O Município de Vila Viçosa deliberou, na reunião ordinária realizada no dia 19 de março, aprovar a abertura de Concurso para concessão de Exploração do Quiosque, sito na Praceta António José Calado Peixoto, em Pardais.
As propostas deverão ser entregues até ao dia 27 de março, pelas 17h30, no edifício da Câmara Municipal de Vila Viçosa.
O Ato Público do Concurso terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10h do dia útil seguinte, sendo o valor base da proposta de 100 euros por mês, acrescido de I.V.A. à taxa legal em vigor.
A segunda edição da RONCA – Mostra de Cinema de Elvas contou com duas iniciativas neste sábado, 22 de março.
Pela manhã o salão do Centro Artístico Elvense serviu de cenário para uma conversa subordinada ao tema “Filmar no Alentejo e em Elvas”. Moderado por João Antero, da Alentejo e Ribatejo Film Commission, o debate contou com as participações do vereador Cláudio Monteiro, do presidente do Turismo do Alentejo, José Manuel dos Santos e de Ana Marques, da Portugal Film Comission.
Ao princípio da tarde realizou-se um passeio no Comboio Turístico ao som da guitarra portuguesa, ativada por Paulo Cachinho.
A Câmara Municipal de Estremoz ofereceu um compressor de carregamento de ar respirável aos Bombeiros Voluntários de Estremoz.
Este equipamento, com um investimento no valor de 11 232 euros, será essencial para reforçar a resposta da corporação em incêndios, ambientes com atmosferas saturadas e operações de resgate aquático.
As inscrições para a Oficina da Criança de Borba para o período de 7 a 21 de abril (interrupção letiva da Páscoa), vão decorrer de 24 a 28 de março, em Borba. As atividades no espaço vão funcionar, no período correspondido, das 8h30 às 17h30.
O ato de inscrição pode ser feito diretamente na Oficina da criança, das 10h30 às 18h30, ou através de email (geral@cm-borba.pt). O formulário de inscrição encontra-se na Oficina da Criança ou no site do Município de Borba.
Para as crianças que se encontram inscritas no ano letivo (2024-2025), o representa legal deve inscrever para interrupção letiva da Páscoa, utilizando: Documento Interno de Controlo de Frequência (disponível na oficina da criança e disponibilizado ao representante de pais de cada turma e ano escolar), e, ainda, a inscrição pode ser realizada na Oficina das 10h30 às 18h30 ou por email (mrebola@cm-borba.pt) na semana de 24 a 28 de março.
Apenas serão admitidas as crianças que tenham idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos e cujo um dos representantes legais resida no concelho ou exerça a sua atividade profissional em Borba.
O polo da Oficina da Criança em Rio de Moinhos irá funcionar nas mesmas condições, em termos de admissibilidade. As inscrições, neste caso, podem ser feitas na JI/EB1 de Rio de Moinhos. O horário de inscrição e funcionamento do polo vigora das 8h30 às 17h30.
O aluno da licenciatura em Administração de Publicidade e Marketing da Escola Superior de Tecnologia, Gestão e Design do IPP -Instituto Politécnico de Portalegre, Fernando Santos, de 23 anos de idade, faleceu este sábado, 22 de Março, vítima de um acidente de viação no concelho de Coruche, local de origem deste estudante.
Quer o Instituto que a Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre deixaram notas de pesar pela perda deste jovem aluno.
O Município de Elvas vai assinalar, a 30 de março, o Dia da Memória das Vítimas da Inquisição, com a palestra “Reflexões históricas em torno do Dia da Memória das vítimas da Inquisição”. A sessão terá como orador o professor Bruno Lopes, da Universidade de Évora.
A palestra vai ter lugar na Casa da História Judaica, a partir das 17 horas. Terminada a sessão, haverá recital de Música Sefardita, protagonizado por Eduardo Ramos.
Esta é uma iniciativa com entrada livre, organizada pela Câmara Municipal de Elvas.
O Rugby Clube de Elvas organizou este sábado, dia 22 de março, a sétima edição do Torneio Internacional Cidade de Elvas – McDonald’s, que uniu, uma vez mais, o desporto entre os dois países fronteiriços, Portugal e Espanha.
A competição contou com a participação de dezena e meia de clubes de equipas de formação nos escalões de Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, repartidos pelos relvados do Estádio Municipal de Atletismo e do Campo Pedro Barrena.
Rondão Almeida, presidente da Câmara Municipal, realça que a modalidade conseguiu reunir, para o torneio, “mais de 500 atletas até aos 12 anos, mas o mais importante é que desses atletas, 60 já são crianças que frequentam o rugby no clube de Elvas”.
Em nome da Câmara Municipal, Rondão Almeia, reconhece “o trabalho desempenhado peloRugby Clube de Elvas, associação que tem mais de 40 anos”.
O autarca deseja “um bem-haja a todas as equipas que se deslocaram até Elvas neste dia, assim como, a todas as famílias que acompanham os atletas”. “Já para a nossa cidade, tudo isto, mexe com a nossa economia local, a nossa restauração e hotelaria (…) são com atividades deste género, principalmente em épocas baixas, que criam alguma dinâmica na economia local”, conclui.
O Dia Internacional da Trissomia 21, celebrado dia 21 de março, foi assinalado com um mural em que os jovens jogadores colocaram as palmas das mãos pintadas de várias cores e por balões no formato de cromossoma X, transportados pelas crianças no desfile de abertura. Para além disso, cada atleta tinha uma meia de cada cor calçada, de modo a marcar a diferença e a inclusão.
Também neste sentido, Luís Mendes, presidente da APPACDM de Elvas felicita o clube pela iniciativa. “Está aqui mondada uma cidade desportiva, com muitos atletas e muita alegria e com a particularidade que na passada sexta-feira, dia 21 de março, assinalou-se o dia da Trissomia 21 e hoje (sábado dia 22 de março) está aqui mencionado e visto nos jogadores (…) a inclusão é de passar das palavras aos atos, é estar na sociedade, é assinalarmos e é este tipo de iniciativas que fazem a diferença”, adianta.
Logo após o torneio de formação, os seniores masculinos do Rugby Clube de Elvas entraram em campo para disputar um jogo a contar para a CN2, contra o Rugby Vila da Moita.
A Companhia de Flamenco João Lara apresenta o espetáculo “Ode Flamenca” na freguesia de Seda, concelho de Alter do Chão, este domingo, dia 23 de março, pelas 16h. O evento está inserido no Festival Artes Por Cá.
Sobre o espetáculo: Ode Flamenca nasceu de uma necessidade sentida pelo bailarino de transportar para os cenários as suas vivências flamencas ao longo dos anos e de levar o público numa viagem de sons, movimentos, expressões e cores oferecidas por esta arte.
Neste espetáculo, João Lara é acompanhado por bailarinas e música ao vivo. Um espetáculo de identidade ibérica, proporcionado por um bailarino com uma alma portuguesa e uma paixão genuinamente espanhola, onde surge acompanhado por um conjunto de artistas de referência e reconhecidos internacionalmente.
A Cirurgia de Ambulatório é o mote para a II Reunião Ibérica de Cirurgia que está a decorrer ao longo deste sábado, dia 22 de março, no Centro de Negócios Transfronteiriço.
O evento, organizado pela Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Hospital Santa Luzia e pelo Núcleo Ibérico de Cirurgia (NIC), junta 177 profissionais de saúde de Portugal e Espanha, com o intuito de promover a partilha de conhecimentos e experiências entre especialistas, mais concretamente, a médicos e enfermeiros.
Para a associação portuguesa de cirurgia de ambulatório “é uma enorme satisfação vir a Elvas e perceber que a ULS do Alto Alentejo está a dar prioridade a esta área da saúde”, refere o médico Carlos Magalhães, presidente da associação e também desta reunião ibérica. “Esta Unidade Hospitalar passou a querer oferecer os melhores cuidados de saúde à sua população”, realça.
Carlos Magalhães destaca “que é uma a conjunção muito interessante ser uma reunião ibérica” sendo que “Espanha pode ter realidades e soluções diferentes”.
Presente na iniciativa esteve também Miguel Lopes, presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, que realça que este evento “é de estrema importância, porque alia Portugal e Espanha em torno de um tema, também ele importante, que é a cirurgia de ambulatório”. “Na nossa ULS, a cirurgia de ambulatório, representa 76% da resposta cirúrgica”, acrescenta.
Já para o vereador da Câmara Municipal de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, o tema de cirurgia de ambulatório “é de extrema importância por ser um tema atual e, paralelamente, de projeção de futuro”.
Tendo em conta as quatro mesas que vão ter lugar ao longo do dia, o autarca considera “ser significativo a abordagem dos temas em cada sessão e da partilha de conhecimentos”.
Na mesa de abertura, Carlos Magalhães, ofereceu ao Hospital de Santa Luzia uma camisola assinada por Cristiano Ronaldo, uma vez que de momento está a trabalhar na Arabia Saudita, local onde o jogador também joga pelo Al-Nassr.
O Município de Arronches reforçou o investimento na qualificação dos alunos do concelho e passou a garantir o acesso totalmente gratuito de todas as crianças matriculadas no Agrupamento de Escolas local à plataforma “Escola Virtual” da Porto Editora não só no corrente ano letivo, como também para 2025/26.
Com esta iniciativa, a autarquia está a oferecer, a todos os alunos a oportunidade de utilizar ferramentas digitais para alcançar resultados educativos positivos. Ao assegurar este acesso, sem custos para as famílias, o Município encontra-se a eliminar desigualdades, a fomentar a inclusão e apostar na qualificação das crianças e jovens.
A Associação Cultural e Desportiva “Os Amigos de Esperança”, do concelho de Arronches, está a organizar uma caminhada da primavera este domingo, dia 23 de março, pelas 9h, com partida na sede da associação (antiga escola primaria).
A Biblioteca Municipal de Fronteira vai organizar este sábado, dia 22 de março, às 16h30, uma sessão da “Hora do Conto”, em celebração do Dia do Pai (assinalado dia 19 de março).
A iniciativa vai ter como referência o livro “Papá apanha-me a lua” de Eric Carle.
A comédia “Cama Para 4”, com Carlos Cunha, Erika Mota, David Carronha e Carla Janeiro esteve no dia 21 de março no Centro Cultural, em Campo Maior, num momento integrado na iniciativa “Março – Mês do Teatro”.
A peça conta a história de um casal que compra a sua casa de sonho, mas rapidamente descobre que terá de a partilhar com um outro casal, numa situação hilariante que proporcionou muitas gargalhadas a todos aqueles que encheram o Centro Cultural.
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas promove, este sábado, 22 de março, o 1º Festival Internacional de Coros em Elvas, um “evento criado com o objetivo de promover o canto coral, fomentar o intercâmbio cultural entre agrupamentos vocais de diferentes regiões e reforçar a importância da música coral no património artístico e cultural de Elvas”.
O festival, a realizar-se na antiga igreja da Sé de Elvas, pelas 18 horas, “pretende estabelecer-se como um ponto de encontro para coros nacionais e internacionais, proporcionando ao público uma experiência musical diversificada e de elevada qualidade.
Nesta primeira edição, o evento contará com a participação de três coros: o Coral Públia Hortênsia de Castro de Elvas; o Coral Nuestra Señora de la Esperanza (Valencia del Ventoso, Espanha); e o Coro Aedos (Madrid, Espanha).
O 1º Festival Internacional de Coros em Elvas “nasce com o propósito de fomentar o encontro de coros de Portugal e Espanha, promovendo a diversidade e a riqueza do canto coral. Além disso, pretende, sempre que possível, acolher agrupamentos de outras partes do mundo, reforçando Elvas como um polo cultural e musical de referência”. O evento, diz ainda a Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro de Elvas, “representa uma oportunidade única para o público desfrutar de um repertório coral diversificado e de qualidade, num espaço histórico e emblemático da cidade”.
O Dia Mundial da Poesia foi assinalado no dia 21 de março no Museu Aberto, em Campo Maior, numa iniciativa da Biblioteca Municipal João Dubraz.
O momento começou com três elementos da Associação “Agora Quer’Arte” a encarnarem Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Luís de Camões, com alguns dos seus poemas mais conhecidos.
Seguiu-se a participação de vários poetas campomaiorenses, que se associaram a esta iniciativa e declamaram poemas originais e dos grandes poetas da língua portuguesa.
Para além disso, a Academia Sénior da CURPI, o Centro Educativo Alice Nabeiro, o Jardim de Infância “O Despertar”, o pré-escolar do Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, o Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, a Loja e Lavandaria Social, o Atelier das Artes de Degolados, e os Clubes dos Maiores do Centro Comunitário, também se associaram a esta celebração que comemorou a poesia e a língua portuguesa.
A sessão terminou com a atuação do Coro da Academia Sénior da CURPI.
Estiveram presentes na ocasião o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, a vereadora São Silveirinha e, em representação da Junta de Freguesia de Degolados, Olga Madeira.
Uma exposição de miniaturas de carros de bombeiros, intitulada de “Paixão”, está patente no salão do quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo Maior até ao próximo dia 15 de abril.
A mostra é composta por mais de cinco mil peças de uma coleção de mais de 12 mil, propriedade de João Paio, bombeiro campomaiorense que atualmente exerce funções ao serviço dos soldados da paz de Ponte de Sor.
Esta mostra, intitulada por “Paixão”, é uma homenagem ao seu falecido pai e, ao mesmo tempo, representa a paixão que tem pelo mundo dos Bombeiros. “Sempre tive uma paixão pelos bombeiros, função que ainda desempenho como voluntário em Ponte de Sor (…) eu colecionou carrinhos de bombeiros e tudo o que tenha a ver com a temática da profissão, desde pins a crachás” explica João Paio.
Caracterizando esta como “uma mega exposição”, o proprietário teve o intuito de apresentar “Paixão” ao público para “dar a conhecer a história e a própria função de bombeiro”, cargo que exerce desde os seus 14 anos em Campo Maior.
A Câmara Municipal de Campo Maior, na pessoa da vereadora São Silveirinha, deu a oportunidade de João Paio mostrar aos seus conterrâneos a coleção que guardava, que “talvez seja uma das maiores do mundo”, reforça.
Com entrada livre, esta é uma exposição “dedicada a todas as pessoas, inclusive, a crianças da escola e jovens” que, por ventura, “possa despertar um pouco a vontade de quererem exercer esta profissão no futuro”, adianta João Paio.
Segundo o proprietário, as miniaturas expostas têm “pormenores muito grandes” e, paralelamente, exibem diversos cenários que marcam a diferença de mostras patentes em outros espaços.
A tradicional Procissão do Senhor Jesus dos Passos, um dos momentos religiosos mais popular e com maior significado em tempo quaresmal, realiza-se, em Elvas, este domingo, 23 de março.
A procissão, com um percurso diferente do habitual, tendo em conta as obras que estão a ser levadas a cabo na Rua da Feira, tem início às 16 horas, a partir da Igreja de Nossa Senhora da Assunção (antiga Sé de Elvas). Contudo, alerta o padre Ricardo Lameira, só sairá à rua se o estado do tempo o permitir.
O itinerário da procissão vai ser o seguinte: Porta do Sol, Praça da República, Rua da Carreira (onde se dará o “encontro” com a procissão que sai da Igreja do Salvador com a imagem do Senhor Jesus dos Passos), Rua de Olivença, Portas de Olivença, Rua de Alcamim, Rua Manuel Gomes Estela, Largo da Senhora da Oliveira, Rua do Tabolado, Rua Nova da Vedoria, Largo de São João de Deus, Rua de Évora, Largo da Misericórdia, Rua da Cadeia, Arco do Bispo, Rua André Gonçalves, Rua Isabel Maria Picão e Praça da República onde, do patamar da Sé, se dará a bênção com o Santo Lenho, seguindo depois para Porta do Sol, entrando na Igreja de Nossa Senhora da Assunção.