
A Arkus estreou, na tarde de ontem, terça-feira, 1 de abril, o espetáculo “Uma Família 100 Segredos”, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, no âmbito do 27º improvis’ARTE, o Festival de Teatro Escolar de Elvas, o mais antigo do país.
Esta comédia, que é apresentada ao público por um dos grupos de teatro juvenil da Arkus, com alunos da Escola Secundária, também na noite deste sábado, 5 de abril, pelas 21 horas, no Auditório São Mateus, é escrita e encenada por Raquel Pirota. “É uma comédia, que aborda uma família sem segredos, ou com muitos segredos, e à volta desta comédia há um mistério que é desvendado, no final, por todos os elementos desta família”, começa por explicar a autora.
“Esta foi a peça selecionada para ir ao Cine São Mateus por uma questão de disponibilidade, porque o outro grupo juvenil tem muitos elementos que são alunos universitários”, revela Raquel Pirota, que promete que, dentro em breve, também esse grupo terá oportunidade de apresentar o seu espetáculo naquele espaço municipal. “Vamos marcar uma data em que seja possível conciliar os dias de todos”, assegura.
Mas até final do festival, são vários os grupos de teatro de Arkus que terão oportunidade de apresentar os seus espetáculos, a grande maioria na Escola Secundária de Elvas. “Neste momento, a Arkus tem sete grupos de teatro”, adianta a responsável, que explica que dois desses grupos, que prepararam as peças ‘Grease’ e ‘Zeza das Moscas’, são encenados pelo professor Carlos Beirão. Os Arkinhus 1, grupo formado por crianças do 1º Ciclo, apresentam a peça ‘Talentarkus’, enquanto os Arkinhus 2, com jovens de 2º e 3º Ciclos, levam a palco “A Fórmula do Assassino”.
De recordar que o festival iniciou-se na quinta-feira passada, 27 de março, em Dia Mundial do Teatro, com a Arkus a levar “As Emoções” até às crianças do ensino pré-escolar do concelho. Entretanto, foi também já apresentada a peça “Isto é que vai aqui uma açorda”.







