Festa do TT está de volta à vila de Fronteira

Cerca de três centenas e meia de pilotos, de nove nacionalidades, em representação de 105 equipas, vão participar, no próximo fim-de-semana, na 26ª edição da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira. Muitos milhares de espetadores são esperados na grande festa do todo-o-terreno nacional, uma organização do Automóvel Club de Portugal.

Foi, em 1998, que, pela primeira vez, a vila alentejana de Fronteira acolheu uma prova de todo-o-terreno única, em Portugal, e que rapidamente ganhou o estatuto de uma das mais emblemáticas corridas de resistência da Europa. Vinte seis anos depois, centenas de pilotos de diferentes gerações e proveniências, com mais ou menos experiência e preparação, de amadores a consagrados, continuam a não resistir ao desafio que representa a participação numa prova com a duração de 1.440 minutos ininterruptos, disputada numa dura e seletiva pista de terra, com 16,41 quilómetros de extensão.

Para a 26ª edição da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira estão inscritas 105 equipas, divididas pelas provas de automóveis (75) e SSV (30), num pelotão com cerca de 350 pilotos de nove nacionalidades.

O programa da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira inclui, pelo 12º ano consecutivo, as 4 Horas SSV, a disputar na manhã de sábado, enquanto a partida para as 24 Horas TT tem partida marcada para as 15h00 do mesmo dia.  

Franceses e portugueses entre os favoritos

As lutas entre as melhores equipas portuguesas e as formações oriundas do Campeonato de França da especialidade, muitas delas com protótipos especificamente construídos para as provas de Resistência, ou com os competitivos SSV da categoria T3, têm marcado a competição que tem como palco o Terródromo de Fronteira.

O ano passado, Manuel Aires, acompanhado de três pilotos franceses, estreou-se no lugar mais alto do pódio. O português, natural de Alfândega da Fé, está emigrado em França há 30 anos e regressa com o objetivo de reeditar a vitória. No próximo fim-de-semana, conta também com o reforço do aveirense Alexandre Ré, um dos mais conceituados nomes da modalidade.

Muita expetativa, igualmente, para a equipa de Mário Andrade, que é a recordista de triunfos em Fronteira. A formação constituída por Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Florent Charvot procura regressar aos sucessos, um resultado que lhe escapa desde 2021.

Já da distante Letónia volta a viajar mais um crónico candidato à vitória: o Mitsubishi Pajero de Igor Skoks, Rüdolfs Skoks e Arvis Pikis, um trio que venceu a prova do ACP, em 2017. 

Se no plano meramente teórico, tendo em conta os meios e a experiência, estas são as equipas que podem ser consideradas como favoritas, a verdade é que a prova de Fronteira é sempre fértil em surpresas e normalmente decidida pela resiliência dos pilotos e pela resistência das mecânicas. Por isso, não são de descurar outros candidatos à vitória, ou não fossem estes os 1.440 minutos mais duros do TT em Portugal.

A história de Fronteira também se faz de estórias de superação

Com objetivos muitos diferentes, igualmente destaque para as emblemáticas participações de concorrentes que há muitas edições têm também contribuído para a popularidade e história de sucesso da prova. É o caso da famosa Peugeot 504 Pick-up inscrita por Joaquim Serrão, um dos carros mais populares do público; bem como a Renault 4L oriunda do Cadaval, inscrita pela equipa de Samuel Lima; ou mesmo para a participação do Yves Morize, um francês com 80 anos de idade que, mais uma vez, volta à prova disputada no Alto Alentejo. De regresso está Telmo Pinão, um atleta paralímpico português que, após um acidente, em 2002, durante uma competição, abraçou o paraciclismo, representando Portugal em diversas competições internacionais, incluindo os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e Paris 2024. Com uma carreira marcada pela superação, Telmo mantém uma forte ligação ao todo-o-terreno, estando de regresso à prova.

Por outro lado, duas equipas totalmente femininas também aceitaram o desafio da BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira: Maria João Sequeira, Teresa Serrano, Rafaela Carriço e Filipa Realinho, bem como Beatriz Assunção, Carolina Santos, Margarida Pereira, Paula Moura e Bianca Silva.

Santinho Mendes defende título nos SSV

Exclusivamente destinada aos SSV que competem sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, a 12ª edição da BP Ultimate 4 Horas SSV anima o programa de Fronteira. Entre as três dezenas de equipas inscritas estão consagrados pilotos da categoria, liderados pelo campeão nacional, em título, Pedro Santinho Mendes. O piloto do Can-Am terá forte oposição no Terródromo de Fronteira de nomes como os de Roberto Borrego, Luís Cidade, Hélder Santos, João Dias ou mesmo de Luís Portela de Morais, também conhecido por uma brilhante carreira no rugby.

Horário BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira  

Sexta-feira, 6 de dezembro  

09h30/11h30 – Treinos livres (todas as categorias)

14h00/17h00 – Treinos cronometrados (categorias Ultimate, Stock, Challenger, SSV e Promoção E)  

15h00/17h00 – Treinos cronometrados (categorias Promoção A, B, C e D)  

17h15/18h30 – Treinos livres todas as categorias  

Sábado, 7 de dezembro  

09h00 – Partida da BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira

15h00 – Partida BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira  

Domingo, 8 de dezembro  

15h00 – Chegada BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira

16h15 – Cerimónia de pódio 

Horário BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira  

Sexta-feira, 6 de dezembro

11h45/13h45 – Treinos cronometrados  

Sábado, 7 de dezembro 

09h00 – Partida BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira    

13h00 – Chegada BP Ultimate 4 Horas SSV Vila de Fronteira  

13h45 – Cerimónia de pódio

CEN promove simultânea de xadrez esta quinta-feira na Casa da Cultura de Elvas

No âmbito do “Elvas Cidade Natal”, o Clube Elvense de Natação promove esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, uma simultânea de xadrez, pelas 16h30, na Casa da Cultura de Elvas.

Este torneio é jogado em simultâneo, sendo que o “mestre” joga com todos os seus adversários à vez, até que termine com o vencedor.

“Se gostas de xadrez vem participar nesta simultânea e mostrar os teus conhecimentos!”, diz a organização.

Município de Borba promove campanha de vacinação contra a raiva esta quinta-feira

O Município de Borba promove esta quinta-feira, 5 de dezembro, uma campanha de vacinação contra a raiva, a partir das 16 horas, no quintal da Câmara Municipal, nas traseiras da GNR).

A vacina da raiva tem o custo de dez euros, o microchip de 2,50 euros e boletim sanitário tde um euro. A desparasitação é gratuita.

O Município de Borba pede aos detentores dos animais para que se façam acompanhar do seu Cartão de Cidadão.

Bombeiros de Elvas evitam queda de postes para a via pública na Estrada de Gil Vaz

Os Bombeiros de Elvas foram chamados a intervir, esta quarta-feira, 4 de dezembro, no sentido de evitar que os cerca de cinco postes de telecomunicações que, na Estrada de Gil Vaz, em Elvas, se encontram partidos, acabem por cair na via pública.

Nesse sentido, os operacionais acabaram por proceder à viragem destes postes para o lado dos terrenos contíguos à estrada. Assim, e no caso de os postes caírem, não afetam o trânsito naquela zona, nem provocam danos maiores.

No local, esteve também a PSP, a acompanhar estes trabalhos. Será agora necessário identificar os proprietários destes postes.

Elvas: livro “Pelo Buraco da Fechadura” apresentado este sábado no Grémio

A escritora elvense Carmen Ezequiel apresenta este sábado, dia 7 de dezembro, o seu livro “Pelo Buraco da Fechadura”, no salão Vladimiro Lascas, no Grémio, em Elvas, a partir das 16h30.

A obra, infanto-juvenil, fala de “um tempo que não era tempo, entre quatro paredes, as pessoas viviam dia e noite nas suas casas. O mundo lá fora estava fechado. E apenas alguns seres se viam nas ruas. Era uma vez uma menina princesa que vivia assim, também. Em cada dia acordava e brincava. Brincava e dormia. Acordava e aprendia. No primeiro confinamento, em Março de 2020, muitos se isolaram nas suas casas. Esta é uma pequena história, das muitas que fizeram parte deste tempo, e nada mais é do que a esperança por novos dias.”

Esta é uma iniciativa dos Autores de Elvas inserida na programação do “Elvas Cidade Natal”.

Sobe e Desce Team promoveu prova “Rota dos Ganhões” em Estremoz

O Sobe e Desce Team promoveu, no passado domingo, 1 de dezembro, a prova “Rota dos Ganhões”, em Estremoz, integrada na 30ª Cozinha dos Ganhões.

Das provas resultaram as seguintes classificações:

– EQUIPAS MISTAS

– Coxos & Lentos – Marco Eanes (Atleta 1) e Iris Eanes (Atleta 2)

– Ultras São Mamede 1 – João Feiteira (Atleta 1) e Cátia Eanes (Atleta 2)

– KOM

– Papa Trilhos/UCA/PrintDigital – Edgar Anão (Atleta 1) e Nuno Fitas (Atleta 2)

– FINAL

– Papa Trilhos/UCA/PrintDigital – Edgar Anão (Atleta 1) e Nuno Fitas (Atleta 2)

– DAP BTT TEAM – Guilherme Antunes (Atleta 1) e Manuel Sequeira (Atleta 2)

– DAP BTT TEAM – Nuno Vicente (Atleta 1) e Diogo Bicho (Atleta 2)

“Parabéns à organização e a todos os participantes por continuarem a dinamizar esta iniciativa, em Estremoz”, diz a Câmara Municipal de Estremoz em nota de imprensa.

McDonald’s de Elvas abre ao público no dia 18

O McDonald’s de Elvas, situado na Avenida do Dia de Portugal, abre ao público no próximo dia 18 de dezembro.

A cerimónia de inauguração do restaurante, o 209.º da marca em Portugal, está marcado para o dia anterior, 17 de dezembro, e contará com a presença de diversas personalidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, o presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, José Galguinho, o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, entre outros representantes locais. Estarão também presentes a diretora-geral do McDonald’s Portugal, vários representantes da empresa, e o franquiado Ricardo Sá Nuno.

Nesta cerimónia, a marca celebra a chegada de mais um “restaurante McDonald’s ao Alentejo, reforçando o seu compromisso com a proximidade às comunidades locais”.

Gota d’Arte dá continuidade ao sonho de Luís Pires com gala em dia do seu aniversário

A Gota d’Arte vai homenagear Luís Pires, com a realização da 1ª Gala “O Sonho do Luís”, este sábado, 7 de dezembro, dia do seu aniversário, no Cine-Teatro Municipal de Elvas, a partir das 21h30.

É com a intenção de eternizar aquilo que sempre foi o objetivo de Luís Pires, isto é, o “de dar palco aos talentos” que vão surgindo, em diferentes áreas, desde a música à dança, que a Gota d’Arte promove esta gala, depois de já lhe terem sido prestadas outras homenagens. “A Câmara Municipal colocou uma placa (com o nome do Luís) no estúdio principal da nossa associação e, em setembro, tivemos também a inauguração de um mural, porque nós estamos todos os dias com o Luís, mas há esta necessidade de eternizar as pessoas de quem gostamos muito”, começa por dizer o presidente da direção da Gota d’Arte, Luís Rosário (na imagem).

Nesta primeira gala, o objetivo é recordar o início do projeto da Gota d’Arte, que teve origem na Indústria da Voz, a par dos Urban Dance. “Será um ano em que vamos mostrar como começou e ao que deu origem esse grupo de miúdos, que cada um deles, entretanto, seguiu o seu caminho. Houve projetos que depois daí saíram com algumas bandas, que surgiram na altura”, recorda o responsável. O alinhamento deste espetáculo, “carregado de simbolismo”, terá na sua base a participação destes antigos elementos da Gota d’Arte, ainda que “com um apontamento ou outro” com as crianças que frequentam, atualmente, a associação.  

O evento terá ainda um cariz solidário, com as entradas, com um custo simbólico de um euro, a reverterem em prol, nesta primeira edição, para a Liga dos Amigos do Hospital de Elvas. “A nossa intenção é que, todos os anos, tenhamos uma instituição a quem doar este valor. Porque o Luís trabalhava no hospital, nós entendemos, também por sugestão também da Carla (esposa de Luís), que este donativo fosse para a Liga dos Amigos do Hospital de Elvas”, explica ainda Luís Rosário.

Os bilhetes para a gala podem já ser adquiridos, em pré-venda, no Coffee Time Aqueduto, na papelaria Cidade Nova e na tabacaria Príncipe da Sorte.

A entrevista completa a Luís Rosário, não só sobre esta primeira gala “O Sonho do Luís”, mas também sobre as atividades de Natal da Gota d’Arte, o trabalho desenvolvido pela associação, a preparação do Carnaval e as obras que têm vindo a ser feitas na sua sede, para ouvir no podcast abaixo:

XVIII Exposição de Presépios de Artesãos de Estremoz patente na Galeria Municipal D. Dinis

Uma exposição de presépios, produzidos por artesãos de Estremoz, encontra-se patente ao público, até dia 6 de janeiro, na Galeria Municipal D. Dinis, em Estremoz.

Esta mostra conta com mais de 30 presépios, produzidos com diversos materiais. Já na sua 18ª edição, esta mostra, de acordo com o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, é “já habitual na cidade nesta época natalícia”.

Esta mostra conta com trabalhos dos artesãos Afonso Ginja, Ana Catarina Grilo, Ana Godinho, António Moreira, Carlos Alberto Alves, Carlos Pereira, Conceição Perdigão, Fátima Lopes, Francisca Carreiras, Henrique Painho, Inocência Lopes, Irmãs Flores, Isabel Pires, Jorge Carrapiço, Jorge da Conceição, José Vinagre, Luís Parente, Luísa Batalha, Madalena Bilro, Maria José Camões, Pedro Vinagre, Perfeito Neves, Ricardo Fonseca, Sara Sapateiro, Sandra Cavaco, Sofia Luna, e Vera Magalhães.

Carregada de simbolismo, Árvore da Esperança volta a dar outra vida à Rua da Cadeia

A Árvore da Esperança foi instalada na Rua da Cadeia, em Elvas, na manhã desta quarta-feira, 4 de dezembro. Trata-se, por um lado, de um tributo à tradição artesanal, dado que é formada por centenas de rosetas de renda e, por outro, de mais um adorno da iniciativa “Elvas Cidade Natal” carregado de simbolismo.

Feita pela mão da comunidade elvense, esta árvore, nesta sua segunda edição, revela o vereador na Câmara de Elvas, Cláudio Monteiro, vem trazer “mais humanismo” a esta quadra festiva e ao evento que anima, por estes dias, o centro histórico da cidade. “É uma mensagem de esperança, para que os próximos tempos sejam melhores. Esta árvore vem trazer a esperança, a fé a vontade de acreditar”, garante. As rosetas que formam esta árvore voltaram a ser produzidas, à semelhança do que aconteceu no ano passado, por diferentes IPSS, associações e instituições do concelho, a quem Cláudio Monteiro agradece a colaboração.

“É a esperança de que tudo mude para melhor, que as pessoas que estão nos lares tenham um Natal mais acolhedor, que sejam visitadas pelas famílias e também que se sintam úteis, ao colaborar com esta atividade do ‘Elvas Cidade Natal’”, diz, por sua vez, a vice-presidente da Câmara, Anabela Cartas, que explica que esta árvore resulta de uma “união de esforços”.

Durante a noite, esta árvore estará iluminada, sendo que, do ano passado para este, cresceu em dois metros de altura. “Já temos o desafio de, para o ano, fazer um árvore ainda maior, com mais rosetas”, diz ainda a autarca.

Entre as entidades que colaboraram com esta Árvore da Esperança estão as Juntas de Freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Ildefonso e de Caia, São Pedro e Alcáçova, que estiveram representadas, pelos respetivos presidentes, Joaquim Amante e José Galguinho, no momento da inauguração. A par de Anabela Cartas e Cláudio Monteiro, estiveram também presentes várias alunas da Universidade Sénior, idosos de lares e representantes das diferentes entidades que colaboram com a iniciativa.

Postais de Natal das crianças de Elvas em exposição na “Torre dos Sonhos”

“Postais de Natal” é o mote da exposição que vai estar patente do público, a partir desta quarta-feira, dia 4 de dezembro, na “Torre dos Sonhos”, localizada na Torre Fernandina, no centro histórico de Elvas.

A mostra, inserida na programação do “Elvas Cidade Natal”, apresenta dezenas de exemplares destes postais, realizados pelas mãos criativas dos alunos dos Agrupamentos de Escolas nº 1 e nº2 de Elvas e do Colégio Luso-Britânico.

ACP, Associação Salvador e CERCI Portalegre em ação de sensibilização no 24H TT Fronteira

O Automóvel Club de Portugal promove, esta quinta-feira, dia 5 de dezembro, uma ação de sensibilização no circuito onde vai decorrer a prova de todo-o-terreno de resistência 24H TT Fronteira, com o objetivo de mostrar que este desporto pode ser praticado por todos, independentemente das suas condições.

Em colaboração com a Associação Salvador e a CERCI Portalegre, o ACP vai proporcionar a pessoas portadoras de deficiência experiências dentro dos carros de competição com copilotos.

Estarão presentes nesta ação, com início marcado para as 14 horas, os atletas paralímpicos Telmo Pinão (ciclismo), Diogo Cancela (medalha de Bronze nos Jogos de Paris na modalidade de natação) e João Silvestre, piloto amador, com o seu próprio SSV totalmente adaptado a conduzir só com os membros superiores.

