Skip to content

PS de Elvas: “as mentiras e insinuações ficam-lhe mal, senhor presidente”

Acusando o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, de ter aproveitado a sua intervenção, nas comemorações dos 366º aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, para mais um momento de campanha eleitoral, “baseada em mentiras e insinuações”, a Comissão Concelhia do Partido Socialista, em comunicado, volta a assegurar que o PS não deixou, em 2021, o município falido.

Em causa, estão os oito milhões de encargos que, na altura, a Câmara Municipal de Elvas tinha assumidos. Contudo, revela o PS, se, na altura, “a Câmara estava falida, então agora o melhor seria ‘fechar as portas’; isto pois, com base na informação dos serviços que foi hoje à reunião de Câmara, os compromissos assumidos, em 31/12/2024, são superiores a 47 milhões de euros”.

Dizendo que “as mentiras e as insinuações” ficam mal a Rondão Almeida, o PS apela ao autarca para que faça “menos propaganda com insinuações e mentiras e comece a informar a população com a verdade”

O comunicado para ler na íntegra:

“As mentiras e insinuações ficam-lhe mal, Sr. Presidente”

A Concelhia de Elvas do Partido Socialista, a propósito da intervenção do Presidente da Câmara Municipal, no 366º aniversário da Batalha das Linhas de Elvas, constatou que, ao invés de enaltecer os heróis Elvenses e a nossa história, este dedicou praticamente todo o seu discurso a mera propaganda eleitoral.

Já nos habituámos a que Rondão Almeida use de forma abusiva o lugar de Presidente da Câmara para fazer propaganda. O juízo caberá a quem de direito. Porém, não permitiremos a contínua campanha eleitoral baseada em mentiras e insinuações.

Diz o Sr. Presidente que, em 2021, encontrou uma Câmara “com 8 milhões de compromissos assumidos e mais 8 milhões de processos em tribunal”. Acrescenta ainda que a situação era muito difícil, o que o obrigou a “arrumar a casa”. Obviamente, quer passar a ideia e insinuar que a Câmara estava falida. Mas os Elvenses merecem a verdade.

A situação financeira da Câmara não resulta somente dos compromissos assumidos, pois para estes serem assumidos, é legalmente obrigatório ter a correspondente receita assegurada.

O PS de Elvas já referiu diversas vezes que, no dia em que deixou a presidência da Câmara Municipal, deixou um saldo financeiro bastante positivo. Se fosse tudo recebido e pago naquele dia, sobravam mais de 2 milhões de euros!

Por isso, mais uma vez afirmamos: É mentira que a Câmara de Elvas estava falida em outubro de 2021.

Se, na altura, com 8 milhões de encargos, a Câmara estava falida, então agora o melhor seria “fechar as portas”; isto pois, com base na informação dos serviços que foi hoje à reunião de Câmara, os compromissos assumidos, em 31/12/2024, são superiores a 47 milhões de euros.

Se Rondão Almeida diz que, com 8 milhões de euros em compromissos assumidos, herdou uma Câmara falida, o que dirá agora, com mais de 47 milhões de euros em compromissos?

Obviamente que a Câmara não estava nem está falida. As mentiras e as insinuações ficam-lhe mal, Sr. Presidente, muito mal mesmo. Apelamos a que faça menos propaganda com insinuações e mentiras e comece a informar a população com a verdade.

Já diz o povo que “a mentira tem perna curta” e esta não é exceção.

Para os Elvenses importa a verdade e só com a verdade poderemos avançar Elvas!

Elvas, 22/01/2025

A Concelhia de Elvas do Partido Socialista

Compartilhe este artigo: