O CLDS, o Contrato Local de Desenvolvimento Social, de Monforte está de volta ao ativo, agora na sua quinta geração, tendo como lema a “Integração: Unidos Promovemos a Inclusão” (IUPI).
Ao longo de quatro anos, uma equipa multidisciplinar irá apostar na colaboração entre parceiros para enfrentar o desemprego, criando soluções que promovam, não só o emprego, mas também a formação e a qualificação. O foco está no apoio a agregados familiares de baixos rendimentos, especialmente com crianças e jovens.
Helena Correia, coordenadora do CLDS 5G Monforte, começa por explicar que o programa anterior (4G) e este mais recente apresentam algumas diferenças: enquanto “o CLDS 4G se caracterizou como um instrumento de combate à exclusão social com ações de proximidade, o CLDS 5G reforça a dimensão territorial como elemento essencial para a concretização de políticas de inclusão”. No entanto, realça, ambos focam-se num único objetivo, “a promoção da inclusão social”.
“IUPI 5G Monforte” vai intervir no âmbito do Emprego, Formação e Qualificação (eixo 1), no Combate à Pobreza e à Exclusão Social das Crianças e dos Jovens (eixo 2) e, por fim, no Desenvolvimento Social, Capacitação Comunitária e Intervenção em Contextos de Emergência Social e de Cenários de Exceção (eixo 4). Esta quinta geração, reforça ainda a responsável, “apresenta uma evolução e uma abordagem mais abrangente relativamente ao programa anterior”.
O CLDS “IUPI 5G Monforte” está em função até 2028 e tem como entidade coordenadora a Câmara Municipal de Monforte.