Exposição “Pelo Sonho vamos celebrar o Natal” patente no Posto de Turismo de Estremoz

A exposição “Pelo Sonho vamos celebrar o Natal” está patente no Posto de Turismo de Estremoz até dia 11 de janeiro.

Em mostra estão peças elaboradas pelos artistas das turmas de Artes Decorativas, Artes e Técnicas de Jardinagem, Barrística, Cuidar com Arte e Pintura Decorativa da Academia Sénior e, também, pelos artistas das várias turmas do Agrupamento de Escolas de Estremoz. A mostra envolve várias gerações e diferentes perspetivas de representar a época.

Programação de Natal em Marvão chega ao fim este domingo

As atividades de Natal promovidas pela Câmara Municipal de Marvão, desde o passado dia 7 de dezembro, chegam ao fim este domingo, 5 de janeiro, no Largo Santa Maria, junto ao edifício dos Paços do Concelho.

Neste último dia, o Mercado de Natal abre portas às 10 horas, sendo que entre as 10 e as 17 horas, estará disponível o comboio de Natal para um passeio pela vila.

Às 13 horas, cantam-se as Janeiras, e uma hora mais tarde realiza-se um peddy paper, para colocar miúdos e graúdos à procura dos Reis Magos.

PSP de Elvas apreendeu arma no Bairro de São Pedro

Na sequência de uma operação policial levada a cabo pela PSP de Elvas, com o Corpo de Intervenção de Lisboa, no Bairro de São Pedro, foi apreendida uma arma de fogo (uma caçadeira), quatro cartuchos e um outro já deflagrado, após se ter registado um ameaça por arma de fogo.

A intervenção foi confirmada à Rádio ELVAS por fonte policial e realizou-se pelas 7 da manhã deste sábado.

Espetáculo “Serenata para o Amanhã” apresentado em Montargil e Ponte de Sor

O espetáculo “Serenata para o Amanhã” é apresentado este fim de semana em Montargil e Ponte de Sor.

Com Filipa Portela, na voz, e Salomé Pais Matos, na harpa, este espetáculo é oferecido à população enquanto um Concerto de Reis.

O espetáculo é apresentado ao público este sábado, 4 de janeiro, às 21 horas, no Centro Cultural de Montargil e, amanhã, domingo, dia 5, às 17 horas, no Teatro Cinema de Ponte de Sor.

Piscina coberta dos Assentos reabre ao público na segunda-feira

A Piscina Coberta dos Assentos, em Portalegre, reabre ao público na segunda-feira, dia 6 de janeiro, no horário habitual, “tendo sido tomadas todas as diligências para garantir a segurança e bem-estar dos utilizadores e funcionários”, informa a Câmara Municipal.

A pisicna encontra-se encerrada desde o passado dia 17 de dezembro, na sequência de uma análise de rotina que detetou a presença de Legionella numa amostra recolhida no chuveiro do balneário destinado aos funcionários.

Concerto de Ano Novo à luz das velas este domingo em Arronches

Este domingo, 5 de janeiro, há concerto de Ano Novo, no Centro Cultural de Arronches. Ao palco sobem João Mendonza e a Orquestra Ibérica, num espetáculo dirigido pelo elvense Luís Zagalo.

Trata-se de um concerto que, através do “repertório selecionado, simbolicamente, carrega as resoluções e os votos que formulamos, cada vez que uma nova página se abre, neste caso, no calendário, através da inauguração de um novo ano”, revela o músico. O concerto, adianta ainda, realiza-se num cenário “com uma dimensão encantatória”, por se tratar de um espetáculo à luz das velas”.

Durante o espetáculo, serão percorridas “as melodias de sempre”, num repertório que abrange, entre outros temas, “Momentos de Glória”, de Vangelis, e bandas sonoras de filmes como “Gladiador” e “Música no Coração”.

O início do espetáculo, que conta com entrada gratuita, está marcado para as 17h30.

Exposição de Presépios para visitar até segunda-feira em Estremoz

Uma exposição de presépios, produzidos por artesãos de Estremoz, encontra-se patente ao público, até segunda-feira, dia 6 de janeiro, na Galeria Municipal D. Dinis, em Estremoz.

Esta mostra conta com mais de 30 presépios, produzidos com diversos materiais. Já na sua 18ª edição, esta mostra, de acordo com o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, é “já habitual na cidade nesta época natalícia”.

Esta mostra conta com trabalhos dos artesãos Afonso Ginja, Ana Catarina Grilo, Ana Godinho, António Moreira, Carlos Alberto Alves, Carlos Pereira, Conceição Perdigão, Fátima Lopes, Francisca Carreiras, Henrique Painho, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge Carrapiço, Jorge da Conceição, José Vinagre, Luís Parente, Luísa Batalha, Madalena Bilro, Maria José Camões, Pedro Vinagre, Perfeito Neves, Ricardo Fonseca, Sara Sapateiro, Sandra Cavaco, Sofia Luna, e Vera Magalhães.

Vila Viçosa: Mercadinho de Natal e “Comércio Com Vida” voltam a ser um sucesso

A Câmara Municipal de Vila Viçosa voltou a apostar, entre 14 e 21 de dezembro, em mais uma edição do Mercadinho de Natal, que contou com as mais diversas atividades para miúdos e graúdos, no Largo D. João IV.

O objetivo da autarquia, segundo o vice-presidente Tiago Salgueiro, é dar continuidade a esta iniciativa, onde é também dada a oportunidade aos pequenos empresários de promoverem os seus negócios. Tendo em conta o “número crescente de participações”, face à edição passada, e a “adesão da comunidade local e dos visitantes”, o autarca faz um balanço “muito positivo” da iniciativa.

A decorrer até segunda-feira, dia 6, encontra-se ainda a campanha “Comércio Com Vida”, que também registou “um aumento do número de estabelecimentos aderentes”. “Tem havido uma dinâmica bastante a esse nível e a parceria que temos estabelecida com o Núcleo Empresarial da Região de Évora (NERE) acabou por ser uma vantagem para nós, uma vez que permite convidar as pessoas a fazerem as suas compras no nosso comércio local”, adianta.

O balanço é bastante positivo, mas iremos depois reunir com todos os participantes, no sentido de fazer essa avaliação, mas a perceção que temos tido, até agora, pela quantidade de cupões que tem sido disponibilizada, tem sido bastante positivo e é uma forma de dinamizar a nossa economia com esta iniciativa”, diz ainda Tiago Salgueiro.

Até segunda-feira, quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes à campanha fica habilitado a prémios. O sorteio dos prémios, num total de 3.800 euros, está marcado para dia 13.

Feira de Natal chega ao fim este domingo na Praça da República de Elvas

O evento “Elvas, Cidade Natal” voltou a juntar, na Praça da República, vários comerciantes e artesãos locais, onde, até amanhã, domingo, 5 de janeiro, ainda têm disponíveis para venda diversos tipos de artigos: artesanato, vestuários e produtos regionais.

A S.A Boutique está representada, pela primeira vez, na Feira de Natal, onde apresenta “de tudo um pouco, desde bijuteria a peças de roupa”, revela Mafalda Matos.

A comerciante revela ainda que, ao longo do evento, e durante os fins de semana, justificou abrir o stand, e apresentar os produtos que tem em loja, na Rua da Carreira. O mesmo não pode dizer dos dias de semana, uma vez que o negócio, de segunda a sexta, esteve sempre “mais paradinho”, uma vez que os elvenses optam por “sair da cidade e ver outras feiras”.

A Feira de Natal chega amanhã ao fim, na Praça da República de Elvas.

Campo Maior: música clássica e ballet no Concerto de Ano Novo da Banda 1º de Dezembro

Em Campo Maior, a chegada do novo ano é festejada este sábado à tarde, dia 4 de janeiro, com um concerto da Banda 1º de Dezembro, no Centro Cultural.

Neste espetáculo, à música clássica junta-se a dança, explica o maestro da banda, Francisco Pinto, que adianta que o concerto serve, sobretudo, dar as boas-vindas a 2025 e prestar cumprimentos ao município. “Vamos ter novamente ballet e trazer Viena de Áustria a Campo Maior. Já fizemos isso várias vezes e vamos voltar a trazer as valsas de Strauss para uma filarmónica”, diz o maestro.

Ao palco, com os músicos da banda, vão subir os alunos da professora Maria José Cid do Projeto de Formação de Ballet Clássico do Município de Campo Maior. Entre outros momentos do espetáculo, estes alunos irão dançar “Danúbio Azul”, à semelhança do que acontece em Viena de Áustria. “Só não temos aqueles salões, mas vão-se mostrar no Centro Cultural e acho que vai ser fo agrado de toda a gente”, assegura Francisco Pinto.

Destacando a dedicação dos músicos que compõem a filarmónica de Campo Maior, Francisco Pinto lembra ainda que é para o público e para a comunidade que a banda trabalha. “É só por gosto, porque eles não ganham nada. É de coração que estes músicos, ditos amadores, o fazem”, remata.

O início do espetáculo, este sábado, está marcado para as 16 horas. A entrada é gratuita.

Santos Reses de Barbacena animam Casa das Barcas no último dia de “Mercado de Natal”

No âmbito da programação do evento “Elvas Cidade Natal”, o Mercado de Natal, na Casa das Barcas, será animado este sábado, dia 4 de janeiro, a partir das 9h30, pelos Santos Reses de Barbacena.

Ainda durante a manhã, o Workshop de Culinária dos Reis, promovido pela associação ARKUS, vai decorrer no MACE, entre as 10 horas e o meio-dia.

Já o Coliseu Comendador Rondão Almeida vai ser palco, às 16h30, do “Circo do Coliseu”, pela Companhia Internacional de Circo. à mesma hora, mas na Feira de Natal, na Praça da República, a Academia de Dança de Elvas e Applausus apresentam “A Casa das Bonecas”.

Pelas 7h30, a animação musical, na Praça da República e nas ruas do centro histórico de Elvas, vai estar a cargo da Charanga Zuluband.   

Concertos de Reis dão as boas-vindas a 2025 em Avis

Este sábado, o concelho de Avis dá as boas-vindas ao novo ano, com dois concertos de Reis.

O primeiro acontece na Igreja de S. Bernabé, em Ervedal, com a atuação do Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Avis, que abrirá os cânticos pelas 15h30, e do Coro da Escola de Música do Município de Avis, numa viagem pelo universo dos cantares, desenvolvidos e ancorados na representação do divino.

Já pelas 21 horas, será a vez da Igreja do Convento de S. Bento, em Avis, receber o Coro Polifónico “Eborae Mvsica” e o Coro da Escola de Música do Município de Avis, que encerrará a espiritualidade dos cantos, incluídos nesta apresentação de boas-vindas ao ano de 2025.

Os Concertos de Reis, com entrada livre a todos os munícipes e visitantes do concelho de Avis, vão contar com a organização do Município de Avis e da Freguesia de Ervedal que, desta forma, expressam a toda a comunidade votos de um Bom Ano Novo.

Beja celebra Dia de Reis com bolo-rei gigante

Esta segunda-feira, dia 6 de janeiropelas 15 horasBeja celebra o Dia de Reis com a degustação de um bolo-rei gigante com 50 metros de comprimento, confecionado pela centenária pastelaria Luiz da Rocha.

Na confeção deste bolo serão usados 62 quilos de farinha, 14 quilos de açúcar, 14 quilos de manteiga, 30 quilos de fruta em calda para decorar, 160 ovos, 8 quilos de levedura (fermento), 9 litros de leite, 7 litros de vinho do Porto e 7 quilos de frutos secos (pinhão, nozes, passas de uva, sultanas e caju).

O momento contará ainda com a animação musical assegurada pelo artista Ricardo Glória.

A realização deste evento encerra o programa de animação do comércio local “É Natal em Beja”, promovido pela Câmara Municipal de Beja entre os dias 30 de novembro e 6 de janeiro.

No mesmo dia, 6 de janeiro, pelas 12 horas, a Casa do Pai Natal, localizada na Rua Capitão João Francisco de Sousa, receberá o Cante aos ReispeloCoro da Universidade Sénior de Beja. No final desta atuação será realizado o Sorteio de Natal onde serão sorteados 20 vencedores que poderão receber cabazes de natal, vouchers para usar em hotéis ou voos em balão de ar quente.

Campanha “Comércio Com Vida” termina na segunda-feira em Vila Viçosa

A campanha “Comércio Com Vida” do Município de Vila Viçosa termina na segunda-feira, dia 6 de janeiro, pelo que os cupões da referida campanha têm que ser entregues até esse dia, bem como a colocação dos mesmos numa das tômbolas autorizadas.

Por outro lado, os espaços aderentes que estejam a aceitar cupões preenchidos de clientes têm que assegurar a respetiva entrega até terça-feira, dia 7, na tômbola do Balcão Único.

O Balcão Único da Câmara Municipal de Vila Viçosa, as Juntas de Freguesia do concelho, o Mercado Municipal de Vila Viçosa e o Posto de Turismo são os locais onde se encontram das tômbolas autorizadas. O Município de Vila Viçosa irá proceder à respetiva recolha no dia 7 de janeiro, pela manhã.

A cerimónia onde vão ser sorteados os premiados da campanha “Comércio Com Vida” irá decorrer no dia 13 de janeiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 19 horas.

Elvas: música, teatro, desporto e exposições marcam celebrações do 14 de Janeiro

A Câmara Municipal de Elvas acaba de divulgar o programa de comemorações dos 366 anos da Batalha das Linhas de Elvas, celebrada a 14 de janeiro, com as tradicionais cerimónias militares e religiosas.

O dia começa com o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho, ao som da Banda 14 de Janeiro, às 9h30; seguindo-se a romagem ao Padrão, no Sítio dos Murtais, para a Cerimónia de Homenagem aos Mortos, pelas 10 horas; e a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco, meia hora depois.

Às 11 horas, na Praça da República, tem início a tradicional Parada Militar e, ao meio-dia, na Rua da Cadeia, realiza-se o desfile das Forças em Parada. Às 18 horas, a Igreja da Sé recebe o tradicional Te Deum de Ação de Graças e, às 21h30, o Cine-teatro Municipal o concerto da Orquestra Ligeira do Exército.

No mesmo dia, o Centro Artístico Elvense (“Grémio”) festeja o seu 147º aniversário, pelas 15 horas, enquanto a Banda 14 de Janeiro celebra os 70 anos desde a sua fundação, a partir das 19h30.

Mas a programação de celebração do feriado municipal não se restringe ao dia 14 de janeiro, sendo que, entre os dias 8 e 17, a Arkus vai estar a percorrer os jardins de infância e as escolas de 1º Ciclo do concelho, para apresentar às crianças a “História das Linhas de Elvas” e de “Uma Manhã de Nevoeiro”.  

No dia 10, o Colégio Luso-Britânico de Elvas apresenta na Casa da Cultura a exposição “100 anos de História a educar para transformar” e, no dia 11, há espetáculo musical com João Só, no Cine-Teatro Municipal, às 21h30. No dia 12, a UM COLETIVO apresenta, no mesmo espaço, a encenação “A vida pelo mundo em pedaços”, às 17h30.

No Museu de Arte Contemporânea de Elvas, no dia 18, é inaugurada a exposição “O Fio que nos Une”, com obras de Joana Leal, Elizabete Fiel e da coleção António Cachola. Destaque ainda para a realização da 19ª Caminhada e da 31ª Corridas das Linhas de Elvas, no dia 19; para a apresentação do livro “A Maternidade, um Parto com Amor”, de Rosa Maria Abrunheiro, e concerto dos Tranquiliza, no dia 24; e para a comédia “Cama para 4”, com Carlos Cunha, no dia 25.

Conheça toda a programação:

“Cantigas da Rua” em Concerto de Ano Novo este sábado em Portalegre

O Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP) é palco, na noite deste sábado, 4 de janeiro, do espetáculo “Cantigas da Rua”, um concerto de Ano Novo.

“Cantigas da Rua” é um espetáculo que celebra a música, com canções populares que pertencem ao património nacional, melodias que foram os maiores êxitos nacionais e que marcaram o panorama musical português durante várias décadas: fados, canções, marchas, temas de revistas e filmes.

Uma das artistas mais versáteis e acarinhadas pelo público português, Rita Ribeiro, apresenta-se com o fadista Jorge Baptista da Silva, num concerto eclético, nostálgico e imperdível, acompanhados por intérpretes conceituados: Tiago Pirralho (Acordeão) e Luís Ribeiro (guitarrista de Amália Rodrigues).

O início do espetáculo está marcado para as 21h30. A entrada é gratuita.

Último sorteio da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar” realiza-se no dia 10

O segundo e último sorteio da campanha “Elvas: Comprar é Ganhar”, promovida pela Câmara Municipal, realiza-se na próxima sexta-feira, dia 10 de janeiro.

O Município lembra que quem tem feito compras nos estabelecimentos aderentes à campanha ainda “está a tempo de colocar os cupões na tômbola”, que se encontra no Posto de Turismo, e “tentar a sua sorte”.

Entretanto, os vencedores do prémio maior do primeiro sorteio, contemplados com 1.500 euros, já receberam os seus vouchers: são eles Joaquim Nini, Milton Durão e Ana Batista.

Cidade do Vinho 2025 com gala de abertura a 8 de fevereiro em Borba

A Cidade do Vinho 2025 terá a sua gala de abertura a 8 de fevereiro (sábado), no Pavilhão de Eventos de Borba, pelas 20 horas.

Com o lema “Vinhos da Serra d’Ossa – Identidade e Futuro – Marcas que deixam História!”, o programa de atividades da Cidade do Vinho 2025 é composto por eventos que estão ligados, não só ao vinho, mas também à gastronomia. Este programa tem no Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, na Festa da Vinha e do Vinho, em Borba, na Feira Internacional de Agropecuária (FIAP) de Estremoz, nas Ruas Floridas de Redondo, e na Festa dos Capuchos, em Vila Viçosa, os seus “eventos-âncora”.

Diferentes semanas gastronómicas, como as das Migas, em Vila Viçosa, do Borrego e do Gaspacho, em Redondo, assim como a Feira do Queijo, em Borba, e o Festival Gastronómico de Agricultura Biológica e Regenerativa, em Alandroal, integram também a programação da Cidade do Vinho 2025.

Entretanto, a Cidade do Vinho 2025 vai estar representada na Feira de Turismo de Madrid (FITUR), através do Turismo de Portugal, com a realização de momentos degustação de vinhos e Produtos de Excelência do Território da Serra d’Ossa, nos dias 25 e 26 de janeiro. Já de 12 a 16 de março, estará representada na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), com um espaço próprio.

De recordar que a Cidade do Vinho 2025, constituída pelos municípios de Alandroal, Borba, Estremoz, Redondo e Vila Viçosa, foi eleita, pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), a 30 de abril. O projeto “Cidade do Vinho” tem como objetivo valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Elvas vai “Cantar os Reis” na Feira de Natal

O Grupo de Cantares da Universidade Sénior de Elvas vai “Cantar os Reis” na Feira de Natal de Elvas e nas ruas do centro histórico da cidade esta sexta-feira, dia 3 da janeiro, a partir das 16 horas.

Ainda no âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”, o Coliseu Comendador Rondão Almeida vai ser palco do “Circo do Coliseu”, pela Companhia Internacional de Circo Artistas de Todo o Mundo, às 18h30.

Às 21h30, o filme “Vaiana 2” vai estar em exibição no auditório São Mateus.

DECO: Inverno origina um elevado custo das faturas de energia

Afatura da eletricidade é seguramente uma das despesas mais elevadas que os consumidores têm com a casa. E mesmo fazendo uma boa gestão de alguns equipamentos, como por exemplo do ar condicionado, por vezes é complicado fazer baixar o valor mensal a pagar.

Qualquer fatura de energia tem sempre, pelo menos, três componentes essenciais: a tarifa de acesso às redes, a tarifa de energia e a tarifa de potência. 

Caso o consumidor decida optar pela tarifa mais barata, esta pode não ser aquela que melhor se adequa ao seu perfil energético. É importante que conheça não só as opções que estão no mercado, mas também saber quais os instrumentos que existem para simplificar a vida do consumidor. 

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana da rubrica da DECO, com Helena Guerra, do Gabinete de Projetos e Inovação da Associação para a Defesa do Consumidor. Para ouvir no podcast abaixo:

Coral Públia Hortênsia de Castro em Concerto de Reis em Elvas no domingo

Este domingo, dia 5 de janeiro, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, será palco de um Concerto de Reis, pelo Coral Públia Hortênsia de Castro.

Neste espetáculo, que marca o encerramento deste ciclo de celebrações natalícias, segundo o maestro Vasco Almeida, serão interpretados quatro novos temas. “Uma dessas canções já tínhamos introduzido num dos anteriores concertos, mas não foi possível interpretá-lo no último, porque houve um desaire com o piano, que não funcionou na altura”, revela.  

Algumas músicas natalícias, como “O Pequeno Tambor”, um mix que junta o “Natal de Linhares”, o “Natal de Évora”, o “Natal de Elvas” e “Noite de Paz”, a par de “We Wish You a Merry Christmas”, integram o repertório deste espetáculo.

O concerto, que conta com entrada gratuita, tem início marcado para as 18h30.

“Cabalgata de Reyes” em Badajoz com 400 crianças, 13 carros alegóricos e oito toneladas de rebuçados

Badajoz cumpre, este domingo, 5 de janeiro, a tradição da “Cabalgata de Reyes”.

Participam no desfile, entre a Avenida Carolina Coronado e o Paseo de San Francisco, 400 crianças e 13 carros alegóricos, segundo o vereador da Cultura no Município de Badajoz, José Antonio Casablanca, que adianta que a chegada dos reis à estação de comboios da cidade está prevista para as 16h45, menos uma hora em Portugal. O início do desfile, que volta a contar com uma passagem sem ruído, em Entrepuentes, terá início meia hora mais tarde (17h15).

Desta vez, serão distribuídas mais de oito toneladas de rebuçados, durante o desfile.

Embora a organização esteja “consciente” de que as condições meteorológicas possam ser adversas, José Antonio Casablanca diz que terá de se esperar pela evolução das previsões, para uma tomada de decisão, relativamente às alterações necessárias a fazer.  

Já durante a manhã, a partir das 10 horas, no Paseo de San Francisco, será distribuído o tradicional “Roscón de Reyes”, que desta vez conta com opções sem glúten e sem açúcar. Serão disponibilizadas 515 unidades do “roscón” tradicional, 23 sem glúten e outras oito sem açúcar, num total de mais de sete mil porções.

Operação Natal e Ano Novo da GNR: balanço de 20 mortos e 87 feridos graves

Vinte pessoas morreram durante a operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” da GNR, que decorreu entre 18 de dezembro e ontem, 2 de janeiro, mais uma face ao mesmo período do ano passado.

No decorrer da operação, foram registados 3.234 acidentes, menos 321 do que na Operação Natal e Ano Novo 2023/2024 (3.665). Destes 3.234 acidentes resultaram ainda 87 feridos graves (mais um) e 972 ligeiros (menos 52), revela a GNR em comunicado.

A GNR fiscalizou, no decorrer da operação, 155.578 condutores, dos quais 1.404 conduziam com excesso de álcool e, destes, 691 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 257 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.

Das 27.654 infrações detetadas, a GNR destaca 6.597 por excesso de velocidade; 713 por excesso de álcool; 681 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 506 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 2.576 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 851 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

Neste período, a GNR efetuou também 1.580 ações de sensibilização no âmbito do comércio seguro, tendo sido sensibilizados 9.060 comerciantes. Foram ainda visitados 6.744 idosos, no âmbito das ações de prevenção criminal e policiamento comunitário.

No âmbito da criminalidade geral, destacam-se 63 detenções por tráfico estupefacientes; 26 por posse ilegal de armas ou armas proibidas; e 37 por furto e roubo.

No que diz respeito a apreensões, a GNR destaca 2.839 doses de heroína; 2.289 de cocaína; 3.935 de haxixe; 182 de cannabis; 48 de MDMA; 120 armas; 603 munições de diferentes calibres; e 46 veículos.

No âmbito fiscal e aduaneiro, foram realizadas 746 ações de fiscalização e detetadas 609 contraordenações, na sua grande maioria no âmbito do Regime de Bens em Circulação.

Campo Maior: ligações de afeto continuam a ser o motor da Academia Sénior da CURPI

Costura, pintura e artes decorativas são apenas algumas das propostas da Academia Sénior da CURPI de Campo Maior, que tem permitido, ao longo dos anos, combater a solidão da população mais velha da vila, através da sua ocupação diária.

Lembrando que, a par das ligações de afeto criadas entre as alunas, “muito importantes” nestas idades, a presidente da instituição, Anselmina Caldeirão, revela que a CURPI tem colaborado com diversas ações solidárias. “As nossas aulas compõem-se pela Oficina da Flor; temos um coro, artes decorativas, pintura a óleo, a aula ‘Roda da Conversa’ – que é também uma aula de afetos, muito importante – e faço um agradecimento a todas as voluntárias, mas em especial à Ilda, porque vem todas as semanas de Portalegre”, começa por dizer a responsável.

Ao nível da costura, as alunas já fizeram vestidos para meninas de Angola, colaboraram com a Liga Portuguesa Contra a Cancro, com a produção de almofadas, que foram entregues a mulheres que sofreram de cancro da mama, assim como de ursinhos em tecido, cujas verbas angariadas com a sua venda a serem entregue à Associação Nacional de Síndrome de Intestino Curto.   

Neste ano letivo, a aula de Cidadania é dedicada ao tema da reciclagem, onde é destacada a importância de se poder dar “uma segunda vida a tudo o que temos em casa”. “Envelhecer Saudável” é outra das apostas da Academia Sénior. “Esta aula é dada por duas técnicas da Santa Casa de Campo Maior, a Rosarinho e a Maria Guerra, a quem agradeço, e elas aproveitam e trazem algumas senhoras do Centro de Dia e que vêm aqui passar uma tarde e conviver com as alunas da Academia Sénior”, explica ainda Anselmina Caldeirão.

Encontro de Capotes e Samarras “vai tornar-se uma tradição” em Elvas

Em parceira com a Câmara Municipal, e no âmbito do evento “Elvas Cidade Natal”, a associação juvenil Arkus promove este sábado, 4 de janeiro, na Praça da República, a partir das 18 horas, o segundo Encontro de Capotes e Samarras.

Inicialmente previsto para 20 de dezembro, a realização do evento foi adiada para mais tarde, de forma propositada, depois de passada a “loucura do Natal e da passagem de ano”, explica o vereador Cláudio Monteiro, que acredita que esta é uma iniciativa que se vai tornar “uma tradição”. “Se no ano passado, o encontro teve 70 e tal pessoas, este ano vai ter 100 ou 200”, assegura.

“Acho que é um evento em que, daqui de dez anos, vamos ter cerca de 500 pessoas na Praça e que poderá ser comparado, por exemplo, a uma ‘Azevia’. É o mesmo quando as pessoas vão para o Tif-Taf, no Natal. Vai ser essa tradição”, garante.

À semelhança do que já aconteceu com o bacalhau dourado e com as roncas, também este encontro poderá, no futuro, vir a ser inscrito no livro de recordes do Guinness, acredita o vereador, ou não tivessem estas iniciativas como mentor o professor Carlos Beirão, presidente da Arkus. “Ele normalmente, quando tem essas ideias malucas, até me liga, mas é uma pessoa que eu estimo muito, que fez muito pela associação Arkus e a Arkus tem feito muito pela parte cultural da cidade de Elvas”, comenta.

Cláudio Monteiro diz ainda que este evento, dedicado aos capotes e às samarras, é mais um daqueles que ajuda “a valorizar e divulgar” a cultura e a tradição locais: “é divulgar o que é nosso e a Arkus faz isso muito bem”.

Frisando que o sucesso desta terceira edição do “Elvas Cidade Natal” se deve, em grande parte, à Arkus, assim como a outras associações, como a Gota d’Arte, a Banda 14 de Janeiro, os agrupamentos de escolas, os colégios e as IPSS, Cláudio Monteiro garante que todos estes agentes do concelho fazem “um trabalho excelente”. “Se nós podermos contar com todos, é muito melhor, porque duas cabeças pensam muito melhor que uma”, remata.

Este segundo encontro dos capotes e samarras contará, este sábado, com uma atuação do grupo Roncas d’Elvas, com a participação especial das Ronquinhas, e um lanche para todos os presentes. Para a atividade, a Arkus convida toda a população a participar e a comparecer com o seu capote ou samarra.

“Vaiana 2” esta sexta-feira à noite no Auditório São Mateus

“Vaiana 2” é o filme em exibição, a partir das 21h30 desta sexta-feira, 3 de janeiro, no Auditório São Mateus, em Elvas.

Depois de receber uma chamada inesperada dos seus antepassados, Vaiana viaja ao lado de Maui e de uma nova tripulação para os mares longínquos da Oceânia e para as águas perigosas e há muito perdidas, numa aventura diferente de tudo o que alguma vez enfrentou.

Os bilhetes, com um custo de cinco euros, podem ser adquiridos na Ticketline ou meia hora antes da sessão no Auditório São Mateus.

Trotinete elétrica furtada no concelho de Elvas recuperada pela GNR em Campo Maior

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, através do Posto Territorial de Campo Maior, recuperou uma trotinete elétrica, no concelho de Campo Maior, na passada segunda-feira, dia 30 de dezembro.

Na sequência de uma denúncia relativa ao furto de uma trotinete elétrica, ocorrido no dia 24 de dezembro, no concelho de Elvas, os militares da Guarda desenvolveram diligências policiais que permitiram localizar o objeto furtado na via pública.

O bem foi restituído ao legítimo proprietário e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Elvas.

Alentejo 2030 ultrapassa os 100 milhões de euros de fundo aprovado em 2024

O Programa Regional Alentejo 2030 alcançou, no final de 2024, “um marco importante na sua trajetória, assumindo o compromisso inabalável com o desenvolvimento sustentável e a transformação estrutural da região”, revela a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) em comunicado.

No total, o Alentejo 2030 apresenta “já mais de 100 milhões de euros de fundo aprovado, refletindo a capacidade do programa em apoiar iniciativas alinhadas com as prioridadesregionais e locais. Este resultado atesta o impacto direto na promoção de inovação, criação de oportunidades em setores estratégicos e na resolução de desafios públicos que afetam o território do Alentejo”.

Até então, foram lançados 562 milhões de euros em 92 avisos, em áreas estratégicas como a inovação produtiva e de base local, o desenvolvimento sustentável, a qualificação dos recursos humanos e a criação de emprego, a inclusão social, e a criação de serviços de interesse geral, pilares fundamentais para a promoção da competitividade e da coesão territorial.

“Estes números são o reflexo de um trabalho consistente da equipa da Autoridade de Gestão, que visa capacitar cidadãos, empresas e instituições, contribuindo para uma região capaz de enfrentar os desafios futuros. O impacto das ações desenvolvidas esperta-se ser visível na melhoria das condições de vida, no reforço da economia regional e na preservação dos recursos naturais e culturais”, sublinha a CCDR Alentejo.

“À medida que avançamos para uma nova fase de execução, o Programa Regional Alentejo 2030 reafirma o seu compromisso de garantir uma aplicação equitativa e eficiente dos fundos europeus disponíveis, continuando a transformar desafios em oportunidades e a promover uma região mais forte e inclusiva”, lê-se ainda no referido comunicado.

Estremoz: campanha “É Natal no Comércio Local” termina na segunda-feira

O Município de Estremoz está a promover, até segunda-feira, 6 de janeiro, a campanha “É Natal no Comércio Local”, com o principal objetivo incentivar as compras nos estabelecimentos do concelho.

“Por cada 15 euros em compras no comércio local, até dia 6 de janeiro, será entregue uma senha de participação”, começa por explicar a vice-presidente da Câmara, Sónia Caldeira, que adianta que, em jogo, está um total de 40 prémios.

O sorteio, “onde as senhas contempladas recebem prémios de vários valores, sendo o valor mais alto de mil euros e o valor mais baixo de 25 euros”, está agendada para 12 de janeiro. Os premiados poderão depois gastar estes vouchers nos estabelecimentos aderentes.

Em causa está um investimento de 5.400 euros, por parte da autarquia, que considera esta campanha, já na sua terceira edição, muito importante para se conseguir ajudar a manter o comércio local de Estremoz vivo.

As lojas aderentes à campanha podem ser consultadas no site do Município de Estremoz.

Alunos de Comunicação do IPP promovem startups do Alentejo

O Auditório Abílio Amiguinho, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre, será palco, na próxima terça-feira, 7 de janeiro, de um evento dedicado à promoção das startups do Alentejo.

Dinamizado pelos alunos de Comunicação Organizacional do curso de Jornalismo e Comunicação, o evento tem como objetivo contribuir para valorizar o ecossistema empresarial da região, destacando o dinamismo e a capacidade de inovação destas empresas, sejam elas emergentes ou já consolidadas.

Além de uma mostra onde as startups convidadas poderão divulgar as suas marcas e serviços, o programa contará com palestras de algumas entidades de referência no Alentejo. Entre os convidados confirmados estão a Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BIOBIP), o Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), de Évora e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). Será proporcionado um momento de networking entre participantes e convidados, durante o intervalo para café, pensado para promover a interação.

A iniciativa está integrada num projeto piloto denominado AlenComunica, criado em 2023/2024 pelos alunos do curso em colaboração com docentes com o objetivo de promover e valorizar a área académica das Relações Públicas e a sua ligação com o setor profissional na região. Em 2024/2025, o projeto dá continuidade à sua missão, centrando-se na promoção e visibilidade das startups da região, destacando a inovação, o dinamismo e o impacto destas no desenvolvimento económico e social do Alentejo.

Vila Viçosa celebrou chegada de 2025 com festa na Praça da República

A Praça da República de Vila Viçosa encheu-se de gente que quis, ali, entre amigos e familiares, celebrar a entrada em 2025.

Numa festa promovida pela Câmara Municipal, a animação musical esteve a cargo, durante toda a noite, da Orquestra Costa Rica.

O momento da chegada do novo ficou marcado pelo tradicional fogo de artifício.

“Os Dançarilhos” com atuação esta quinta-feira na Feira de Natal de Elvas

A Feira de Natal de Elvas, na Praça da República, vai receber esta quinta-feira, dia 2 de janeiro, às 18 horas, mais uma atuação, com o Estúdio de Dança “Os Dançarilhos” a apresentar ao público um pequeno espetáculo, sob o tema “We Wish You a Dancing Christmas”.

Esta atividade está inserida na iniciativa do Município “Elvas Cidade Natal”.

“Espaço Europa”: inquérito sobre oferta educativa do Parlamento Europeu

Com o objetivo de obter o feedback dos professores, para melhorar a sua oferta educativa, em matéria de cidadania ativa e democracia parlamentar, o Parlamento Europeu lançou, recentemente, um inquérito.

Ao participar neste inquérito, que está disponível online (aqui), até dia 5 de janeiro, a comunidade educativa estará a ajudar a desenvolver melhores instrumentos e programas para apoiar professores e educadores não formais, que promovam a cidadania ativa entre os estudantes com idade igual ou superior a 11 anos.

O inquérito, que é constituído por questões simples, está disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia.

Tudo para saber sobre o assunto na edição desta semana do programa “Espaço Europa”, com Ana Pereira do Europe Direct. Para ouvor no podcast abaixo:

GNR: 20 vítimas mortais desde o início da Operação “Natal e Ano Novo”

Vinte pessoas morreram em acidentes rodoviários desde o início da Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” da Guarda Nacional Republicana (GNR), a 18 de dezembro.

Destas 20 pessoas, nove perderam a vida no período entre a meia-noite do dia 27 de dezembro e as 23h59 de ontem, 1 de janeiro, na sequência de 908 acidentes, que causaram ainda 24 feridos graves e 301 feridos leves. Três destas nove mortes foram registadas no distrito de Lisboa e as restantes nos distritos de Setúbal, Viseu, Leiria, Faro, Santarém e Braga.

Neste mesmo período, informa a GNR em comunicado, foram “fiscalizados 64.192 condutores, dos quais 700 conduziam com excesso de álcool e, destes, 338 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l. Foram ainda detidas 124 pessoas por conduzirem sem habilitação legal”.

Das 12.786 contraordenações rodoviárias detetadas, a GNR destaca “2.408 por excesso de velocidade; 362 excessos de álcool; 301 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças (SRC); 173 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução; 1.027 por falta de inspeção periódica obrigatória; e 390 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório”.

A Operação “Natal e Ano Novo 2024/2025” termina esta quinta-feira, à meia-noite, sendo que até lá, a GNR irá “continuar a priorizar a fiscalização às seguintes infrações: condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas; excesso de velocidade; utilização indevida do telemóvel; utilização correta do cinto de segurança e do SRC; falta de inspeção periódica obrigatória; falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório; e Incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem”.

Associação de Assistência de Vila Boim: painéis solares são prioridade após reeleição da direção

José Eurico Malhado continua à frente dos destinos da Associação de Assistência de Vila Boim, depois da sua lista (Lista A) ter vencido, na passada sexta-feira, 27 de dezembro, as eleições dos corpos sociais para o quadriénio de 2025-2028.

Em declarações à Rádio ELVAS, José Eurico Malhado revela que já calculava que a reeleição fosse acontecer, tendo em conta o trabalho realizado ao longo dos últimos anos, na instituição, pela sua equipa.

“As pessoas sabem ver o trabalho que está feito e o que nos propomos a fazer. Ficámos satisfeitos, mas já calculávamos que íamos ganhar, porque, passando a expressão, só os tolos é que não vêem o que foi feito naquela instituição durante dez anos”, assegura.

Agora, a intenção é dar continuidade ao trabalho feito: “temos muito trabalho pela frente e mais responsabilidades. Queremos levar este barco a bom porto, durante mais quatro anos”, assegura José Eurico Malhado.De todo o trabalho a desenvolver, a prioridade passa pela instalação de painéis solares no edifício da instituição, dado que, por mês, são gastos “mais de dois mil euros” em eletricidade.  

Nestas eleições, tal como a Rádio ELVAS já tinha noticiado antes, a lista de José Eurico Malhado recolheu 167 votos, enquanto a lista B, de António Rosa, alcançou 55.

Luís Rosinha pondera recandidatura à presidência da Câmara de Campo Maior

O presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, pondera recandidatar-se ao cargo, embora considere que ainda é “um pouco cedo” para confirmar a candidatura.

Dizendo que, “para já, é altura de fazer balanços”, o autarca revela sentir “um grande orgulho” por ter estado, ao longo destes últimos três anos, ao leme do concelho, destacando o facto de estar “bem rodeado, de funcionários públicos fantásticos, numa relação extraordinária”.

“Estamos numa fase em que temos que fazer balanços, profissionais e também pessoais, e quando chegar a minha hora, quando achar que é a hora conveniente, direi de minha justiça, percebendo que o mais provável é recandidatar-me”, assegura.

Por outro lado, o autarca diz ter “curiosidade também de perceber quem são os outros candidatos que possam vir a tentar ser presidentes de Câmara e presidentes da Assembleia Municipal”. “Tenho essa curiosidade para aguardar serenamente, até porque quem está no poder é normalmente o último a falar. Portanto, cá estou a fazer o meu balanço pessoal, o meu balanço profissional, rumo à decisão para 2025, mas parece-me a mim que nesta fase é um tanto ou quanto cedo”, acrescenta.

“Um autarca nunca está totalmente satisfeito com aquilo faz, queremos sempre mais. O objetivo é fazermos sempre mais, mas parece-me que temos um orçamento muito interessante e que os campomaiorenses vão perceber que as medidas são sempre de âmbito social. Temos o investimento público da variante de acesso à vila, o início dos trabalhos da rede de rega do Abrilongo que há mais de 20 anos que era uma necessidade daquela associação de regantes e que irá iniciar no mês de janeiro. Queremos a unidade de cuidados continuados, faltam as obras do centro de saúde, da estratégia total de habitação, onde seguramente seremos um dos concelhos do Alto Alentejo que mais executou, até à data, e continuaremos nessa mesma senda em 2025”, revela ainda Luís Rosinha.

Artistas de todo o mundo em circo único no Coliseu de Elvas

Protagonizado por artistas oriundos dos maiores festivais internacionais e com mais de 134 anos de tradição, o Circo de Natal, no Coliseu dos Recreios, chega agora ao Coliseu de Elvas, para três sessões, entre amanhã e domingo, de 3 a 5 de janeiro.

Este, que é o primeiro espetáculo a ser apresentado em Elvas, depois da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a empresa Ricardo Covões S.A, é um circo “único” destinado a todas as idades, garante o vereador Cláudio Monteiro. “Sei que os bilhetes se estão a vender muito bem. É um espetáculo que eu já tive oportunidade de ver e é um circo único, com artistas de todo o mundo”, adianta o autarca. Garantindo que o contrato entre a Câmara de Elvas e a empresa gestora do Coliseu dos Recreios será “muito profícuo”, Cláudio Monteiro acredita que este “casamento” começa da melhor maneira possível.

O autarca destaca ainda o retorno para Elvas com a publicidade que é feita aos eventos promovidos no Coliseu, sem qualquer encargo para o município, à semelhança do que já aconteceu com os espetáculos dos Calema e dos Gipsy Kings. Assegurando que a cidade e as várias unidades hoteleiras têm estado “cheias” nesta época do ano, Cláudio Monteiro espera que os grandes eventos, no coliseu, possam também contribuir para que esse movimento na cidade possa continuar neste novo ano.

O Circo de Natal no Coliseu é apresentado, amanhã, às 18h30, sendo que as sessões de sábado e domingo estão marcadas para as 16h30. Os preços dos bilhetes, ainda à venda (aqui), variam entre os 20 e os 25 euros. O espetáculo inclui, entre outros, momentos de magia, antipodismo (arte com os pés que desafia a gravidade), bicicletas acrobáticas, Quick Change (trocas de roupa instantâneas que surpreendem), patinadores (velocidade e precisão em performances de alto risco); Cintos Aéreos e Elásticos Verticais; e Barry Lubin, um dos palhaços mais icónicos da actualidade.

II Encontro de Capotes e Samarras de Elvas no próximo sábado

A associação juvenil Arkus promove, no próximo sábado, 4 de janeiro, o II Encontro de Capotes e Samarras, na Praça da República de Elvas, a partir das 18 horas.

Este será um evento “que promove não só a tradição e a cultura alentejana, como também um momento de confraternização entre aqueles que partilham as nossas vivências e a perseverança em manter este costume”, revela a Arkus em nota de imprensa.

“Estamos conscientes que é cada vez mais importante e fundamental a preservação da cultura e da tradição para a comunidade. O Encontro de Capotes e Samarras torna-se assim não só uma celebração, mas também uma oportunidade de resgatar memórias e promover a identidade local”, lê-se ainda na referida nota.

Na iniciativa, para a qual a Arkus convida todos a participar, comparecendo com o seu capote ou samarra, para além de uma atuação do grupo Roncas D’Elvas, com a participação especial das Ronquinhas D’Elvas, haverá lanche para todos os presentes.

Este II Encontro de Capotes e Samarras está integrado na programação do evento “Elvas Cidade Natal”, promovido pela Câmara Municipal.

Exposição sobre “Os Espancas” patente no Cine-Teatro Florbela Espanca em Vila Viçosa

A exposição “Os Espancas, Histórias de uma família singular” está patente no Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa. A mostra organizada pelo Município de Vila Viçosa, com o apoio da Universidade de Évora e do Grupo “Amigos de Vila Viçosa”, está disponível para visita até ao final de janeiro.

O da mostra objetivo é dar a conhecer o entorno familiar dos Espancas e a forma como se notabilizaram em diversas áreas, como a música, a pintura, a poesia e a investigação histórica. A mostra é composta por dez painéis informativos, relativos a Florbela, Apeles e Túlio, aos quais foram conjugados diversos objetos e imagens do acervo do Município e do Grupo “Amigos de Vila Viçosa”.

Estes testemunhos evidenciam a forma como os Espancas se notabilizaram em termos artísticos e os seus contributos para os diferentes campos do saber.

Por outro lado, destaca-se também a forma como Vila Viçosa, berço da família, serviu de inspiração às diferentes manifestações artísticas desta notável família na transição do século XIX para o século XX, até aos nossos dias.

Museu de Arte Contemporânea de Elvas procura jovens embaixadores

O programa Jovens Embaixadores do Museu de Arte Contemporânea de Elvas_Coleção António Cachola procura jovens que se destaquem na comunidade pela atitude positiva, capacidade de liderança, espírito empreendedor e elevada exposição positiva nas redes sociais.

Os jovens, entre os 14 e os 30 anos de idade, naturais ou residentes em Elvas, podem candidatar-se a esta iniciativa, através do Balcão Virtual até esta sexta-feira, dia 3 de janeiro.

Mais informações sobre o programa no site do Município de Elvas .

Paz, saúde e prosperidade: os desejos de Joaquim Feijão para 2025

Para a Junta de Freguesia de São Brás e São Lourenço, 2024 foi um ano em que “tudo correu dentro do previsto”, garante o presidente Joaquim Feijão. “Foi o normal, já é o hábito de há 11 anos, praticamente”, garante.

Em 2025, Joaquim Feijão espera que “haja paz” e que se consiga fazer de cada dia deste novo ano “um dia igual ao Natal, porque o Natal devia ser todos os dias”.  

“Devíamos ter compreensão uns com os outros e que fosse uma família do tamanho do mundo, durante todo o ano”, assegura, desejando um 2025 com “muita saúde e prosperidade” para todos.

José Galguinho: 2025 será ano de “muito trabalho” para a Junta de Caia, São Pedro e Alcáçova

2025 promete ser um ano de “muito trabalho” para a Junta de Caia, São Pedro e Alcáçova, segundo o presidente José Galguinho.

“Estamos cá para isso, para trabalhar, e quanto mais trabalhamos mais trabalho aparece pela nossa frente”, começa por dizer, assegurando fazer, juntamente com o executivo da junta e todos os colaboradores, dar resposta “a tudo o que vai aparecendo”.

O vandalismo, contudo, continua a ser uma das maiores preocupações da junta. “Levamos uma grande parte do tempo a trabalhar para esses senhores que nada fazem para a sociedade e que estorvam o nosso trabalho diário”, comenta.

José Galguinho deseja ainda a todos um ano “de muita saúde, paz e amor”.

Elvas com uma mão cheia de eventos desportivos de “âmbito europeu e mundial” em 2025

Elvas irá receber, ao longo de 2025, entre cinco a seis eventos desportivos de “âmbito europeu e mundial”, segundo o vereador Hermenegildo Rodrigues.

A realização destes eventos na cidade, garante o autarca, é “uma mais-valia a vários níveis”: se por um lado coloca Elvas a par de outras cidades do mundo, por outro, Elvas acaba por receber gente que pratica diferentes modalidades que, também no concelho, têm vindo a ser desenvolvidas.  

Quanto a 2024, o vereador garante foi “um ano extremamente gratificante a vários níveis”, sendo que os eleitos “conseguiram manter o foco naquilo que era a estratégia inicial” que tinham pensado para Elvas”. No que toca ao desporto, garante que o objetivo traçado, de trazer até à cidade grandes eventos, foi alcançado.

João Charruadas: 2024 foi ano de “investimentos” em São Vicente

Para a Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa, garante o presidente João Charruadas, 2024 foi um ano, sobretudo, de “investimentos”.

“Começámos logo em fevereiro com a implementação de painéis solares no edifício da junta, com 900 quilos de CO2 que deixámos de poluir; em março, e ao fim de 40 anos, passámos a contar com uma estação elevatória e deixámos de ter os esgotos a céu aberto para a albufeira do Caia”, começa por lembrar.

Por outro lado, o presidente lembra que também em 2024 a junta foi a responsável por organizar as festas de verão da freguesia, depois da antiga comissão de festas ter desistido de as organizar. “Conseguimos fazer eventos com milhares de pessoas”, garante.

João Charruadas recorda ainda o início da obra do desejado loteamento, em outubro. “Era a grande obra e o que tinha pensado para estes quatro anos de mandato. Está em construção e esperamos que, em abril, esteja concluído”, acrescenta.

A todos os elvenses, João Charruadas deseja um 2025 repleto de paz e saúde.

“Que a paz regresse ao mundo”: o maior desejo de São Silveirinha para 2025

Paz, harmonia e amor são alguns dos desejos da vereadora de Campo Maior, São Silveirinha, para este novo ano.

Esperando que o trabalho até aqui desenvolvido pela autarquia, em prol dos campomaiorenses, possa continuar a ser “profícuo”, a vereadora espera, acima de tudo, que em 2025 “a paz regresse ao mundo”. “Que haja harmonia entre os povos e as famílias e que existam valores como a solidariedade, gratidão e amor ao próximo”.

“Mais concretamente aos pelouros que são da minha responsabilidade, desejo que continuemos a desenvolver o trabalho até aqui desenvolvido”, acrescenta ainda São Silveirinha.      

Anabela Cartas: resultado do trabalho realizado em Elvas em 2024 “está à vista”

2024 já lá vai e, neste primeiro dia do novo ano, é tempo de olhar para trás e fazer alguns balanços.

Para a vice-presidente da Câmara de Elvas, Anabela Cartas, este, para a autarquia, foi um ano de “muito trabalho”, sendo que os resultados “estão à vista”. “Foi um ano muito produtivo, com muito, muito trabalho – mais do que os elvenses possam imaginar – mas nós fomos eleitos para isso, para trabalhar para e por Elvas e temo-lo feito sempre com muito empenho, força, dedicação e motivação”

Quanto aos resultados obtidos, fruto do trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal de Elvas, a autarca destaca, por um lado, a situação financeira do município, e, por outro, o “dinamismo que a cidade tem atualmente”. “Temos vindo sempre a melhorar e acho que os elvenses e todos os turistas ficam bastante felizes por verem Elvas como ela está agora”, acrescenta.

Destacando o “espírito de união que carateriza” Elvas, Anabela Cartas espera ainda que, em 2025, todos possam ter saúde e algum dinheiro, para fazer face às despesas diárias. “Que consigamos fazer de Elvas sempre uma cidade e um concelho melhor”, remata.

Artesãos dão a conhecer o seu trabalho até domingo na Feira de Natal de Elvas

São vários os artesãos que dão vida à feira de Natal que decorre na Praça da República de Elvas, até domingo, dia 5 de janeiro, no âmbito do evento “Elvas, Cidade Natal”.

Entre eles encontra-se Belinha Barbado que, no seu stand, para o público, tem disponíveis as diferentes peças que produz, como “fraldas e babetes pintados à mão, malas de feltro, tricot, croché e artigos em sabonete”.

“Antigamente fazia estas coisas com a minha mãe, mas infelizmente ela já cá não está e então passei a fazer sozinha estes artigos. Já faço estas peças há muitos anos, há mais de 20”, revela Belinha Barbado, que participa nesta feira desde a sua primeira edição.