Skip to content

Estremoz será o “centro da arte no Alentejo” durante a BIALE 2025

A segunda edição da BIALE – Bienal Internacional do Alentejo 2025 reúne obras de vários artistas nacionais e internacionais, entre os dias 21 e 30 de março, em Estremoz.

Este é um projeto cultural, desenvolvido pela associação cultural ARTMOZ, com o apoio, entre outros, do Município de Estremoz e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que reúne “mais de 200 artistas de 15 países”, dedicado “às artes plásticas, à arte contemporânea”. Nesta sua segunda edição, o certame tem como temas centrais “Arte, Ambiente e Ruralidade”, procurando explorar áreas como a sustentabilidade, a cultural local e a educação ambiental.

Considerando que a BIALE coloca Estremoz como o “centro de arte no Alentejo”, o presidente da Câmara Municipal, José Daniel Sádio, garante que o evento está a “ganhar escala e que promete potencializar quer o Alentejo, Estremoz e também o país, fruto também daquilo que são as parcerias que a A.R.T.M.O.Z. tem conseguido congregar para este grande projeto”.

Ao todo, a BIALE conta com quatro espaços de exposição: Parque de Feiras e Exposições, Centro Ciência Viva, Museu Berardo e Adega Vila Santa de João Portugal Ramos. As entradas são gratuitas. “Além das exposições, vamos ter workshops, conferências e artistas, para cá fazerem as suas residências e trabalhos”, revela ainda o autarca.

A BIALE 2025 prestará homenagem ao ilustre estremocense Armando Alves, destacando a sua obra e o impacto artístico e social que teve. Este tributo incluirá uma exposição da sua obra gráfica na Sala de Desenho e Galeria Municipal de Estremoz. Além disso, a bienal apoiará institucionalmente a exposição “Memórias do Alentejo” de Espiga Pinto, um artista de referência da região, cuja obra será recordada dez anos após o seu falecimento.

O evento é inaugurado na próxima sexta-feira, 21 de março, pelas 18h30, no pavilhão B do Parque de Exposições em Estremoz. A inauguração contará com a presença de algumas entidades parceiras e apoios institucionais, representados pelo presidente da Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCDR Alentejo), Ceia da Silva; pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, José Santos; pelo presidente da Câmara Municipal de Estremoz, Dr. José Daniel Sádio; pela reitora da Universidade de Évora, Hermínia Vilar; pelo presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Loures; e pelo presidente da ARTMOZ, Carlos Godinho.

Toda a programação da BIALE 2025 para conhecer aqui.

Compartilhe este artigo: