O projeto ECOS explora a riqueza e a diversidade da arte na cidade de Elvas, através de testemunhos com artistas locais que representam distintas formas de expressão artística. Esta iniciativa, que aborda temas como o propósito e o impacto da arte, a descentralização cultural e a influência mútua entre a cidade e os seus criadores, pretende revelar as múltiplas dimensões da cena artística elvense.
Entre os convidados estão Nuno Franco Pires, escritor; Maria Paiva, professora de dança; e Nuno Izequiel, artista plástico. Cada um deles oferece uma perspectiva única sobre o papel da arte em Elvas, partilhando as suas experiências e visões sobre os desafios e as oportunidades de criar no Alentejo e em Elvas.
Os diálogos centram-se na reflexão sobre como a arte contribui para o enriquecimento cultural e social da comunidade, explorando questões como as emoções, impacto social e a relação com a comunidade.
Ao partilhar estas histórias, ECOS visa não apenas inspirar, mas também sensibilizar para a importância da arte enquanto motor de transformação social e cultural. O projeto sublinha a necessidade de uma maior democratização e descentralização da cultura, promovendo o acesso a formas de expressão artística fora dos grandes centros urbanos.
O projeto ECOS é promovido pela Associação 7350 e a primeira temporada será lançada já em Janeiro.