Várias dezenas de alunos da Universidade Sénior de Elvas participaram na tarde desta quarta-feira, 27 de novembro, numa atividade de “Walking Football”, promovida pela Federação Portuguesa de Futebol e a Associação de Futebol de Portalegre, no Campo Pedro Barrena.
“Walking Football” é uma variante do futebol que tem como objetivo incentivar a prática desportiva das pessoas com idades superiores a 50 anos, promovendo a integração e o convívio em prol de uma vida mais ativa. Sem corridas, saltos, rasteiras, carrinhos e cortes, a modalidade surge como uma oferta adaptada de futebol, independentemente da idade e da condição física, visando proteger quem o pratica.
Rute Silva, da Federação Portuguesa de Futebol, e gestora nacional desta iniciativa, revela que “hoje em dia qualquer entidade, que esteja devidamente constituída, pode criar uma equipa de ‘Walking Football’”. Para isso “basta ter no mínimo dez praticantes, dos quais sejam no mínimo 25% de um dos sexos”.
Já Ana Camejo, da Associação de Futebol de Portalegre, explica que o “Walking Football” surge com o objetivo de “ajudar a população a dinamizar a atividade física, para que não seja tão sedentária e para combater um pouco a solidão, pois a iniciativa é para pessoas com idade igual ou superior a 50 anos”.
“É uma atividade bastante interessante, é um desporto para um escalão etário mais alto, animado e participativo. Julgo que a Federação está aqui a fazer um trabalho muito interessante. É uma aposta bem conseguida”, diz Joaquim Bucho, um dos participantes nesta atividade de “Walking Football” em Elvas.
Para Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, esta “ é uma iniciativa que permite o convívio, que permite dar atividade a pessoas que, por vezes, nunca iriam sair de casa se não existissem estas atividades”. O Município de Elvas, acrescenta, “há muito tempo que incentiva as práticas ativas da população acima dos 50 anos”.
Veja aqui a fotorreportagem: