
Desde o passado dia 27 de março, Dia Mundial do Teatro, muitas foram as peças apresentadas, sobretudo na Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, no âmbito do improvis’ARTE, o festival de teatro escolar mais antigo do país, que chega este sábado, 5 de abril, ao fim, com a apresentação de “Uma Família 100 Segredos”, no Auditório São Mateus.
“Foram muitas sessões, muitas peças de teatro, muitos grupos de teatro que nos visitaram. Temos a particularidade de ter já escolas que vêm de Lisboa e Porto, porque nos procuram, tendo em conta que somos o festival de teatro escolar mais antigo do país”, começa por dizer o professor Carlos Beirão, presidente da Arkus, associação responsável pela organização do evento, em conjunto com a Escola Secundária D. Sancho II.
Dizendo-se “contente” com a procura que o festival tem, por parte dos grupos de teatro das escolas, de vários pontos do país, bem como da vizinha Extremadura, Carlos Beirão recorda que o evento, todos os anos, começa a ser planeado logo em setembro.
“Temos grupos infantis, juvenis, de adultos e de seniores, temos várias faixas etárias de grupos, o que quer dizer que o teatro está aí e cada vez mais presente, e as escolas acabam por criar estes grupos, fomentando o gosto pelo teatro”, acrescenta.
“Orgulhoso” do trabalho feito até aqui, e assegurando o futuro deste festival de teatro, que vai dando “os seus frutos”, porque, cada vez mais, “é importante saber-se estar em público e saber comunicar”, Carlos Beirão revela ainda que Arkus e Escola Secundária contam já com sete grupos de teatro.