Fundação António Gonçalves tem novos órgãos sociais

Os novos órgãos sociais da Fundação António Gonçalves, de Elvas, para o período 2025-2029, tomaram posse ao início da noite desta quarta-feira, 8 de janeiro, na Quinta de São João, na freguesia de São Vicente e Ventosa.

Ao presidente do conselho de administração da fundação, o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, juntam-se o secretário Frederico Zagalo, a tesoureira Maria José Peixoto e os vogais Carlos Santana e Pedro Ferreira. O Conselho Fiscal é agora formado por Sofia Silva (presidente), Bernardete Batista (secretária) e Vera Tapadinhas (vogal).

Na sessão, a ata de tomada de posse foi lida pelo secretário do conselho de administração cessante, João Paulo Carneiro, num espaço que foi pequeno para receber todos aqueles que se quiseram associar a este momento, que contou ainda com uma breve atuação das Roncas d’Elvas.

O arcebispo de Évora agradeceu o trabalho desenvolvido por toda a equipa cessante, assim como aos novos membros do conselho de administração e do conselho fiscal por aceitarem o desafio que lhes lançou. Este, disse ainda D. Francisco Senra Coelho, é um “novo capítulo na vida da fundação”, que tem já a obra de ampliação do lar de idosos, no centro histórico de Elvas, terminada e que será inaugurada “dentro de dois a três meses”. Os próximos desafios serão “a montagem do lar”, que agora passa a ser misto, contando mais 17 camas, incluindo seis suites para casais, assim como a transferência dos idosos da Quinta de São João para as renovadas instalações.

Assegurando que várias serão as dificuldades que terão pela frente, Frederico Zagalo, contudo, disse aos presentes que não tem dúvidas de que esta nova equipa tudo fará para ultrapassar os desafios, numa instituição com “40 anos de história ao serviço dos idosos”.

Presentes nesta cerimónia de tomada de posse, que terminou com um pequeno beberete, estiveram presentes diversas entidades, como os presidentes das Juntas de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, e de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso, Joaquim Amante, a diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha, Isabel Mascarenhas, o presidente da direção dos Bombeiros de Elvas, Amadeu Martins, o presidente da APPACDM de Elvas, Luís Mendes, a diretora clínica da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, Vera Escoto, e o provedor da Santa Casa de Campo Maior, José Jorge Pereira.

Candidaturas abertas às Bolsas de Mérito da Câmara de Estremoz

A Câmara Municipal de Estremoz tem abertas, a partir de hoje, 8 de janeiro, e até dia 7 de fevereiro, as candidaturas às Bolsas de Mérito para alunos do Ensino Superior.

A candidatura deverá ser formalizada mediante o preenchimento de um formulário de candidatura (disponível aqui) ou no Setor de Desenvolvimento Social do Município de Estremoz (Rossio Marquês de Pombal, R/C n.º 42 e 43, junto ao edifício da antiga EPRAL).

A lista de atribuição das bolsas será divulgada através de edital, em março, no sítio institucional do Município e nos lugares de estilo.

Toda a informação sobre as candidaturas às Bolsas de Mérito para consultar no site do Município de Estremoz.

“O Elvas” estreia relvado no Campo Patalino com o Guimarães 

É esperado o regresso a casa de “O Elvas”, já este domingo, 12 de janeiro, para o jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal com o europeu Vitória de Guimarães (e para a sequência da série C do Campeonato de Portugal e, ambicionam todos na cidade, para a fase de promoção à Liga 3), num Patalino com relvado natural, de novo, como há muito era desejo dos responsáveis da “O Elvas” SAD, e de cara lavada, com as bancadas pintadas de fresco, renovadas cadeiras com as suas cores “azul e ouro”, tal como um novo espaço, na bancada central, reservado para entidades oficiais e convidados. 

Passados 29 anos, e de novo em jogo da 5.ª eliminatória da Taça de Portugal que, no quadro competitivo atual, representa a presença nos oitavos de final da prova rainha, os dois clubes reencontram-se no mesmo palco. Então, a 10 de janeiro de 1996, o Vitória de Guimarães, orientado por Manuel Machado, apurou-se com um golo do médio bósnio Dane Kupresanin a decidir a eliminatória, aos 90+17, quando já se anunciava prolongamento .

À espera do conjunto vimaranense, e a atestar pelo entusiasmo dos elvenses logo que, esta terça-feira, foram colocados à venda os ingressos para o jogo, é garantido um Patalino de novo vibrante (são esperados cerca de cinco mil adeptos), praticamente três meses depois do início dos trabalhos de renovação e requalificação, naquela que representa uma empreitada histórica para a cidade de Elvas e para o desporto do distrito de Portalegre e do Alto Alentejo.

Depois de removido o sintético, foi necessário criar as canalizações do novo sistema de rega do Patalino. Tudo dentro dos prazos previstos, o que garantiu, como sempre foi ambição e desejo de todos os elvenses, a colocação do relvado natural, já devidamente testado, a tempo da realização do jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal.

Município de Vila Viçosa e Junta de Freguesia de Bencatel celebram contrato de colaboração

O Município de Vila Viçosa e a Junta de Freguesia de Bencatel assinaram esta segunda-feira, dia 7 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um Protocolo de Colaboração para a realização de obras de “Substituição do Telhado dos Pavilhões n.º 1 e 2 da Junta de Freguesia de Bencatel”.

Esta iniciativa vem no âmbito de uma das atribuições conferidas aos Municípios, nomeadamente, a promoção da salvaguarda dos interesses próprios das respetivas populações, em articulação com as freguesias.

Município e CPCJ de Monforte voltaram a ocupar crianças nas férias de Natal

De modo a ocupar, durante as Férias de Natal, os tempos livres das crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo das quatro Freguesias do Concelho de Monforte (Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte), a Câmara Municipal e a CPCJ, tal como em anos anteriores, organizaram, entre os dias 18 de dezembro e 3 de janeiro, um diversificado conjunto de atividades lúdico-didáticas que foram postas em prática através das AAAF’s (Atividades de Animação e de Apoio à Família) e CAF’s (Componentes de Apoio à Família) de cada freguesia do Concelho.

O programa terminou com a divertida visita das crianças aos Lares das respetivas freguesias onde cantaram as Janeiras e outros temas inerentes à época natalícia.

Quinto sorteio do “Comércio Local – Onde Tudo Se Faz Natal” realiza-se esta quarta-feira

O quinto e último sorteio da iniciativa “Comércio Local – Onde Tudo Se Faz Natal”, promovido pela Câmara de Campo Maior, realiza-se esta quarta-feira, dia 8 de janeiro, a partir das 16 horas, no Centro Comunitário da vila.

Os vencedores são posteriormente divulgados nas redes sociais do Município de Campo Maior.

Todas as informações sobre a campanha estão disponíveis no site do Município de Campo Maior.

Estão concluídos os trabalhos de requalificação dos equipamentos da Biblioteca do Centro Escolar de Borba

Durante os primeiros dias do ano, concluíram-se os trabalhos de requalificação dos equipamentos da Biblioteca do Centro Escolar de Borba.

Este novo espaço será agora um local multimodal, que obedece às normas e especificações técnicas da RBE (Rede de Bibliotecas Escolares).

Estando consciente da necessidade e da importância deste projeto, o Município investiu um valor aproximado de 5.500 euros. Com isto, permitirá aos jovens usufruírem de um ambiente agradável e confortável onde poderão colocar em prática o seu gosto pela leitura e pela escrita.

Novo Conselho de Administração da ULSAALE visitou Centro de Saúde de Campo Maior

O novo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE), liderada pelo seu presidente, Miguel Lopes, esteve no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Campo Maior, onde apresentou cumprimentos institucionais ao presidente do Município, Luís Rosinha, ao presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, e aos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha.

Após uma conversa sobre os desafios da saúde em Campo Maior e no distrito de Portalegre, o grupo seguiu para o Centro de Saúde, para ver em primeira mão as melhorias de que o edifício foi alvo, no sentido de o dotar com as melhores condições possíveis de maneira a dar uma resposta digna e eficaz às necessidades da população.

A obra, inserida num conjunto de ações que integram o projeto “Deslocalização na Vertente Construção e Requalificação de Infraestruturas para Cuidados de Saúde Primários – Infraestruturas e Equipamentos Sociais e de Saúde”, pressupõe um investimento total para o concelho de Campo Maior de mais de 502 mil euros financiado à taxa de 85% pelo Programa Operacional Regional do Alentejo (ALENTEJO 2020), cabendo ao Município de Campo Maior e à ULSAALE assumir os restantes 15% respeitantes à contrapartida pública nacional.

Academia Sénior de Arronches celebra o Dia de Reis com visita a instituições e estabelecimentos do concelho

Em pleno Dia de Reis, a turma da Academia Sénior de Arronches manteve a tradição e saiu à rua para cantar as Janeiras, desejando assim um bom ano novo à população.

Em representação dos munícipes, os executivos e colaboradores da Câmara Municipal de Arronches, das Juntas de Freguesia de Assunção, Esperança e Mosteiros receberam então o grupo liderado pela coordenadora Maria João Fernandes e pela dinamizadora Dulce Bigares, que convidou os presentes a degustar uma fatia de bolo-rei e a provar diversos licores da época, no final de cada atuação.

Aproveitando o clima de festa, a presente turma também visitou e celebrou este dia nas instituições de solidariedade social do concelho, entre as quais o Centro de Bem-Estar Social de Arronches, o Centro Social Bom Jesus de Esperança, o Centro Social de Mosteiros e a Santa Casa da Misericórdia de Arronches.

Degolados está sem multibanco. “Se a situação estivesse nas nossas mãos já estaria resolvida”, diz João Cirilo

Depois de uma avaria, Degolados está sem multibanco desde o passado dia 20 de dezembro o que, naturalmente, causa vários constrangimentos à população daquela freguesia do concelho de Campo Maior.

Assegurando ter efetuado algumas diligências, para que o problema seja resolvido com a maior brevidade possível, o presidente da Junta de Freguesia, João Cirilo, garante que está solidário com a população. “A caixa multibanco é uma mais-valia que temos cá e as pessoas já estão muito habituadas a fazer ali variadíssimos tipos de operações e, neste momento, está totalmente indisponível”, começa por dizer João Cirilo, dando conta que, desde logo, a Junta de Freguesia contactou a Caixa Agrícola de Campo Maior, que “foi a responsável pela instalação da máquina”.

“A Caixa Agrícola tentou contactar a SIBS, que é a responsável pela rede de multibanco, mas sem qualquer tipo de sucesso. Aquilo que se sabe é que o problema é com o router, que é da Vodafone”, adianta o presidente. Agora, aguarda-se que um técnico da Vodafone se desloque até Degolados para que possa resolver o problema. “É uma coisa que, infelizmente não está nas nossas mãos, porque se estivesse a situação já estaria resolvida, de certeza absoluta”, remata João Cirilo.

Na aldeia, ainda assim, há já quem pondere, se a situação não se resolver nos próximos dias, organizar uma manifestação.

Novos órgãos sociais da Santa Casa de Campo Maior já tomaram posse

A Igreja Matriz de Campo Maior recebeu ontem, 7 de janeiro, a cerimónia de tomada de posse dos novos corpos gerentes da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, com José Jorge Pereira a assumir o cargo de provedor para o quadriénio 2025 – 2028, sucedendo a Luís Machado.

A cerimónia foi precedida de uma missa de celebração da eucaristia pelo cónego Francisco Bento.

Através das redes sociais, o Município de Campo Maior “endereça as maiores felicidades aos novos corpos gerentes desta IPSS, fazendo votos de que cumpra a sua missão, cuidando, como até aqui, dos interesses da comunidade que tão bem tem servido ao longo de décadas”.

Vila Viçosa: Doçaria Conventual de regresso ao Convento dos Agostinhos de 24 a 26 de janeiro

O Convento dos Agostinhos, em Vila Viçosa, será palco, entre os dias 24 e 26 de janeiro, da segunda edição da Feira de Doçaria Conventual, promovida pela Câmara Municipal.

De acordo com o vice-presidente da Câmara, Tiago Salgueiro, a autarquia está neste momento a preparar, a todo o ritmo, este evento, que, contará com mais expositores face à edição passada.

“Estamos muito focados na organização desta iniciativa, que visa celebrar aquilo que é a doçaria conventual de Vila Viçosa e do país. Vamos ter depois também um vasto programa cultural associado à exposição dos doces”, revela o autarca.

“Temos um maior número de participantes, passando dos 14 para os 16, e estamos, neste momento, a definir com exatidão os materiais promocionais, para podermos depois fazer essa divulgação, de forma mais abrangente, quer no nosso contexto, quer na vizinha Espanha”, remata.

Câmara de Elvas reúne com entidades que participam nas comemorações do 14 de Janeiro

A Câmara Municipal de Elvas recebeu, na manhã desta terça-feira, dia 7 de janeiro, as entidades que participam nas comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas, nos Paços do Concelho.

O encontro de trabalho serviu para articular as questões práticas relacionadas com a organização do programa comemorativo, entre o Município, o Exército Português e entidades.

Recorde-se que na terça-feira, 14 de Janeiro, feriado municipal, assinalam-se os factos heróicos de 1659.

Nova temporada do Cineclube RONCA abre com o aclamado filme “Grand Tour”

O aclamado filme “Grand Tour”, que rendeu o maior prémio do Festival de Cannes a Miguel Gomes, vai abrir a nova temporada do Cineclube RONCA, no sábado, dia 11 de janeiro, pelas 18 horas, no Auditório São Mateus, em Elvas.

O filme remonta ao ano de 1918. Edward, um funcionário público do Império Britânico, foge da noiva Molly no dia em que ela chega para o casamento. Nas suas viagens, porém, o pânico dá lugar à melancolia. Contemplando o vazio da sua existência, o cobarde Edward interroga-se sobre o que terá acontecido a Molly… Desafiada pelo impulso de Edward e decidida a casar-se com ele, Molly segue o rasto do noivo em fuga através deste Grand Tour asiático.

A sessão conta com entrada gratuita.

José Jorge Pereira: UCC será “responsabilidade acrescida” para a Santa Casa de Campo Maior

José Jorge Pereira tomou posse esta terça-feira, dia 7 de janeiro, como provedor da Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, sucedendo no cargo a Luís Machado.

Entre os maiores desafios que terá pela frente, José Jorge Pereira, em entrevista à Rádio ELVAS, destaca a Unidade de Cuidados Continuados (UCC), uma resposta “com grandes carências no distrito”. “Passamos a ter uma responsabilidade acrescida, porque estamos a falar de mais postos de trabalho e teremos de garantir que as vagas serão preenchidas, para tornar sustentável todo este projeto”, assegura.

“Acima de tudo é tentar perceber, através do dialogar com as entidades que já têm este tipo de dispositivos e equipamentos a funcionar, como é que nós podemos tirar alguma prática, para iniciarmos já com alguma aprendizagem nesse sentido”, acrescenta o novo provedor, lembrando, ainda assim, que o projeto ainda se encontra numa fase “muito embrionária”.  

O provedor adianta ainda que a candidatura da UCC, a instalar-se no antigo ciclo preparatório de Campo Maior, ao Plano Recuperação e Resiliência já foi entregue.

No que diz respeito à taxa de ocupação do Lar Santa Beatriz, tendo em conta a sua recente ampliação, com a disponibilização de mais dez camas, José Jorge Pereira revela que o objetivo principal é “manter o nível de excelência e garantir o conforto e bem-estar dos utentes”. Neste momento, revela ainda, o lar “está praticamente lotado”.

A entrevista completa a José Jorge Pereira, sobre o seu percurso na Santa Casa da Misericórdia de Campo Maior, até chegar a provedor, e as expectativas para este mandato,  para ouvir no podcast abaixo:

Arkus leva a “História da Batalha das Linhas de Elvas” às escolas de 1º Ciclo do concelho

A partir de hoje, 8 de janeiro, e até ao próximo dia 17, a associação juvenil Arkus vai andar a percorrer todas as escolas de 1º Ciclo do concelho de Elvas para apresentar, aos mais novos, a peça de teatro “A História da Batalha das Linhas de Elvas” e o conto de uma história cantada “Uma manhã de nevoeiro”.

“Dar a conhecer a história de Elvas, relacionada com o próprio 14 de Janeiro” e, com isso, dar a conhecer o património da cidade, “não só a nível cultural, mas também a nível musical”, diz o presidente da Arkus, o professor Carlos Beirão, é o grande objetivo da iniciativa. “Acho que a nossa presença é também uma forma de aproximarmos a nossa associação das escolas, através da própria história, que é o que nós pretendemos”, adianta.

Neste momento, a Arkus encontra-se a planificar todas as atividades a desenvolver ao longo deste ano, sempre com vista “a dar a conhecer a cultura e a dinamizar a própria cidade, que bem precisa”. A Arkus, que apesar de ter nascido com o teatro, recorda ainda Carlos Beirão, abrange agora uma grande quantidade de áreas. “A partir do momento em que a Câmara nos dá um espaço para desenvolvermos as nossas atividades, começámos a ter trabalhadores, começámos a planificar e agora estamos em todas as áreas: temos o concurso de poesia; o festival de teatro, que é dos mais antigos do país e que organizamos em parceria com a Escola Secundária D. Sancho II; vamos organizar os fados e outras coisas. Não podemos parar”, remata.  

As atividades da Arkus, integradas nas comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas, celebrados no feriado municipal da próxima terça-feira, 14 de janeiro, contam ainda com a colaboração dos serviços educativos dos Fortes da Graça e de Santa Luzia.

Euromilhões com jackpot de 52 milhões de euros no próximo sorteio

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 7 de janeiro, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 52 milhões de euros.

Um segundo prémio de mais de 521 mil euros saiu a um apostador no estrangeiro. Outros cinco jogadores, com aposta registada também fora de Portugal, foram contemplados com o terceiro prémio, no valor de 24 mil euros.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 20, 33, 35, 41 e 47 e as estrelas 4 e 12.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.