O jovem elvense Guilherme Malha estreia-se, este sábado, 7 de dezembro, ao volante de um buggy Can-Am, nas 4 Horas SSV de Fronteira, prova que já vai na sua 12ª edição e que está integrada na 26ª grande maratona do todo-o-terreno de resistência da vila.
A verdade é que os rallies são uma paixão de família, uma vez que os pais de Guilherme, Rui e Guiomar Malha, já participam nestas provas há muitos anos. O gosto pelo todo-o-terreno surgiu ainda em criança, recorda o jovem de 18 anos: “desde pequeno que acompanho os meus pais nos rallies e apaixonei-me por esta modalidade”.
Guilherme, que até começou a correr em Moto 4, foi convidado a participar nesta prova pelo bicampeão do Rally “Terras de Extremadura”, José Batista. Da sua equipa, para além de José Batista, faz ainda parte um piloto espanhol.
Terminadas as 4 horas SSV, Guilherme irá entrar em cena, logo de seguida, e pelo segundo ano, como co-piloto do seu primo Raul Demétrio, na prova de 24 horas. Ao volante de um jeep Mitsubishi Pajero, a par de Raul Demétrio estarão também Rui Malha e Luís Santos, que terão, repetivamente, como co-pilotos, Guiomar Malha e Sara Santos.
“Eu fazia rallies e o Guilherme ainda não tinha nascido, andava na minha barriga. Desde sempre que viu esta modalidade em casa e acabou por tomar o gosto”, diz Guiomar Malha que espera que, já para o ano, na prova de 24 horas, Guilherme possa passar de co-piloto para piloto.
A entrevista completa a Guilherme e Guiomar Malha para ouvir no podcast abaixo: