total da bebida. Foram as amigas que à 21h45, a retiraram da discoteca e chamaram os pais que a levaram para o Hospital Universitário de Badajoz, onde chegou desmaiada e a deitar espuma pela boca, tendo entrado em paragem cardio-respiratória. Só conseguiu recuperar por volta das 02h00 da madrugada.

A jovem diz que houve “para além do meu caso, mais cinco raparigas a quem lhes aconteceu o mesmo”, tendo os seus pais assistido a esses casos, enquanto estavam na sala de espera do Hospital.

“Bebi três goles da minha cubata (Cuba Livre, bebida de run e cola) e entrei em paragem cardio-respiratória, mas se chego a beber tudo, então tinha morrido” disse nas redes sociais online.

Discoteca disponibiliza vídeo

Segundo a jovem, depois de apresentado o vídeo que “viralizou” no Instagram, diz que a discoteca a contactou e disponibiliza a visualização das câmara de segurança para esclarecer o caso.

A queixosa, contudo, diz que não quer prejudicar a imagem da discoteca, pois acredita que o que lhe aconteceu “podia ter acontecido noutro lado” e que publicou o vídeo como um alerta para todas as outras jovens.

Atirador elvense José Maria Pereira conquista pódios no Campeonato do Mundo

O jovem elvense José Maria Pereira, do Clube de Tiro e Caça de Elvas, esteve presente no Campeonato do Mundo de Tiro, em Sevilha, que decorreu na primeira semana de abril.

O atirador do Clube de Tiro e Caça de Elvas, classificou-se entre os 390 atiradores mundiais, na categoria “júnior”, tendo conquistado os seguintes prémios: 1º classificado na categoria “cadete”, 1º classificado na categoria “júnior” e vencedor absoluto na contagem de Espanha.

IPP recebeu a tertúlia “Alentejo e Beira Baixa: deambulações literárias entre dois territórios”

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Portalegre foi palco, na passada terça-feira, dia 8 de abril, de uma tertúlia intitulada “Alentejo e Beira Baixa. Deambulações literárias entre dois territórios”, um evento que celebrou a literatura como instrumento de preservação da memória e valorização do território.

Realizada no Auditório Abílio Amiguinho, a tertúlia contou com a presença de autores e personalidades ligadas ao mundo académico e jornalístico. Teve como ponto de partida duas obras que dão voz ao passado e às vivências de comunidades do interior da Beira Baixa e do Alentejo: “Ai, Alentejo… Memórias Rurais”, de Abílio Maroto Amiguinho e “Sipote, uma aldeia do Pinhal”, de Luís Farinha.

A conversa foi moderada por Fernando Alves (colaborador externo da Antena 1 e autor da rubrica diária “Os dias que correm”, também ele com origens familiares na Beira Baixa), tendo contado também com a intervenção do editor Fernando Mão de Ferro, responsável pela Editora Colibri.

Durante a conversa, falou-se de recordações, cheiros, paisagens, protagonistas, episódios da vida rural e de muitos afetos. Recordaram-se tempos de infância vividos no campo, da relevância dos laços sociais e económicos comunitários, do esvaziamento demográfico destes territórios, bem como das suas potencialidades e possíveis caminhos futuros. O pretexto para esta sessão partiu da ideia de que é mais o que une estes dois territórios, separados pelo Tejo, do que o que os separa, demonstrado por exemplo nas vivências quotidianas, nos modos de vida, nos costumes e usos, na música popular e nos fluxos migratórios sazonais, registados na gíria popular como migrações dos “ratinhos”. Esta ligação entre os dois territórios encontra, aliás, registo na história desde os tempos dos romanos até aos nossos dias, passando pelo domínio do Priorado do Crato, e da Casa do Infantado, constituindo centralidades de outrora, secundarizadas pelo período do “Eldorado Africano”, e mais recentemente, pelo processo de litoralização do território continental português.

Os intervenientes sublinharam a importância de fixar em livro as vivências das populações, promovendo a intergeracionalidade e o diálogo entre territórios, num tempo em que o interior do país continua a enfrentar desafios significativos de coesão e desenvolvimento.

Este momento foi também uma homenagem à identidade dos territórios do interior, àqueles que neles nasceram, viveram e resistiram. Uma celebração da palavra como lugar de encontro, memória e futuro.

Esta tertúlia integrou-se nas comemorações dos 40 anos da ESECS, reforçando o compromisso da instituição com a cultura, a educação, a transferência de conhecimento, o debate de ideias e a valorização das identidades locais.

Obra do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Elvas concluída

A obra de ampliação e requalificação do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Elvas, num investimento de cerca de 200 mil euros, está concluída.

A empreitada, para além da requalificação do espaço existente, teve como objetivo a ampliação das instalações, por forma a dar mais condições aos animais que ali se encontra, assim como dotar o mesmo de salas necessárias para a área da vertente de cuidados animais, como uma sala de tratamentos ou de quarentena.

Foi ainda objetivo adaptar o mesmo às normativas em vigor em termos de bem-estar animal, bem como a criação de espaços para proteção sanitária e melhoria de condições de trabalho para os funcionários.

Crianças de Elvas divertem-se durante as férias da Páscoa nos Fortes de Santa Luzia e da Graça

Os Fortes de Santa Luzia e da Nossa Senhora da Graça, em Elvas, tornaram-se palco de alegria e descoberta, nestes últimos dias, com um programa de atividades e jogos temáticos pensados para celebrar a época festiva da Páscoa.

Direcionadas especialmente às crianças, estas iniciativas proporcionam momentos de diversão, aprendizagem e contacto com o património, num ambiente repleto de magia e tradição.

As atividades, desenvolvidas pelo Serviço Educativo dos Fortes, destinam-se a grupos com marcação prévia.

Semana Santa iniciou-se em Fronteira com o Domingo de Ramos

A vila de Fronteira celebra a Semana Santa, de 13 a 20 de abril, com várias procissões e cerimónias religiosas. Depois de muitas pesquisas realizadas, a Paróquia de Nossa Senhora da Atalaia de Fronteira volta a impulsionar esta tradição religiosa cristã que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

As celebrações iniciam-se no dia 13 de abril, Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, com a tradicional Procissão e Missa de Ramos assinalada na Praça do Município, nesse mesmo dia também decorreu a Procissão do Encontro.

Conheça a programação completa da Semana Santa em Fronteira:

Candidaturas ao I Concurso Literário Escolar Paula Calado até 22 de abril

O I Concurso Literário Escolar Paula Calado tem candidaturas abertas até à próxima terça-feira, dia 22 de abril.

Promovido pelo coletivo “Autores de Elvas”, o concurso é destinado a jovens estudantes, desde o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, de qualquer estabelecimento de ensino dos concelhos de Elvas e Campo Maior. Nesta sua primeira edição, o concurso é dedicado, na modalidade de Conto, aos 50 anos do 25 de Abril.

Para mais informações, os interessados podem aceder à página de Facebook dos “Autores de Elvas” ou procurar o professor bibliotecário.  

Presidente da Câmara de Estremoz agraciado com Medalha de Honra ao Mérito pela Liga dos Combatentes

Decorreram na manhã da passada quarta-feira, dia 9 de abril, no Mosteiro da Batalha, as cerimónias comemorativas do Dia do Combatente e do 107° aniversário da Batalha de La Lys.

No decorrer da cerimónia, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a Liga dos Combatentes distinguiu e agraciou, com a medalha de honra ao mérito (grau Ouro), o presidente da Câmara Municipal de Estremoz, José Daniel Sádio, “pelos serviços muito distintos e do mais elevado mérito, exercidos no desempenho dos mais altos e alçados desígnios da Liga dos Combatentes dirigidos aos mais vastos setores de sociedade portuguesa, nomeadamente a formação cívica dos cidadãos, em especial dos jovens, e a promoção da vontade coletiva da defesa nacional junto das populações”.

A acompanhar o presidente da Câmara Municipal de Estremoz estiveram os elementos da direção do Núcleo de Estremoz da Liga dos Combatentes, liderada pelo seu presidente, Sargento-Mor Jorge Carujo.

