Câmara de Elvas orçamenta 24,6 milhões de euros para 2023

As Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal do Município de Elvas, para o ano de 2023, num valor de 24,6 milhões de euros, foram aprovados pela Câmara Municipal e vão agora ser submetidos à aprovação da Assembleia Municipal. Esta foi uma das deliberações camarárias tomadas no passado dia 9, em sessão que decorreu em Vila Fernando, mas só agora divulgadas pelo Município.

A realização do 25º Carnaval Internacional de Elvas, entre 17 e 21 de fevereiro, foi aprovada em moldes semelhantes a anos anteriores: desfile escolar na sexta-feira, corsos no sábado, domingo e terça-feira e gala no coliseu na noite de segunda-feira.

Para o ano de 2022, o valor da Derrama foi fixado em 0,40%; a participação do Município nos Impostos do Estado em 5%; e o valor do IMI Familiar tem redução em função do número de dependentes; estes valores mantêm-se iguais aos pagos no ano em curso. Foi aprovado não aplicar a Taxa Municipal de Direitos de Passagem e a Taxa de Ocupação de Subsolo.

Aprovadas as propostas de parceira, no âmbito da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, para registos fotográficos e sonorização das ruas do Centro Histórico, este último estendido a mais eventos durante o ano. A realização da festa Natal Solidário, no coliseu, a 17 de dezembro, foi aprovada. Aprovado o protocolo entre a Câmara Municipal de Elvas e a Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, para a abertura ao público da Igreja do Convento de Santa Clara. Atribuídos apoios a à APARSIN (retificação de valor), Clube Diabético de Elvas, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas e Confraria do Senhor Jesus da Piedade.