A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, a CPCJ de Elvas, a celebrar o seu 24º aniversário, promove esta quinta-feira, dia 19 de dezembro, no Auditório São Mateus, o seu segundo Encontro com as Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude, sob o mote “Famílias Conscientes, Crianças Felizes”.
A parentalidade foi o tema escolhido para este segundo encontro, explica a presidente da CPCJ, Raquel Guerra, por ser ela “a base do futuro dos mais novos”. Ao longo destes 24 anos, diz ainda, a CPCJ de Elvas “tem trabalhado sempre em prol do superior interesse das crianças”.
Embora considere a parentalidade “um tema complexo”, Raquel Guerra diz ser necessário “começar-se a olhar para modelos educativos positivos e assertivos para que as crianças e jovens sejam outro tipo de adultos e possam enfrentar os problemas e dificuldades com outra estrutura”.
O acolhimento familiar é outro dos assuntos a ser abordado neste encontro. Segundo a presidente da CPCJ, “esta medida pode ser aplicada quer pelos tribunais, quer pelas comissões. Infelizmente a medida é muito pouco aplicada porque existem poucas famílias de acolhimento”.
Considerando este encontro “muito produtivo”, Anabela Cartas, a vice-presidente da Câmara Municipal de Elvas, lembra que a CPCJ de Elvas, à semelhança de todas as comissões do país, tem “um papel fundamental na comunidade”.