Município de Elvas investe 200 mil euros naquele que promete ser “o melhor” Festival da Juventude

Van Zee, Wet Bed Gang, MC Pedrinho e Mizzy Miles são os cabeças de cartaz de mais uma edição do Festival da Juventude e Académica de Elvas, que está de regresso ao coliseu da cidade, de 15 a 17 de maio.

O evento, no qual a Câmara Municipal de Elvas, segundo o presidente Rondão Almeida, investe 200 mil euros, é um festival “para e com os jovens”. “Tudo aquilo que vai acontecer no coliseu, no decorrer destes três dias, vem das opiniões dos jovens: foi feito um inquérito a quase um milhar de jovens para dizerem de sua justiça, de quem é que gostariam de ver em palco, e foi na base dessa auscultação que a Câmara Municipal acabou por fazer este investimento”, assegura.

Na organização do evento, o município conta, uma vez mais, com a colaboração de “meia dúzia de associações”, como a Arkus, a Gota d’Arte e as próprias associações de estudantes da Escola Secundária D. Sancho II e da Escola Superior de Biociências.

A expectativa do autarca é que esta venha a ser a edição mais participada de sempre do festival. “Pelo preço dos bilhetes e da pulseira, eu acho que vamos ter o maior festival e o maior número de jovens dentro do coliseu”, comenta Rondão Almeida, que lembra que este, acima de tudo, é um evento que possibilita, uma vez por ano, momentos de animação aos jovens.

No primeiro dia, 15 de maio (quinta-feira), para além de Van Zee, sobem a palco Youth Revolution, DJ Vina, Alentuna e Tunas Convidadas, DJ Peat e Gao Percussion. O Opening Set estará a cargo de DJ Gamuski. Já no dia 16, aos Wet Bed Gang juntam-se os B3L2, DJ Limacoox e Los Primos, com o Opening Set a ficar à responsabilidade do DJ Perico. Por fim, a 17 de maio, para além de MC Pedrinho, atuam também no evento Mizzy Miles, Deejay Sam e Quintasz. O Dj Dinga é o responsável pelo Opening Set.

Desta vez, o festival vai contar com um total de seis palcos. “Para além do palco principal e do Opening Set By, vamos ter outros quatro palcos, para os bailarinos do grupo Angry Nerds, que vão proporcionar momentos de animação, criando uma interação com a juventude, ativando a marca do próprio festival”, explica o vereador Cláudio Monteiro.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, também desta vez a Câmara Municipal vai dar oportunidade aos jovens do concelho ou que estudem em Elvas de serem os apresentadores e repórteres digitais do evento. As candidaturas serão feitas com o envio de um showreel, com a duração máxima de um minuto, em que os jovens, dos 16 aos 35 anos, devem explicar por que motivos devem ser os escolhidos.

A entrada no primeiro dia do festival é gratuita, sendo que os bilhetes têm um custo de dez euros para o segundo dia e de 12 para o terceiro, enquanto a pulseira custa 18 euros. Os bilhetes e as pulseiras encontram-se à venda na Ticketline bem como em quatro agentes oficiais, em Elvas: no Coffee Time Adequeduto e nas papelarias Cidade Nova, Nova Elvense e do Intermarché.

O Festival da Juventude e Académico de Elvas foi apresentado, ao final da manhã desta terça-feira, 15 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença de vários jovens e dos representantes de associações como a Arkus e a Gota d’Arte.

Assembleia Geral do Clube do Diabético de Elvas reúne no próximo dia 23

A Assembleia Geral do Clube do Diabético de Elvas reúne no próximo dia 23 de abril (quarta-feira), pelas 17h30.

Da ordem de trabalhos constam os seguintes pontos: leitura e aprovação da ata da reunião anterior; apresentação, discussão e votação do orçamento e plano de atividades para 2025; apresentação, discussão e votação de contas de gerência de 2024; apresentação e votação das propostas para sócios honorários; e tratamento de qualquer assunto de interesse para o clube.

Em conformidade com os estatutos, se às 17h30 não estiver reunido um número legal de sócios para a assembleia poder funcionar, esta terá início uma hora depois com qualquer número de associados presente.

Van Zee, Wet Bed Gang e MC Pedrinho no Festival da Juventude e Académico de Elvas

Van Zee, Wet Bed Gang e MC Pedrinho são os cabeças de cartaz da edição deste ano do Festival da Juventude e Académico de Elvas, a ter lugar entre os dias 15 e 17 de maio, no Coliseu Comendador Rondão Almeida.

Promovido pela Câmara Municipal de Elvas, o evento, apresentado na manhã desta terça-feira, 15 de abril, no Salão Nobre dos Paços do Concelho e destinado, sobretudo, ao público mais jovem, promete três noites de muita diversão.

No primeiro dia, 15 de maio (quinta-feira), para além de Van Zee, sobem a palco Youth Revolution, DJ Vina, Alentuna e Tunas Convidadas, DJ Peat e Gao Percussion. O Opening Set estará a cargo de DJ Gamuski.

Já no dia 16, aos Wet Bed Gang juntam-se os B3L2, DJ Limacoox e Los Primos, com o Opening Set a ficar à responsabilidade do DJ Perico.

Por fim, a 17 de maio, para além de MC Pedrinho, atuam também no evento Mizzy Miles, Deejay Sam e Quintasz. O Dj Dinga é o responsável pelo Opening Set.

Durante os três dias do evento, haverá animação com bailarinos do grupo Angry Nerds.

Município de Arronches promove limpeza e desinfeção dos contentores do concelho

Conforme tem vindo a ser hábito em Arronches, periodicamente e com a regularidade necessária, o Município promove ações de limpeza e desinfeção dos contentores de resíduos sólidos urbanos que se encontram na área do concelho, com o objetivo de anular os riscos que a falta de tratamento dos mesmos acarreta para a saúde pública.

Assim, durante a corrente semana, até quinta-feira, 17 de abril, encontrar-se-ão no terreno as viaturas e os técnicos da empresa “SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente, S.A.”, com especialização em trabalhos de lavagem, limpeza e desinfeção de equipamentos de contentorização, a decorrerem nas três freguesias do concelho.

Com estes trabalhos, desenvolvidos com a colaboração dos colaboradores da autarquia, procura-se, para além da supressão do odor desagradável emanado pelos resíduos, a eliminação de microrganismos nocivos para o ser humano.

A Câmara Municipal de Arronches continuará a promover esta intervenção sempre que se justifique, contando igualmente com a colaboração da comunidade para manter o concelho limpo e cuidado, o que, no que aos resíduos urbanos diz respeito, acontecerá com o depósito dos mesmos em sacos devidamente fechados dentro dos contentores e nunca fora dos mesmos.

Com esta atitude, toda a população estará a dar o seu contributo para que Arronches atinja os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 13 e 15, definidos pela Organização das Nações Unidas, respetivamente ‘Ação Climática’ e ‘Proteger a Vida Terrestre’.

Páscoa com perspetivas de uma “excelente ocupação” hoteleira no Alentejo

Tudo indica que este período festivo se traduza numa boa ocupação das unidades hoteleiras do Alentejo, com as previsões a apontarem para uma Páscoa melhor que a de 2024.

Dando conta que hotéis e outros alojamentos da região contavam já, há cerca de uma semana, com uma taxa de reservas “acima dos 60%”, o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, lembra que a Páscoa é, em regra geral, “um bom período de ocupação” para a região. “Cerca de 70% dos hoteleiros diz-nos que a sua previsão é que teremos uma Páscoa, em 2025, melhor do que o período de ocupação da Páscoa de 2024”, adianta o responsável.

Considerando esta uma Páscoa “interessante”, tendo em conta os dois fins de semana seguintes com pontes, José Manuel Santos diz querer “ver como é que o mercado, especialmente o português, olha para este período de, potencialmente, 20 dias de férias e escolhe os períodos onde que vai apostar as suas férias, mini-férias ou fins de semana”. “Sabemos que há muito last minute, especialmente tendo em conta que o nosso principal mercado emissor e interno é a Área Metropolitana de Lisboa e as reservas são sempre feitas muito em cima da hora”, acrescenta.

“A nossa perspetiva é para uma Páscoa cheia, com uma excelente ocupação e com uma distribuição relativamente equitativa, com uma preponderância do mercado português, mas também com algum mercado espanhol na nossa hotelaria e no nosso alojamento”, diz ainda o presidente da ERT em jeito de conclusão.

Município de Portalegre assina protocolo com a PSP para instalação de sistema de videovigilância na cidade

A presidente da Câmara Municipal, Fermelinda Carvalho, e a comandante do Comando Distrital da PSP, superintendente Isabel Canelas, assinaram ontem, 14 de abril, um protocolo com vista à implementação de um sistema de videovigilância na cidade.

Este acordo, segundo o Município de Portalegre, “prevê a criação de uma infraestrutura tecnológica destinada a reforçar a prevenção da criminalidade e a aumentar a perceção de segurança junto da comunidade”.

O projeto, avança ainda a autarquia, “será desenvolvido em estreita colaboração com a PSP, garantindo o cumprimento rigoroso das normas constitucionais, nomeadamente no que respeita à legalidade democrática, aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, bem como às boas práticas de vigilância urbana”.

Município de Campo Maior apoia IPSS na aquisição de viaturas: “temos de olhar para as necessidades dos nossos”

A Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior e o Centro de Dia e Lar de Degolados adquiriram, recentemente, viaturas elétricas, após uma candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o apoio da Câmara Municipal.

Embora considere que não deviam ser as autarquias as responsáveis por assegurar todos os apoios às Instituições Particulares de Solidaridade Social (IPSS), o presidente da Câmara, Luís Rosinha, garante que nunca o município deixa de olhar para as necessidades das instituições do concelho: “eu sou daqueles que acha que não deveriam ser os municípios a ter todos os tipos de apoio junto das IPSS – para isso existem as tutelas -, mas o que é certo é que nós, enquanto responsáveis políticos do nosso território, temos de olhar para aquilo que são as necessidades dos nossos e também daqueles que lá trabalham”.

O Município de Campo Maior, adianta o autarca, incentivou, desde logo, as IPSS a candidatarem-se ao PRR, sendo estas duas as “que podiam ser elegíveis”. “Cada uma delas adquiriu uma viatura, apoiada em 25 mil euros pelo PRR e nós, Câmara Municipal de Campo Maior, apoiamos o valor remanescente”, remata.

As duas viaturas elétricas já se encontram ao serviço dos utentes, quer da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, quer do Centro de Dia e Lar de Degolados.

I Balu’Arte no Forte de Santa Luzia adiado para data a anunciar devido à previsão de mau tempo  

Devido às condições meteorológicas adversas previstas para sexta-feira, dia 18 de abril, a primeira edição do Balu’Arte, evento programado para Forte de Santa Luzia, foi adiado para data a anunciar em breve.

“Acreditamos que este encontro merece um belo dia de sol, para que todas e todos possam desfrutar plenamente do convívio e da beleza ímpar daquele espaço histórico”, revela o Coletivo Artístico 7350 em nota de imprensa.

Ainda assim, a sessão “Mil e Uma Noites: Elvas, Meu Coração Raiano”, pela associação UmColetivo, vai manter-se, estando marcada para as 14 horas, no espaço Stand’Arte (na Rua António Tomás A Pires, n.º 13).

“Mil e Uma Noites: Elvas, Meu Coração Raiano” é um projeto de investigação sobre aquilo que as mulheres escreveram no século XX. “Interessa a literatura publicada e a que ficou na gaveta; interessam as cartas, os bilhetes, os lenços das sortes bordados às cores, as receitas para matar a fome. Interessam também as vozes que guardam estórias, lengalengas, rezas, pedaços de vida. E todos esses fragmentos, como uma trapologia feita a várias mãos, se unem numa sessão de teatro radiofónico. As vozes das mulheres que entrevistámos juntam-se às da Cátia Terrinca e da Mariana Vital Ferreira, ora falando, ora cantando, para contar uma possível história feminina do século XX em Elvas”.

Este é um projeto UMCOLETIVO (Cátia Terrinca, João P. Nunes, Raquel Pedro, Ricardo Boléo, Rui Salabarda e Sara Santos) a partir de textos de Adelaide Cabete, Aldina Falcato, Branca Flor, Alexandra Rodrigues, Ivone Bravinho, Joana Leal, Maria do Céu, Maria do Céu Ponce Dentinho, Maria José Travelho Rijo, Maria Vicente, Paula Moreira, Raquel Soeiro de Brito, Sandra Rogeiro, Virgínia Guerra Quaresma e Vitorica Mendes; com depoimentos de Maria José Rijo, Claudina Brito, Luísa Currito, Vitorica Mendes, Joana Leal, Teresa Guerreiro, Cristina Flor, Balbina Oliveira, Francisca Tripa, Ivone Bravinho, Raquel Soeiro de Brito e Paula Moreira.

“Aguardamos por um dia mais solarengo para nos reunirmos no Forte, mas esperamos por vocês já nesta sessão especial em Elvas”, lê-se ainda no referido comunicado da organização.

Sobe para 201 o número de detidos na Operação “Páscoa” da GNR por condução sob efeito do álcool

Entre o início da Operação “Páscoa 2025”, que arrancou à meia-noite da passada sexta-feira, 11 de abril, e as 23h59 de ontem, dia 14, a GNR já fiscalizou 28.339 condutores, dos quais 514 conduziam com excesso de álcool. Destes 514, 201 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 103 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 4.966 contraordenações rodoviárias detetadas até ao momento, destacam-se 1.323 por excesso de velocidade; 313 excessos de álcool; 138 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 150 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 676 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 200 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Relativamente à sinistralidade rodoviária, a GNR registou 859 acidentes, dos quais resultaram duas vítimas mortais (nos dias 12 e 13), 21 feridos graves e 269 feridos leves.

Durante a operação, que se estende até à próxima segunda-feira, 21 de abril, a GNR irá continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.

Via Sacra une “um local de morte” a “um lugar de vida” na noite desta quarta-feira em Elvas

O Movimento Teresiano de Apostolado (MTA) de Elvas organiza esta quarta-feira, 16 de abril, a tradicional Via Sacra pública, com saída às 21h30 do Pelourinho, junto à Igreja das Domínicas, em direção ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade.

A via sacra, lembra a irmã Maria de Fátima Magalhães, vai unir “um local de morte”, o pelourinho, “onde se sacrifivam pessoas na Idade Média”, a um “lugar de vida”, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, “onde na Eucaristia está Jesus ressuscitado”. Esta é uma celebração que “antecipa o tríduo pascal, que começa na Quinta-feira Santa”.

Este ano, a Via Sacra tem “ainda um sentido mais especial”, dado que o Santuário do Senhor Jesus da Piedade foi considerado Santuário Jubilar pela Conferência Episcopal Portuguesa. “Este ano é chamado o ‘Ano Santo’. Segundo as datas, faz mais ou menos 2025 anos que Jesus nasceu, e a Igreja, de 25 em 25 anos, declara o Ano Jubilar, um ano especial, com mais celebrações, com mais tempo para a reflexão, para a oração e com um convite ao perdão, à misericórdia, à bondade, à libertação interior e ao amor aos pobres, cada vez maior”, acrescenta a irmã.

Não só diferentes santuários foram declarados jubilares pelo Papa Francisco, mas também algumas igrejas de prisões. Celebrar o jubileu, garante Maria de Fátima Magalhães, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, a par de muitos outros, é “atravessar uma porta santa, para encontrar a felicidade interior e a paz”. O sonho da irmã é vir a celebrar o Jubileu com os reclusos de Elvas, a par de toda a equipa do Estabelecimento Prisional, no Santuário do Senhor Jesus da Piedade, sendo que, já esta sexta-feira, 18 de abril, haverá Via Sacra na cadeia.

“Fazer a Via Sacra é fazer uma oração, é falar com Jesus. Mas este ano, os temas que vão ser lidos durante a Via Sacra são ou do Evangelho ou da bula ‘A Esperança Não Confunde’ que o Papa Francisco escreveu. Percorrendo o caminho da Via Sacra, estamos a percorrer o caminho da nossa vida, porque hoje, cada um de nós também tem os seus caminhos de alegria e os seus caminhos mais escuros”, remata.

A concentração da população, que vai participar nesta Via Sacra pública de amanhã, em Elvas, está marcada para as 21h15, junto ao Pelourinho.