A Gesamb concebeu uma instalação de rua itinerante denominada “O Seu Lixo para Toda a Gente”. A exposição vai estar patente até segunda-feira, dia 3 de fevereiro, no Largo General Graça, em Estremoz. A mostra está inserida nas comemorações da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR), que decorreu de 16 a 24 de novembro de 2024.
Esta instalação de rua pretende chamar a atenção para a realidade na área dos resíduos – em 2023 foram produzidas quase 81 mil toneladas de resíduos domésticos em 12 municípios do distrito de Évora, mas destes apenas 11% foi reciclado, quando o seu potencial de valorização seria de 65%.
“O Seu Lixo para Toda a Gente Ver” é composto por um grande aglomerado de 80 sacos de lixo, equivalente a mais de meia tonelada de lixo que cada pessoa residente nos concelhos servidos pela GESAMB produziu em 2023. Para representar o lixo produzido por toda a população do distrito de Évora seria necessário expor 11,5 milhões de sacos.
Segundo as conclusões do relatório da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) de 2022 sobre reciclagem, Portugal continua aquém das metas estabelecidas para 2025. O mesmo estudo revela que o lixo comum ou indiferenciado representa ainda 77% dos resíduos recolhidos em Portugal, enquanto que a recolha seletiva representa apenas 21%.
Para além do problema ambiental existe ainda o risco de incumprimento das metas definidas pela União Europeia, as quais indicam a redução de 50% da deposição de resíduos urbanos em aterro e a necessidade de se triplicar a reciclagem.
“Até 2030, a GESAMB terá de reduzir para metade a quantidade de lixo indiferenciado, triplicar a quantidade de recolha seletiva multimaterial (papel/cartão, embalagens de plástico e metal e embalagens de vidro) e quadruplicar a quantidade de recolha seletiva de biorresíduos. O trabalho está a ser feito, mas sem a peça principal da engrenagem – os cidadãos -, a prossecução destas metas não é possível. E precisamos de continuar a trabalhar não só na consciencialização e reeducação, mas também na capacitação de cada pessoa para ser um verdadeiro agente de mudança”, refere Gilda Matos, técnica superior da GESAMB – Gestão Ambiental de Resíduos do distrito de Évora.