A edição deste ano da festa de Los Palomos , em Badajoz, declarada de Interesse Turístico Regional, já tem data marcada: 7 de junho.
Ainda com cartaz de espetáculos a anunciar, o evento, organizado pela Fundación Triángulo Extremadura, tem-se afirmado com “um símbolo de diversidade, inclusão e respeito na Extremadura”, transcendendo o seu “carácter festivo para se tornar uma plataforma fundamental na promoção de valores fundamentais como a igualdade e a visibilidade da comunidade LGBTI”.
Todos os anos, segundo a organização, “milhares de pessoas de diferentes locais reúnem-se para celebrar não só a riqueza cultural da região, mas também o compromisso com os direitos humanos”. Os Palomos destacam-se pela “capacidade de unir a sociedade em torno de uma mensagem clara: a diversidade é uma força que merece ser celebrada e protegida”.
Para além do seu impacto social, este evento tem contribuído para o desenvolvimento turístico e económico da Extremadura, atraindo visitantes de toda a parte, que encontram nos Los Palomos “uma experiência única, repleta de música, espetáculos e atividades culturais para todos os públicos”.
Para promover o evento, a Fundación Triángulo Extremadura vai estar a participar, entre amanhã e domingo, de 22 a 26 de janeiro, na FITUR (Feira Internacional de Turismo), em Madrid, num espaço destinado ao turismo LGBTI na região.