Manuel Castro Almeida é candidato nas legislativas pelo PSD em Portalegre

O PSD já definiu os 20 cabeças de lista que vão a votos nas eleições legislativas marcadas para o dia 18 de maio, estando o atual Ministro da Coesão, como número um pelo Distrito de Portalegre.

Manuel Castro Almeida tem 67 anos e é natural de São João da Madeira, foi Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional do governo de Pedro Passos Coelho. É o atual Ministro Adjunto e da Coesão Territorial do XXIV Governo de Portugal, desde o dia 2 de abril de 2024.

Na última eleição, a AD não conseguiu eleger nenhum deputado, tendo sido mais votados PS e CHEGA.

Eis a lista completa:

Aveiro – Luís Montenegro
Beja – Gonçalo Valente
Braga – Hugo Soares
Bragança – Hernâni Dias
Castelo Branco – Pedro Reis
Coimbra – Rita Júdice
Europa – José Manuel Fernandes
Évora – Francisco Figueira
Faro – Maria Graça Carvalho
Fora da Europa – José Cesário
Guarda – Dulcineia Moura
Leiria – Margarida Balseiro Lopes
Lisboa – Joaquim Miranda Sarmento
Portalegre – Manuel Castro Almeida
Porto – Paulo Rangel
Santarém – Fernando Alexandre
Setúbal – Teresa Morais
Viana do Castelo – José Pedro Aguiar Branco
Vila Real – Ana Paula Martins
Viseu – António Leitão Amaro

Paulo Marques Vasco vence Prémio Literário Florbela Espanca com “O Peso das Borboletas”

“O Peso das Borboletas”, da autoria de Paulo Marques Vasco, é a obra vencedora da edição 2024 do Prémio Literário Florbela Espanca. Promovido pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, o prémio era, desta vez, dedicado à ficção.

A cerimónia de entrega do prémio ao vencedor e a apresentação da obra estão marcadas para este sábado, dia 29 de março, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Vila Viçosa.

O júri, constituído por elementos da Associação Portuguesa de Escritores e um representante do Município de Vila Viçosa, fundamentou a sua decisão pela “hábil tessitura narrativa que cruza o pessoal, o colectivo, o privado e o político, apresentando-se como um conjunto de painéis do tempo português, de revolta estudantil, repressão e clandestinidade que nos coube viver. As circunstâncias históricas são reais, só os personagens e situações são imaginadas.”

“Semana Aberta” no Agrupamento nº 3 de Elvas com atividades culturais, académicas e desportivas

O Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas promove, de 31 de março a 4 de abril, mais uma “Semana Aberta”, iniciativa que tem por objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido, com a promoção de atividades de âmbito cultural, académico e desportivo. Ao mesmo tempo, o agrupamento procura divulgar a sua rede escolar aos alunos de 9º ano do concelho. 

Com a grande parte das atividades centradas na Escola Secundária D. Sancho II, esta “Semana Aberta” engloba também a Escola Básica de Vila Boim.

Da programação da iniciativa fazem parte as mais diversas atividades, como espetáculos de teatro, no âmbito do 27º improvis’ARTE – Festival de Teatro Escolar de Elvas, palestras, ações de sensibilização, um concurso de pauzinhos chineses e caligrafia chinesa, a receção aos participantes do projeto Erasmus+, Oficina de Filosovida, Digit Agrochallenger (na Escola Superior de Biociências de Elvas) e um Torneio de Tribol.

Ao longo de toda a semana, haverá ainda espaço para a realização de diversas atividades, como uma exposição de artes visuais, feira do livro usado, exposição de retratos de Camões, oficinas e laboratórios abertos à comunidade e apresentação dos vencedores do concurso “Fotografar a Matemática”.

A programação completa desta “Semana Aberta”, tanto na Escola Secundária D. Sancho II, como na Escola Básica de Vila Boim, para conhecer nos quadros abaixo:

Câmara Municipal de Portalegre recebe Prémio de Autarquia de Mérito Social

A Câmara Municipal de Portalegre foi distinguida com a Bandeira de Mérito Social na I Gala da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), realizada na passada terça-feira, dia 25 de março, em Oliveira do Bairro.

O prémio foi atribuído com base na avaliação do projeto Academia Santa Clara, uma iniciativa municipal que promove o envelhecimento ativo e a aprendizagem ao longo da vida, com especial enfoque na saúde e no bem-estar.

Dirigido à população sénior, o projeto tem fortalecido os laços comunitários e valorizado o conhecimento intergeracional, ao mesmo tempo que combate o isolamento social através de atividades que impactam diretamente a qualidade de vida dos participantes.

Primeiro sorteio de Páscoa da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar” realiza-se na sexta-feira

O primeiro sorteio de Páscoa da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar” vai ter lugar na próxima sexta-feira, dia 28 de março, às 16h15, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Convidando toda a população e os comerciantes aderentes a assistirem, a Câmara Municipal de Elvas revela que quem tiver ainda cupões por colocar na tômbola, pode fazê-lo até à hora do sorteio.

Às 16h15 a tombola será aberta na presença do notário e serão retirados 150 cupões, totalizando um valor de 37.500 euros, em vales de 20 euros.

“Este projeto visa incentivar o comércio local e premiar os consumidores que optam por fazer as suas compras no nosso concelho”, lembra o Município de Elvas.

“Não perca esta oportunidade de celebrar e apoiar o comércio tradicional enquanto concorre a prémios incríveis. Participe e ganhe com o comércio de Elvas”, diz ainda a Câmara Municipal.

Forte da Graça recebe esta quinta-feira atividade de Crono Escala da 114 Gravel Race

A cidade de Elvas vai ser palco da partida da 114 Gravel Race, a primeira prova desta modalidade a ligar dois países, no sábado, dia 29 de março, com um total de 123 quilómetros de percurso.

Mas já amanhã, quinta-feira, dia 27, pelas 17 horas, no Forte da Graça decorre uma atividade de Crono Escalada, onde participam os ciclistas da prova.

Já no sábado, dia 29, a prova vai iniciar-se no Museu Militar em Elvas, pelas 9 horas, seguindo depois em direção à fronteira portuguesa com Espanha, que é cruzada após 20 quilómetros em direção a Badajoz, perto da linha de chegada, onde os ciclistas iniciam um circuito com três zonas de alimentação nos quilómetros 30, 55 e 93. O percurso atravessa as cidades de Valverde de Leganes, São Rafael de Olivença, São Francisco de Olivença e Villarreal. A chegada será no Parque do Guadiana, no lado direito da Puente de Las Palmas, em Badajoz.

De relembrar que participam na 114 Gravel Race mais de 600 atletas, provenientes de diversas nacionalidades. A prova conta já com quatro edições, senda esta a primeira transfronteiriça.

Noah Hobbs vence primeira etapa da Volta ao Alentejo

Noah Hobbs, da EF Education – Aevolo (EUA), é o vencedor da primeira etapa da Volta ao Alentejo em Bicicleta, que uniu esta quarta-feira, 26 de março, Beja a Moura, numa distância de 166,6 quilómetros, com metas volantes na Vidigueira, Portel e Reguengos de Monsaraz.

Nesta etapa inaugural da Alentejana, Noah Hobbs, para além da camisola amarela, conquistou também a azul e a branca. David Dominguez, da Aviludo-Louletano-Loulé, vestiu a camisola verde.

Noah Hobbs, com o dorsal 151, cruzou a meta, em Moura, às 15 horas, 26 minutos e dois segundos depois da partida, na Avenida do Brasil, em Beja, às 11h30, em direção ao IP2, onde foi dada a partida real, dez minutos depois.

Amanhã, a segunda etapa da “Alentejana” liga Castro Verde a Grândola, num total de 171,5 quilómetros. Esta etapa conta com um prémio de montanha de terceira categoria e dois de quarta, e com três metas volantes, em Aljustrel, Odemira e Santiago do Cacém.

Federação de Atletismo esclarece norma que implica pagamento de licença para correr

A Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) emitiu esta quarta-feira, 26 de março, um comunicado, com vista a esclarecer as notícias que vieram a público sobre uma decisão aprovada recentemente, que vai obrigar, a partir da próxima temporada desportiva, um atleta não federado a pagar uma licença para poder correr.

Com a medida, a FPA pretende que, já na próxima época, todas as provas de atletismo estejam legalizadas, pelo que os participantes precisam de estar licenciados pela federação. Esta licença terá um custo entre os três euros por prova ou de 31 euros por ano.

Contudo, a FPA explica que a medida “aplica-se apenas a atletas não filiados na Federação Portuguesa de Atletismo, nas categorias de absolutos e veteranos”, sendo que os “atletas dos escalões jovens, até sub-18, não pagam qualquer valor, devendo apenas ter seguro válido”. Os atletas filiados, garante a FPA, “não necessitam de qualquer outra licença”.

Esta licença federativa “só será obrigatória nas provas de atletismo pagas e com classificação, com valor de inscrição superior a 5 euros”. “Para todas as provas, mesmo que pagas, mas com valor de inscrição inferior a 5 euros, e sem classificação, não será obrigatória a apresentação da referida licença”, esclarece a federação.

O comunicado para ler na íntegra:

“Face às notícias publicadas nos órgãos de comunicação social relativamente ao projeto de “Filiação por um dia”, vem a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) esclarecer o seguinte:

Tendo como base o Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, conforme a Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, aprovada pela Lei n.o 5/2007, de 16 de janeiro, e com o objetivo de promover uma prática mais segura, regulamentada e sustentada da modalidade, decidiu a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Atletismo, levada a efeito no passado dia 22 de Março, iniciar o processo de reestruturação do Regulamento de Filiações, aprovando a criação de uma Licença para participantes em Provas pagas de Estrada, Trail e Montanha.

A medida aplica-se apenas a atletas não filiados na Federação Portuguesa de Atletismo, nas categorias de absolutos e veteranos. Os atletas dos escalões jovens, até sub-18, não pagam qualquer valor, devendo apenas ter seguro válido. Esclarece-se ainda que os atletas filiados na FPA não necessitam de qualquer outra licença.

Esta licença federativa só será obrigatória nas provas de atletismo pagas e com classificação, com valor de inscrição superior a 5 euros. Para todas as provas, mesmo que pagas, mas com valor de inscrição inferior a 5 euros, e sem classificação, não será  brigatória a apresentação da referida licença.

Neste contexto, cumpre-nos informar:

1. Cumprindo o disposto no art.o 9 do Decreto-Lei n.o 248-B/2008, entendeu a Assembleia Geral da FPA, iniciar os procedimentos de alteração do Regulamento de Filiações de Agentes Desportivos, adequando, assim, a estrutura federativa à evolução da prática da modalidade. Nesse contexto, a 22 de março de 2025, foi levada a discussão na Assembleia-Geral da FPA, que se realizou em Angra do Heroísmo, Açores, uma proposta apresentada pelas Associações de Atletismo de Braga e Setúbal, aprovada por maioria, para criação da “Filiação por um dia”, que permite a obtenção de uma Licença Desportiva, e respetivo seguro, conforme o exigido pelo artigo 42.o da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto, Lei n.o 5/2007, de 16 de janeiro.

Esta medida, defendida na sua generalidade, desde há vários anos, pelas Associações Regionais e Distritais de Atletismo, seguindo o modelo de outras federações congéneres nacionais e internacionais, vai garantir o cumprimento da Lei e salvaguardar a segurança dos praticantes da modalidade, permitindo à FPA controlar e validar todo o processo regulamentar de inscrições. A título de exemplo, refira-se que os Seguros Desportivos e Exames Médicos válidos e atualizados serão obrigatórios e devidamente escrutinados de forma a salvaguardar a integridade física de todos os participantes.

2. Em suma: será exigido ao atleta não federado, no ato da inscrição numa prova, o fornecimento do seu número de filiado na FPA, para concluir o processo. Caso não seja filiado, o atleta poderá completar o processo de forma célere através do Portal FPA, onde, se cumprir os requisitos em termos de documentação e mediante o pagamento de um valor de 3 euros, que já inclui o seguro, obterá de imediato o seu cartão digital de federado, podendo participar na competição em que se inscreve;

3. Os atletas podem optar pela filiação para toda a época, com um valor a partir de 31 euros/ano, com seguro incluído (anual) e que permite, sem exceção, a participação em todas as provas em território nacional. Ao filiar-se o atleta vai usufruir de cartão digital de filiado, acesso aos mais de 100 centros do Programa Nacional de Marcha e Corrida (acompanhamento por técnicos especialistas em marcha e corrida, treinos em grupo, atividade gratuitas e acesso às infraestruturas disponíveis no centro), acesso a perfil, histórico de participações em provas certificadas, ao calendário oficial de atletismo e aos rankings nacionais, além de beneficiar de descontos nos produtos e serviços disponibilizados pela FPA e pelos seus parceiros, entre outras vantagens. Neste caso, sublinhamos, não será necessária qualquer outra licença para participar em competições;

Esta medida permite também aos Organizadores de Eventos Desportivos que assim o entendam, baixar o valor das inscrições, uma vez que o Seguro Desportivo já estará assegurado através da filiação na FPA.

4. Nesta altura, a Direção da FPA, dando seguimento à vontade dos Associados em Assembleia Geral, está a elaborar um novo Regulamento de Filiações de Agentes Desportivos, onde estarão especificadas todas as normas e exceções deste processo que deverá entrar em vigor na próxima época desportiva;

5. O valor auferido pela Federação Portuguesa de Atletismo no âmbito deste processo, será investido no desenvolvimento nacional e regional da modalidade, em articulação com as Associações Regionais e Distritais de Atletismo, com especial foco na formação através do Atletismo Infantojuvenil;

O Atletismo Português, apesar de ser a modalidade nacional mais medalhada em termos Olímpicos, apresentou saldos negativos nos últimos 4 anos, fruto do desinvestimento estatal no desporto, tendência que estamos a tentar inverter através da implementação de medidas estruturais para o desenvolvimento da modalidade. Os recentes resultados desportivos em competições internacionais são um fator extra de motivação para o necessário e fundamental investimento em infraestruturas de apoio ao treino dos atletas e alargamento da base formativa.

O Atletismo Nacional tem de voltar ao Patamar de excelência onde merece estar e o aumento de número de Filiados é uma das bases de suporte para esse objetivo.

Queremos MAIS ATLETISMO!

A Direção da Federação Portuguesa de Atletismo.”

Obra gráfica de Armando Alves em exposição no Museu e Galeria Municipal de Estremoz

A sala de exposições temporárias do Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho e a Galeria Municipal vão ser palco da exposição “Armando Alves – Obra Gráfica”, com inauguração marcada para dia 29 de março, sábado, às 16 horas.

Esta mostra resulta do projeto Techn&Art, Centro de Tecnologia, Restauro e Valorização das Artes, do Instituto Politécnico de Tomar, em que os seus investigadores apresentam o trabalho deste artista plástico, que inclui livros, cartazes, catálogos e selos, que estará em exposição, pela primeira vez, em Estremoz, até ao dia 1 de junho.

No Museu Municipal Prof. Joaquim Vermelho podem ser admirados muitos dos livros que concebeu, com superior valor literário, gráfico e estético, enquanto na Galeria Municipal podem ser vistos cartazes, selos, catálogos e livros especiais, trabalhos onde explora uma vertente mais livre e expressiva. Esta exposição pretende valorizar o seu trabalho nos campos da identidade visual, do design expositivo da sinalética, da publicidade, da propaganda política e do design editorial, resultando da recolha e análise feita por uma equipa de investigadores coordenada por Pedro Matos.

Estas exposições, ambas com entrada gratuita, podem ser visitadas no Museu Municipal, de terça a domingo, e na Galeria Municipal, todos os dias, com o horário das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Helena Neves é a cabeça de lista da CDU para as legislativas pelo círculo eleitoral de Portalegre

A CDU deu a conhecer que Helena Neves será a primeira candidata da CDU pelo círculo eleitoral de Portalegre nas eleições legislativas para a Assembleia da República de 2025.

Helena Neves, tem 43 anos, é natural do Porto e reside em Benavila, concelho de Avis. É licenciada em Biologia (Ramo Científico) pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, com especialização na área de Biodiversidade e Conservação pela Universidade de Évora. Atualmente, trabalha na área ambiental, nomeadamente no controlo da qualidade da água para abastecimento público e na gestão de resíduos do Município de Avis.

Esta candidata sempre esteve ligada à militância política e sindical, tendo sido foi membro da Direção Regional do Porto da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), da Direção Nacional da JCP, tal como foi membro das comissões concelhias do Partido Comunista Português (PCP) em Vila Nova de Gaia, Avis e Fronteira. É atualmente membro do Comité Central do PCP, da Direção Regional de Portalegre e do seu executivo, bem como da Direção Regional do Alentejo do partido, tendo também sido membro da direção Nacional do MDM – Movimento Democrático de Mulheres

No campo sindical, esta candidata é membro do Conselho Nacional da CGTP-IN desde 2016, tendo sido coordenadora da União dos Sindicatos do Norte Alentejano (USNA/CGTP-IN) entre 2015 e 2024, e integra a Direção Nacional do Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) desde 2011. Desde 2015, é também membro da Comissão Executiva da Direção Nacional do STAL, da Direção Regional de Portalegre e dos seus órgãos executivos, e da Comissão Sindical do Município de Avis do STAL.

A candidatura de Helena Neves provêm da proposta do Partido Comunista Português.

PSP alerta para os riscos associados às viagens de finalistas

A Polícia de Segurança Pública (PSP), através das Equipas do Programa Escola Segura (EPES) do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, entre os dias 10 e 21 de março, desenvolveu, em todo o território nacional, a operação de sensibilização e informação à população escolar “Viagem de Finalistas”.

Esta operação teve como principal objetivo, através de ações de sensibilização destinadas a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, prevenir a criminalidade e delinquência nas viagens de finalistas, as quais são maioritariamente programadas para as férias da Páscoa, podendo ocorrer em território nacional ou ter lugar noutros países, sendo Espanha o destino externo mais frequente.

Durante a janela temporal mencionada foram realizadas 232 ações de sensibilização em 160 estabelecimentos de ensino, envolvendo 240 polícias e 8.056 participantes de toda a comunidade escolar. Foram, ainda, efetuados 263 contactos individuais de prevenção criminal.

Atendendo ao registo de alguns incidentes associados a este tipo de celebrações, geralmente conotados com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de produtos estupefacientes, afigura-se imprescindível a consciencialização dos jovens para a prevenção de comportamentos de risco, aditivos e ilícitos, amplamente associados às viagens de finalistas.

A par destas ações de sensibilização desenvolvidas no sentido de contribuir para um melhor conhecimento dos jovens sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas e de substâncias psicoativas, a PSP aposta também na cooperação policial internacional. No âmbito de um Acordo de Cooperação Bilateral, a Comissaria Provincial de Salamanca do Corpo Nacional de Polícia de Espanha, no dia 1 de abril, enviará à cidade da Guarda dois (2) polícias para a realização de ações de sensibilização a alunos do ensino secundário, em coordenação com o Comando Distrital da Guarda da PSP, versando sobre o tema das viagens de finalistas.

Durante estas ações de sensibilização e informação, os polícias das EPES transmitiram aos alunos orientações de autoproteção, direcionadas para comportamentos nos espaços de diversão noturna, em especial os que estejam relacionados com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e de bebidas oferecidas por desconhecidos, alertando para o uso, cada vez mais frequente, da “droga da violação” e dos riscos do seu consumo. A par da sensibilização para a adoção de comportamentos responsáveis e medidas de autoproteção em contexto de viagem de finalistas, é igualmente importante enfatizar a necessidade do cumprimento das regras de civismo e cidadania, designadamente nos alojamentos onde os alunos ficam hospedados, tendo em conta os episódios recorrentes de vandalismo nesses locais, especialmente quando as viagens de finalistas têm lugar fora de território nacional.

Atenta à realidade descrita, a PSP alerta para a especial necessidade de todos se manterem atentos aos riscos associados às viagens de finalistas, aconselhando a: não aceitar favores, ainda que pedidos por parte de conhecidos ou amigos, como colocar algo na bagagem a pedido de terceiros; manter o contacto com a família para que saibam que está tudo bem; informar os pais ou responsáveis sobre onde ficam hospedados; não sair à noite, para qualquer lugar, sozinho, devendo deslocar-se sempre em grupo, especialmente em locais desconhecidos e/ou mal iluminados; estar sempre atento em locais com maior afluência de pessoas como discotecas, bares de diversão noturna, cafés, restaurantes, grandes centros comerciais, transportes públicos, aeroportos, estações de caminho de ferro, de autocarros e metro, entre outros; ter atenção aos pertences pessoais, portando sempre apenas o necessário e indispensável, preferencialmente, em bolsos interiores (caso transportem dinheiro, não o devem transportar todo junto, devendo dividir por vários bolsos e carteiras); não aceitar bebidas (ou qualquer outra coisa) de estranhos; nunca perder o copo de vista e observar sempre a preparação da bebida pedida (se a bebida for fornecida em garrafa, não deixar que a tampa venha aberta ou pedir ao funcionário para abrir a garrafa à sua frente); não exibir jóias ou objetos de valor, pois os pequenos furtos podem acontecer e toda a precaução é recomendável.

Durante o período da Páscoa, a PSP manter-se-á alerta e atenta às viagens de finalistas que decorram em território nacional, no sentido de prevenir a criminalidade e delinquência, mas também com o intuito de apoiar todos os jovens que queiram desfrutar deste período, assegurando e garantindo que estas viagens decorrem com a maior tranquilidade possível.

Por fim, a PSP apela ainda à denúncia de qualquer tipo de abuso ou de outros crimes contra pessoas ou contra a propriedade, na qualidade de vítima ou de testemunha, encontrando-se também disponível, por intermédio das EPES, para continuar a realizar ações de sensibilização e acorrer a quaisquer pedidos de intervenção. Estes pedidos podem ser feitos de forma presencial ou através do email escolasegura@psp.pt.

Duplo sentido de emojis em conversações online: PSP alerta pais para os riscos associados

A Polícia de Segurança Pública (PSP), na prossecução das suas atribuições de prevenção criminal e tendo em conta a evolução dos tempos e da própria sociedade, mantém-se atenta a todos os fenómenos criminais, designadamente e cada vez mais, à criminalidade desenvolvida no ciberespaço.

O recurso às novas tecnologias, numa fase cada vez mais precoce da vida das crianças e jovens, tem promovido uma rápida expansão de imagens e mensagens promotoras de insegurança. Cada vez mais a sociedade vive num mundo digital, o que nos conduz a uma verdadeira alteração de paradigma, fazendo com que determinados fenómenos passem a ocorrer online, com dinâmicas que muitas vezes os responsáveis parentais não conseguem controlar.

Atenta à realidade descrita, a PSP alerta para a especial necessidade de os “pais e encarregados de educação se manterem atentos aos riscos associados à Internet e às novas dinâmicas nela presentes”, apelando a que “monitorizem as atividades dos seus filhos e crianças e/ou jovens que tenham sob a sua responsabilidade”, nesta que se assume como a era digital.

Alguns emojis podem assumir duplo significado nas conversas mantidas entre jovens, podendo existir diversos riscos associados aos mesmos, especialmente quando estes símbolos são utilizados no âmbito de conversas de cariz sexual ou relacionadas com o consumo/tráfico de drogas.

Emojis – conteúdo sexual:
Apesar das conversas de teor sexual entre jovens, a partir de uma determinada idade, poderem fazer parte do crescimento, a PSP apela a um especial cuidado quando se utiliza este tipo de linguagem (emojis) no diálogo com desconhecidos em chats, aplicações de encontros, plataformas de jogos online, entre outros. Os mais jovens, ao não saberem quem se encontra do outro lado do ecrã, podem estar a dialogar com alguém mais velho que pretende ganhar a sua confiança e, eventualmente, marcar encontros presenciais (grooming). Pais e jovens devem estar atentos a este duplo significado dos emojis, pois podem estar perante uma situação de aliciamento sexual.

 Emojis – droga:
Os pais devem estar atentos ao duplo significado da utilização de determinados emojis, pois podem estar conotados a conversas relacionadas com o consumo/tráfico de drogas. Apesar desta realidade ser (ainda) pouco comum entre a comunidade escolar, a PSP está atenta a este fenómeno, atuando preventivamente nos estabelecimentos de ensino através de ações de sensibilização.

A PSP apela “à denúncia de qualquer tipo de crime de que tenham conhecimento, em contexto escolar ou em qualquer outro tipo de ambiente, na qualidade de vítima ou de testemunha”, encontrando-se também disponível, por intermédio das EPES, para continuar a realizar ações de sensibilização e acorrer a quaisquer pedidos de intervenção.

Estes pedidos podem ser feitos de forma presencial ou através do canal escolasegura@psp.pt.

Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas reconhece mérito de alunos com entrega de diplomas

O Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas realizou ontem, terça-feira, dia 25 de março, a cerimónia de entrega de diplomas aos alunos, que se distinguiram no ano letivo passado (2023/2024), no Centro de Negócios Transfronteiriço. O evento reuniu alunos, professores, familiares e representantes da comunidade educativa, num momento de celebração do mérito escolar.

Durante a cerimónia foram entregues diplomas de mérito académico, cívico, desportivo e cultural, a alunos que se destacaram pelo seu desempenho e compromisso com a escola. Além da entrega dos certificados, a programação incluiu apresentações culturais, com performances musicais e declamação de poesia, protagonizadas pelos próprios estudantes.

Segundo o Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, “a iniciativa reforça a importância e reconhecimento do esforço dos alunos, incentivando-os a manter a dedicação nos estudos e a participação ativa na vida escolar”. O evento foi marcado por “um ambiente de orgulho e emoção, reafirmando o compromisso do nosso agrupamento com a valorização da educação e do talento dos nossos alunos, incentivando-os a continuar a jornada educativa com dedicação e excelência”.

ISCTE com candidaturas abertas para a segunda edição do Prémio Beatriz Lebre até 1 de abril

O período de candidaturas à segunda edição do Prémio BEATRIZ LEBRE encontra-se aberto até à próxima terça-feira, dia 1 de abril.

Este é um prémio anual, promovido pelo Conselho Pedagógico do ISCTE, com o apoio da Forum Estudante, que procura reconhecer um estudante que se distinga pela sua integridade, cidadania ativa e participativa, procurando, simultaneamente, homenagear Beatriz Lebre, jovem elvense assassinada por um colega em 2020, estudante do Mestrado em Psicologia Social e das Organizações do ISCTE.

As candidaturas deverão ser submetidas por e-mail, para secretariado.cp@iscte-iul.pt, de acordo com o estabelecido no regulamento e no edital do prémio, que pode ser consultado na página do Conselho Pedagógico (aqui).

Relatório de Atividades e de Gestão de 2024 aprovado na reunião de Conselho Intermunicipal da CIMAA em Gavião

O Conselho Intermunicipal da CIMAA reuniu na passada sexta feira, dia 21 de março, no Gavião Nature Village, um dos espaços de alojamento turístico do concelho, localizado perto da praia fluvial do Alamal. Esta reunião ordinária de conselho intermunicipal ficou marcada pela aprovação, por unanimidade, do Relatório de Atividades e Gestão relativo ao ano de 2024.

O Relatório de Atividades e Gestão de 2024 evidencia o trabalho desta comunidade ao longo do ano transato e enquadra-o na estratégia planeada para o território, com os desígnios de promover o desenvolvimento socioeconómico sustentável e sustentado do Alto Alentejo. O empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, destaca-se neste documento pelas suas especificidades técnicas, complexidade e impacto no distrito. Contudo, foi o encerramento do quadro comunitário Alentejo2020, onde o Alto Alentejo se refletiu na mais elevada taxa de execução do território, fixada nos 121%.

Foram implementados novos projetos internacionais, como o RURALMed e o TRANSCOM-Euroace, que promovem a mobilidade sustentável e a descarbonização. A medida dos transportes gratuitos para jovens estudantes foi “um sucesso, tal como o investimento efetuado na contínua melhoria da oferta de transportes”, segundo a CIMAA.

“A formação do Conselho Local de Saúde Mental do Alto Alentejo vem preencher uma lacuna existente nesta área e o reforço da cibersegurança municipal e intermunicipal contribuiu para a modernização administrativa dos serviços” acrescenta. Internamente, este foi um ano marcado pela restruturação da organização da CIMAA, que passou conter a estrutura de apoio técnico à Barragem do Pisão, bem como um Serviço de Metrologia que irá iniciar funções na próxima semana.

“Os autarcas tomaram conhecimento do ponto de situação acerca do Empreendimento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato – Barragem do Pisão, e decidiram formalizar uma tomada de posição concertada e subscrita por todos, relativa ao estado do setor da Saúde no Alto Alentejo, que será enviada posteriormente à Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo e também ao Ministério da Saúde” conclui a CIMAA.

Feira Medieval Ibérica de Avis é este ano dedicada às Rainhas de Avis

A edição de 2025 da Feira Medieval Ibérica de Avis, que se realiza nos dias 9, 10 e 11 de maio, no Centro Histórico da vila, vai ter como tema as Rainhas de Avis, apresentando episódios que retratam as vivências de Filipa de Lencastre, Leonor de Aragão e Isabel de Avis ou de Lencastre.

No primeiro dia da feira, a figura em destaque é Filipa de Lencastre, recriando-se alguns dos momentos em que esteve ao lado do seu marido, D. João I, bem como o seu papel na educação daquela que ficou conhecida como Ínclita Geração, num período marcado pelas pestes e pela guerra, retratando alguns dos aspetos da intimidade e da sociabilidade femininas daquela época.

O segundo dia da feira é dedicado a Leonor de Aragão, que assumiu a regência após a morte de seu marido, D. Duarte, até que o filho D. Afonso V atingisse a maioridade, num intervalo pautado pela contestação de seu cunhado D. Pedro.

O último dia da feira destaca Isabel de Avis ou de Lencastre, rainha dividida entre a causa política que opunha seu pai, D. Pedro, Duque de Bragança, e seu esposo, o rei D. Afonso V e que culminou com a morte do primeiro.

Este ano, a Feira Medieval Ibérica de Avis apresenta-se, assim, como uma verdadeira viagem ao passado para conhecer três mulheres da Dinastia de Avis que assumiram um papel determinante ao lado dos seus reis, demonstrando que as rainhas medievais desenhavam, em privado, o destino das nações, ajudando a tecer as malhas do intricado jogo político, onde a sedução, a traição, o amor à família e o sentido de Estado determinaram o legado da dinastia que fez a transição do período medieval para o período moderno, levando a paragens longínquas o nome de Avis e de Portugal.

Elvas: Câmara e Juntas de Freguesia reúnem para articular intervenções a realizar

No âmbito do planeamento das intervenções a realizar nas freguesias do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, reuniu na passada segunda-feira, 24 de março, com os representantes das juntas de freguesia.

O encontro de trabalho serviu para articular a atividade a desenvolver nos próximos meses, no que respeita a situações verificadas e que necessitam da colaboração dos serviços municipais.

A reunião de coordenação teve ainda como objetivo analisar e fazer o ponto de situação dos vários projetos em curso.

42º Volta ao Alentejo já está na estrada

A 42º edição da Volta ao Alentejo já está na estrada. O pelotão partiu, às 11h30, de Beja, para uma etapa inaugural, que termina em Moura, após 166 quilómetros de percurso.

Ainda antes do arranque, o diretor da corrida, Joaquim Gomes, dizia à nossa reportagem que tem “o enorme orgulho e prazer” de poder organizar, desde 2010, a “Alentejana”, aquela que considera “uma das mais belas provas por etapas do mundo”. “Esta saída hoje de Beja irá, certamente, ser uma prova rodeada de enormes expectativas, que esperamos concretizar já no próximo domingo”, assegura.

Destacando o clima “muito aprazível e adequada a esta prática desportiva”, que se vai fazer sentir até domingo, segundo as previsões meteorológicas, Joaquim Gomes lembra ainda que a Volta ao Alentejo foi uma das primeiras provas em Portugal a adquirir estatuto internacional. “É uma prova com uma enorme notoriedade, que, com o passar dos anos, vai ficando mais vincada. No estrangeiro, toda a gente sabe o que é a Volta ao Alentejo”, acrescenta.

O objetivo, desde sempre, diz ainda o responsável, é que a Volta inclua passagens pelas quatro sub-regiões do Alentejo. Ao todo, até domingo, serão percorridos 816,9 quilómetros, com o pelotão a atravessar mais de 30 municípios alentejanos.

Já o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, destaca que é a décima vez a cidade é “a escolhida” como local de partida da “Alentejana”, sublinhando que este dia “é sempre de muita festa, quer para a cidade de Beja, quer para o ciclismo”, salientando ainda que o tempo ajudou muito para que a partida fosse “inesquecível”. O autarca acrescenta ainda que “a partida desta competição ter sido feita em Beja”, a capital do Baixo Alentejo, foi de “um simbolismo de extrema importância”.

A segunda etapa da Alentejana liga amanhã, quinta-feira, dia 27 de março, Castro Verde a Grândola, num total de 171 quilómetros e meio. Carvalhal, no concelho de Grândola, acolhe a partida da terceira etapa na sexta-feira, que após 180 quilómetros, com passagens em Alcáçovas e Montemor-o-Novo, termina em Arraiolos. Já a quarta etapa, de 147,7 quilómetros, parte no sábado de Monforte e passa por Arronches, Portalegre, Serra de São Mamede e Marvão, com meta instalada em Castelo de Vide. A quinta e última etapa, no domingo, arranca de Estremoz para um percurso de 151,2 quilómetros, passando por Elvas, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo, terminando em Évora.

O Aqueduto da Amoreira, em Elvas, vai ser o local da meta volante desta última etapa da prova rainha do ciclismo na região. A passagem por Elvas acontece por volta das 13 horas e os interessados podem assistir nos locais para o efeito. Esta etapa tem ainda um prémio de Montanha de quarta categoria, em Vila Boim.

O Alentejo em FM, através das suas três rádios – Rádio Campo Maior, Rádio Elvas e Rádio Nova Antena -, vai estar a acompanhar todas as emoções da “Alentejana”.

Elvas: 27º improvis’ARTE arranca em Dia Mundial do Teatro

A 27ª edição do improvis’ARTE, o Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas, o mais antigo do país, arranca amanhã, 27 de março, em Dia Mundial do Teatro.

O festival, promovido pela Arkus, em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II, de acordo com o professor Carlos Beirão, presidente da associação juvenil, conta este ano com cerca de 30 sessões, com a apresentação de peças de teatro por um total de 16 grupos. “Vamos levar o teatro a todas as escolas do concelho, para que se possa fomentar o gosto pelo teatro nos alunos, mas também nos vamos deslocar a outros locais, como o Pavilhão Multiusos de Vila Boim e o Auditório São Mateus”, revela.

Carlos Beirão, que lembra que o palco principal do evento será sempre o auditório da Escola Secundária, adianta que, no festival, vão estrear-se alguns grupos de teatro, como de Estremoz e Gondomar, voltando o improvis’ARTE a contar com a participação de grupos espanhóis, de Badajoz e Mérida, para além dos habituais de Elvas, Castelo de Vide, Sousel e Portalegre.

Já Catarina Dias, da Arkus, adianta que, este ano, o festival é dedicado ao tema da comunicação. “Existem várias formas de comunicação, que foram evoluindo ao longo dos tempos. O nosso objetivo é que todos juntos possamos comunicar através de várias formas, sendo o teatro a ferramenta principal”, diz ainda.

Os grupos que fazem parte da programação do festival são os seguintes: ARKUS/ESDSII, ARKINHUS I, ARKINHUS II e Os MAIORES do Teatro – ARKUS; Universidade Sénior de Sousel; Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa; El 5.º Pino, de Badajoz; A CHACOTA, de Badajoz; Espalharte, de Castelo de Vide; Molamanta-Teatro, de Badajoz; Vila das Emoções, da Escola Básica de Vila Boim; IES Tamujal, de Mérida; As Três Pancadas, de Gondomar; Velhas Gaiteiras, de Estremoz; e Surdos Fixes, da Escola de Portalegre. 

Amanhã, em Dia Mundial do Teatro, e em várias escolas do concelho de Elvas, a Arkus apresenta, a partir das 9 horas, a peça de teatro “As Emoções”. Conheça a programação completa do evento, que se estende até 6 de abril:

Vila Viçosa na inauguração da Feira de Março de Aveiro como Município Convidado

O Município de Vila Viçosa esteve presente na inauguração oficial da Feira de Março de Aveiro, enquanto Município Convidado, na cerimónia de abertura que decorreu esta terça-feira, 25 de março.

Através deste convite, o Município de Vila Viçosa pretende divulgar e promover, nesta região do país e junto dos visitantes do certame, o património, a cultura e gastronomia do concelho, através de diversas apresentações e provas, estando o seu stand localizado no átrio da entrada principal do Parque de Exposições de Aveiro (Átrio 1).

A Feira de Março de Aveiro é considerada a maior mostra económica da Região Centro e um dos maiores parques de diversões do país. Mais de duas centenas de empresas e 29 associações do Município de Aveiro estão envolvidas neste evento, que decorre até dia 27 de abril.

Com novo evento, Arronches procura dinamizar e divulgar o porco alentejano

Arronches prepara-se para celebrar uma das principais riquezas gastronómicas e culturais da região, com a primeira edição do festival “Saberes e Sabores do Porco Alentejo”, a decorrer entre esta sexta-feira e domingo, de 28 a 30 de março.

A ter lugar no Espaço Multiusos do Rossio, o evento, para o qual a Câmara Municipal tem expectativas “muito elevadas”, diz o presidente, João Crespo, é “muito importante” para Arronches. “Este evento vai ser o ponto alto para a dinamização e divulgação do porco alentejano”, assegura o autarca.

Com um programa “muito variado”, o festival, numa vertente mais técnica, contará com conferências e mesas redondas, durante as quais serão debatidas uma raça que, não estando em vias de extinção, “corre alguns riscos”. “É importante falar sobre o tema e trazer o porco alentejano para a ribalta”, garante João Crespo.  

À componente mais técnica do evento, juntam-se as mais diversas iniciativas e atividades, com destaque para os espetáculos musicais e culturais, para a gastronomia, o artesanato e a venda de produtos locais. “Teremos a presença de alguns grupos para fazer a animação, durante todo o evento, e teremos também shoowcookings, degustações e aliámos os enchidos de porco aos vinhos”, revela ainda o presidente da Câmara.

Esta primeira edição dofestival “Saberes e Sabores do Porco Alentejo” arranca esta sexta-feira, às 10 horas, com um conjunto de conferências, estando a inauguração marcada para as 17 horas, na presença do secretário de Estado da Agricultura, João Moura. Após a abertura oficial, haverá atuação itinerante do Grupo das Pedrinhas de Arronches, sessão de showcooking com o chef Luís Aranha, atuação da Tuna da Academia Sénior de Arronches e do Grupo de Sevilhanas “Flamencura” e espetáculos musicais com Gromicho e DJ Brat.

A programação completa do evento para conhecer aqui.

Portalegre: pulseira eletrónica para homem de 60 anos acusado de crimes de violência doméstica

Um homem de 60 anos foi detido, na passada segunda-feira, 24 de março, pela suspeita do violência doméstica, no concelho de Portalegre, pela GNR.

No âmbito de uma investigação por violência doméstica, “foi possível apurar-se que o suspeito exercia violência física e psicológica contra a vítima, sua ex-companheira de 59 anos. No seguimento das diligências policiais foi dado cumprimento a um mandado de detenção”, revela o Comando Territorial de Portalegre da GNR em comunicado.

O detido foi presente no Tribunal Judicial de Portalegre, tendo sido decretadas as seguintes medidas de coação: proibição de contactar com a vítima, direta ou indiretamente, e por qualquer meio, tal como a proibição de se aproximar da residência da vítima, bem como do seu local de trabalho e outros locais frequentados pela mesma, num raio de 300 metros, controlado por pulseira eletrónica.

Arkus e Câmara Municipal lançam desafio aos jovens para meterem “Elvas a Cantar”

A associação juvenil Arkus e a Câmara Municipal de Elvas promovem o concurso musical “Elvas a Cantar”, uma iniciativa que pretende promover e destacar novos talentos musicais residentes na região Alentejo, com um foco especial na cidade de Elvas.

Entre os objetivos da iniciativa contam-se potenciar o desenvolvimento de novos talentos vocais; fomentar a interação com a arte musical; incentivar a interpretação de canções portuguesas; proporcionar contacto enriquecedor com músicos profissionais; oferecer oportunidades de carreira e promoção; e valorizar a criatividade e inovação.

As inscrições decorrem até 15 de abril, sendo o concurso aberto a residentes do distrito de Portalegre com idade mínima de 16 anos. Cada participante ou grupo deve apresentar uma versão de uma canção já existente ou uma canção original. Os concorrentes que apresentarem canções originais serão avaliados com uma pontuação adicional, destacando a importância da inovação e da criatividade na música. A participação no concurso inclui ainda uma masterclass exclusiva.

Haverá prémios para os dez primeiros classificados, sendo que o vencedor, para além de mil euros, terá ainda direito à gravação de um EP.

Toda a informação sobre o concurso, incluindo as normas de participação e o formulário de inscrição, está disponível aqui.

Campo Maior Trail Runners com treinos abertos todas as quartas-feiras

Com as portas sempre abertas à chegada de novos elementos, que sejam amantes da corrida, ou do desporto em geral, os Campo Maior Trail Runners estão a promover, sempre às quartas-feiras à noite, treinos, que, por norma, têm saída às 20 horas do Jardim Municipal da vila.

Ao longo de todo o ano, explica o fundador do Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura (GEDA), do qual faz parte do Campo Maior Trail Runners, Carlos Pepê, qualquer pessoa se pode juntar aos treinos. “Nós estamos sempre abertos a receber mais atletas e pessoas que queiram iniciar a prática da caminhada ou da corrida, acompanhadas pelos nossos atletas mais experientes”, revela o responsável. Os interessados em juntar-se aos treinos não precisam de nenhum tipo de inscrição. No entanto, esta semana, “devido a gravações que Campo Maior vai acolher”, o treino é realizado amanhã, quinta-feira, dia 27 de abril.

Estes treinos decorrem pela vila, sempre em grupo, com especial foco na partilha de experiências e dicas entre atletas mais experientes, que apadrinham os recém-chegados.

Volta ao Alentejo: 130 corredores disputam 42ª edição da “Alentejana” a partir desta quarta-feira

A 42ª edição da “Alentejana”, que vai estar na estrada entre hoje e domingo, de 26 a 30 de março, comporta cinco etapas, num total de 816,9 quilómetros, com a presença de 17 equipas, dez portuguesas e nove estrangeiras, num total de 130 corredores.

Envolvendo três dezenas de municípios dos “Quatro Alentejos”, a 42ª Volta ao Alentejo Crédito Agrícola inclui 15 Metas Volantes, bonificadas, e 14 contagens do Prémio da Montanha, seis das quais na penúltima etapa, com destaque para o Cabeço do Mouro (Portalegre) e duas passagens na Serra de São Paulo, na tradicional e seletiva subida à Senhora da Penha, próximo da meta final em Castelo de Vide.

A prova tem início hoje em Beja, cidade que recebe pela décima vez o início da prova e termina Évora, cidade Património da Humanidade e a não menos imponente Praça do Giraldo, recebem o final de mais uma edição da prova.

Uma certeza exista à partida desta edição, é que haverá um novo vencedor, tendo em conta que os dois corredores ainda no ativo, Eduard Prades (Caja Rural/ Seguros RGA) e Maurício Moreira (Efapel Cycling) não vão marcar presença na prova.

Luca Giaimi (UAE/ Team Emirates), face à vitória no Troféu Internacional da Arrábida, disputado no domingo é um dos nomes a ter em conta, existe um leque de vários corredores tanto nas equipas estrangeiras como nas nacionais que podem aspirar à vitória, face também às bonificações nas metas volantes e chegadas.

A primeira etapa liga esta quarta-feira, Beja a Mora, na distância de 166,6 quilómetros, com partida às 11,30 horas, com metas volantes em Vidigueira, Portel e Reguengos de Monsaraz e contagens de montanha na Serra do Mendro e Monsaraz, e chegada a Moura às 15h43 horas.

EQUIPAS PARTICIPANTES

UCI ProTeams: Caja Rural/ Seguros RGA (ESP) e Euskaltel/ Euskadi (ESP).

UCI Continental Teams (Estrangeiras): EF Education/ Aevolo (USA), Illes Baleares/ Arabay Cycling (ESP), Israel/ Premier Tech Academy (ISR), UAE/ Team Emirates/ Gen Z (UAE) e Project Echelon Racing (USA).

UCI Continental Teams (Portuguesas): Anicolor/ Tien 21, APHotels & Resort/ Tavira/ Farense, Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho, Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car, Efapel Cycling, Feirense/ Beeceler, GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense, Rádio Popular/ Paredes/ Boavista e Tavfer/ Ovos Matinados/ Mortágua.

Equipas de Clube (Portuguesas): Óbidos Cycling Team, Porminho Team Sub23 e Soma Group.

ETAPAS

1.ª Etapa (26 de março – 166,6 km): Beja – Moura, com passagem por Vidigueira, Portel, Reguengos de Monsaraz e Mourão.

2.ª Etapa (27 de março – 171,5 km): Castro Verde – Grândola, atravessando Aljustrel, Odemira, Santiago do Cacém e a Serra de Grândola.

3.ª Etapa (28 de março – 180 km): Carvalhal – Arraiolos, a mais longa da prova, com passagem por Alcácer do Sal, Montemor-o-Novo, Mora e Pavia.

4.ª Etapa (29 de março – 147,7 km): Monforte – Castelo de Vide, com várias contagens de montanha, sendo considerada a etapa rainha da prova.

5.ª Etapa (30 de março – 151,2 km): Estremoz – Évora, com chegada à emblemática Praça do Giraldo, passando por Elvas, Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Redondo.

CAMISOLAS DA 42ª VOLTA AO ALENTEJO CRÉDITO AGRÍCOLA

Camisola Amarela Crédito Agrícola – Classificação Geral Individual por Tempos

Camisola Azul Lusíadas Saúde – Classificação Geral por Pontos

Camisola Verde Correia da Manhã – Classificação Geral da Montanha

Camisola Branca Turismo do Alentejo – Classificação Geral da Juventude

Através do Radar Social, Município de Elvas vai georreferenciar pessoas em situação de vulnerabilidade

A equipa do Radar Social de Elvas está a percorrer todas as freguesias do concelho. O objetivo, no decorrer das diversas sessões promovidas, é envolver todos no bem-estar coletivo, no que toca a questões sociais.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, Anabela Cartas, explica que, com o projeto, procura-se “georreferenciar todas as pessoas que, por algum motivo, se encontram em situação de vulnerabilidade”. Os técnicos alocados ao projeto, juntamente com a autarca, têm vindo a deslocar-se às freguesias do concelho, para dar a conhecer o projeto. “Vamos, no fundo, despertar as populações para que, em caso de conhecerem alguém que tenha uma vulnerabilidade – seja porque vive sozinho, porque tem algum tipo de dependência, porque é uma criança que é mal tratada, uma pessoa que não tem recursos económicos – saiba como pode fazer para referenciar essa pessoa e para que, no futuro, essa pessoa tenha o acompanhamento que precisa, para poder ser atendida e deixar, sempre que possível, de ter esta vulnerabilidade”, adianta Anabela Cartas.

A intenção é que venha a ser criada uma base de dados, onde constem todas as pessoas que venham a ser sinalizadas. Com estas sessões do Radar Social, garante ainda a vice-presidente, pretende-se que a comunidade ajude a autarquia a ajudar quem mais precisa. Esta base de dados servirá para “que não haja duplicação de apoios e de esforços”. “Posteriormente, será feita a georreferenciação, para que, em caso de haver um alerta, nós sabemos onde está aquela pessoa, e é muito mais fácil essa deslocação”, remata.  

O Radar Social de Elvas conta com sinalizações coletivas e individuais, de modo a conseguir atuar com eficácia. Qualquer pessoa pode fazer essa sinalização, caso conheça pessoas que estejam em situações vulneráveis. O projeto é financiado pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia.

Próximo sorteio do Euromilhões com jackpot de 243 milhões de euros

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 25 de março, do Euromilhões, pelo que na sexta-feira, dia 28, estará em jogo um jackpot de 243 milhões de euros.

O segundo prémio, de mais de 615 mil euros, saiu a dois jogadores no estrangeiro, enquanto o terceiro, de 36 mil euros, contempla seis apostadores, todos eles também fora de Portugal. Para Portugal vêm seis quartos prémios de 1.300 euros.

A chave vencedora do Euromilhões era composta pelos números 1, 3, 18, 33 e 36 e pelas estrelas 2 e 6.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.