Foi recentemente concluída a intervenção de conservação e restauro da pintura mural da Ermida de São Jerónimo, uma das quatro ermidas que integram a Tapada Ducal de Vila Viçosa, propriedade da Fundação da Casa de Bragança. Uma intervenção de fôlego assumida pela Fundação em matéria de património artístico.
A cargo da N_Restauros, Conservação e Restauros Lda, o restauro do retábulo que representa S. Jerónimo no deserto garantiu a preservação deste património artístico na sua autenticidade, restabelecendo o seu valor estético e devolvendo-lhe a adequada leitura e compreensão.
Segundo o Vítor Serrão (2008), a ermida de S. Jerónimo foi construída, a mando de D. Teodósio II, nos inícios do séc. XVII. O templo é de planta circular, como a ermida Santo Eustáquio, também na Tapada, e apresenta pequena galilé de três arcos. A pintura é envolvida por moldura maneirista relevada, em massa, que remete para o trabalho decorativo do grotto do Jardim das Damas no Paço.
A salvaguarda e valorização do património faz parte da missão da Fundação da Casa de Bragança, visando a sua acessibilidade a todos os cidadãos.