Skip to content

Elvense Bruna Grave acaba de lançar o seu primeiro livro: “Recomeços”

“Recomeços” é o primeiro livro de Bruna Grave. A obra desta jovem elvense é um romance que ilustra os sentimentos de perda e luto, que acabam por ser curados pelo amor.

Apesar da sua paixão pela escrita, o processo até chegar a este “Recomeços” foi longo. “Tentei inúmeras vezes (escrever um livro), mas nunca chegava a completar: não sei se por causa do tema que não me agradava, se da história, em que eu me acabava por perder um pouco, mas depois consegui completar este livro”, relata a autora.

Este romance “fala de uma rapariga que vai numa viagem com os familiares e acaba por perder os pais e a irmã, num acidente de carro, e vê-se obrigada a ir viver com os tios maternos”. Nesta história, a personagem principal terá que construir “uma nova vida” e lidar, ao mesmo tempo, com “paixões, medos que ficam e inseguranças, e sobretudo, com aquilo que o luto que acarreta”.

O gosto pela escrita e pela leitura cresceu com Bruna

Para Bruna Grave, a escrita sempre foi um refúgio para cada etapa da sua vida, assim como a leitura. Mesmo nos programas de trabalho temporário, da Câmara Municipal de Elvas, nas férias de verão, Bruna escolhia sempre a Biblioteca Municipal para, mesmo nessas alturas, poder ler.

A importância da escrita na sua vida começou a ficar ainda mais vincada “numa fase conturbada”, com a morte do seu avô. Acabou por criar um blog, onde “tinha muito público”. “Acredito que escrever seja uma forma de libertar certas dores que acarreto”, assegura.

Com o apoio da família e dos amigos, que sempre a incentivaram a seguir o caminho da escrita, Bruna lá avançou com a ideia de escrever o seu primeiro livro. “Eu sempre fui tentando, mas nunca encontrei um tema que me tocasse o suficiente, até que fui desenvolvendo uma linha de escrita que gostava mais e então consegui este livro”, explica. “Eu revejo-me muito nas personagens que crio”, garante. Por isso, para a escritora, este “foi um livro relativamente fácil de escrever”, até porque era como “se estivesse na história”.

Depois de “um processo de um ano, com várias etapas até o livro estar concluído”, Bruna Grave enviou o “Recomeços” para as editoras. “Foi um espanto quando fui contactada pela Cordel D´Prata, que é uma editoria que sempre gostei bastante e era muito conhecida por mim. Assim que eles me contactaram, tomei a decisão de assinar contrato com a editora para esta produção”, revela.

O lançamento do livro

O lançamento oficial do livro está previsto para o próximo dia 19 de março. Contudo, “o pré-lançamento já está disponível em algumas plataformas online para ser adquirido”. Após o lançamento oficial, o livro “vai estar à venda nas livrarias físicas, como a Bertrand, Fnac e Continente”.

Como a obra aborda temas como o luto e a perda, Bruna acredita que, “provavelmente, há certas idades que não estão preparadas para a dor que a personagem principal muitas das vezes fala”. No entanto, “não há assim nada que não seja indicado para todas as faixas etárias”.

Compartilhe este artigo: