
Depois de ter tomado conhecimento que a Câmara Municipal de Elvas se prepara para aprovar a criação de Bolsas de Mérito, a Comissão Concelhia de Elvas do Partido Socialista (PS) vem, em comunicado, dizer que a autarquia deveria estar “a aprovar era o aumento do valor de todas as Bolsas de Estudo para 250 euros por mês”.
Ainda que não se dizendo contra as Bolsas de Mérito, o PS diz também que se deveria “estar a aprovar a anulação da norma que obriga cerca de 200 jovens a trabalhar 15 dias de forma gratuita, para o Município de Elvas”. “Obrigar os jovens bolseiros a trabalhar gratuitamente é injusto e próprio de outros tempos, que muitos fizeram acabar no 25 de Abril de 1974”, lê-se ainda no referido comunicado.
O comunicado para ler na íntegra:
“Aumentar o valor de todas as bolsas de estudo para 250 euros mensais, e acabar com o trabalho obrigatório e gratuito pelos Jovens“
“A concelhia de Elvas do PS, tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Elvas se prepara para aprovar a criação de Bolsas de Mérito. Nada contra, no entanto, o que deveríamos estar a aprovar era o aumento do valor de todas as Bolsas de Estudo para 250€ por mês, com aplicação imediata, tal como proposto em setembro de 2023, pelo Partido Socialista.
Por outro lado, deveríamos estar a aprovar a anulação da norma que obriga cerca de 200 jovens a trabalhar 15 dias de forma gratuita, para o Município de Elvas.
Infelizmente, nem todos os jovens conseguem ter férias de verão. Alguns têm de aproveitar o tempo, que seria de férias, para trabalhar e assim ganhar algum dinheiro extra, para as suas necessidades. Obrigar os jovens bolseiros a trabalhar gratuitamente é injusto e próprio de outros tempos, que muitos fizeram acabar no 25 de Abril de 1974.
Para o Partido Socialista, todos os jovens elvenses são iguais.
Elvas, 12-03-2025
A Concelhia de Elvas do Partido Socialista”