Sítio da Torre de Palma em Vaiamonte foi alvo de campanha de manutenção

O Sítio Arqueológico de Torre de Palma, ruínas romanas situadas na freguesia de Vaiamonte, concelho de Monforte, foi alvo de uma campanha de manutenção entre os dias 25 e 29 de novembro.

Esta campanha foi realizada sob orientação dos arqueólogos Paula Morgado e Sérgio Batista, do Serviço de Arqueologia da respetiva Câmara Municipal, envolvendo uma equipa composta ainda pelos trabalhadores do Município, Francisco Batista e João Campos (afetos em permanência ao serviço daquele espaço) e Sónia Fernandes.

Em declarações, Paula Morgado esclareceu que, “embora estes trabalhos de conservação do espaço, principalmente de controlo de vegetação, sejam efetuados com regularidade ao longo de todo o ano, permitindo que os vestígios arqueológicos se mantenham em perfeitas condições de visibilidade, a atual intervenção incidiu, sobretudo, na limpeza pormenorizada de áreas cobertas, designadamente no Batistério e na Casa de Peristilo, removendo cuidadosamente as poeiras, terras e vegetação, depositadas sobre os muros e pavimentos por ação dos ventos e da chuva”.

João Grilo: “orgulho muito grande” de representar o Alentejo no Comité das Regiões Europeu

O presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, foi nomeado como membro suplente para integrar o Comité das Regiões Europeu.

Substituindo o ex-presidente da Câmara de Vendas Novas, Luís Dias, no cargo, João Grilo encara esta nomeação, acima de tudo, como “mais um desafio”. “Penso que é uma consequência do trabalho que temos vindo a fazer em conjunto, aqui pelo Alandroal e pela região. É uma missão complementar à que tenho como autarca”, assegura.

“É um orgulho muito grande representar o Alentejo nesta delegação portuguesa e poder, de alguma forma, contribuir para a projeção da região, naquilo que é a discussão das políticas regionais e europeias”, acrescenta João Grilo.

Ainda que o foco do seu trabalho diário seja em prol do Alandroal, o autarca lembra que tem desempenhado outras funções, enquanto presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), que o permitem também “olhar para a toda a região, com vista ao seu crescimento conjunto”.

Considerando que a esfera europeia é “extremamente importante” para os municípios, João Grilo diz ainda que os autarcas precisam de deixar de trabalhar apenas a nível local e regional. “É na esfera europeia que se decide a maior parte das políticas que vão influenciar a nossa capacidade de atuação, é lá que se decidem os financiamentos, é lá que há projetos de natureza europeia, aos quais as regiões e os municípios se podem candidatar”, lembra.

João Grilo assume funções a 25 de janeiro, depois da nomeação decidida pelo Conselho de Ministros, após consulta da Associação Nacional de Municípios Portugueses e das Regiões Autónomas das Madeira e Açores.

O Comité das Regiões Europeu é um dos dois órgãos consultivos do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão Europeia. É composto por representantes eleitos a nível local e regional, provenientes de todos os Estados-Membros.

Árvore da Esperança inaugurada esta quarta-feira na Feira de Natal de Elvas

No âmbito da programação da iniciativa “Elvas Cidade Natal”, é inaugurada esta quarta-feira, 4 de dezembro, na Feira de Natal, no centro histórico de Elvas, às 11 horas, a Árvore da Esperança.

Também hoje será inaugurada a exposição “Postais de Natal”, dos alunos do Agrupamento de Escolas Nº1 e Nº2 de Elvas, e do Colégio Luso-Britânico , na Torre dos Sonhos, às 18 horas.

Para as 18h30, está marcado o espetáculo “Dance’Art Christmas”, da Gota D’Arte, na Feira de Natal, na Praça da República.

Euromilhões com jackpot de 39 milhões de euros no próximo sorteio

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira, dia 3 de dezembro, do Euromilhões, sendo que na próxima sexta-feira vai estar em jogo um jackpot no valor de 39 milhões de euros.

O segundo prémio também não teve totalistas. Já o terceiro prémio de mais de 129 mil euros contemplou quatro apostadores no estrangeiro e um com aposta registada em Portugal. Um quarto prémio no valor de mais de mil euros saiu a 21 apostadores, um com aposta registada em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem é composta pelos números 23, 25, 34, 46 e 47 e as estrelas 6 e 8.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.