A Lista R, encabeçada por Daniel Madeira, formalizou na passada quarta-feira, 20 de novembro, a sua candidatura junto do atual presidente da Assembleia Geral da AADP, José Cavalheiro. Um momento que marca, segundo a Lista R, “o início de um movimento de união e renovação, com o propósito de assumir a liderança de todos os órgãos da Associação de Atletismo de Portalegre”.
Com o lema “Recomeçar Juntos, Alcançar Mais”o grupo afirma “querer construir uma comunidade forte e inclusiva, onde atletas, treinadores, dirigentes e apaixonados pela modalidade caminhem lado a lado, apostando sempre na formação, no apoio aos clubes e na melhoria das condições para a prática desportiva”.
A equipa, constituída por 21 pessoas, integra especialistas em diversas vertentes do atletismo, incluindo trail, corta-mato, pista e estrada, bem como pessoas ligadas à comunicação, ao turismo e ao marketing, vistas por Daniel Madeira “como uma mais-valia para a promoção e evolução da modalidade no distrito”.
Daniel Madeira, figura reconhecida no universo do atletismo e agora candidato a presidente da Direção da AADP, é um apaixonado pelo associativismo e pelo desporto. Chega ao atletismo durante os dois últimos mandatos da sua esposa Sara Madeira, ex-presidente da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre e assume esta candidatura “como resposta à necessidade de revitalizar a modalidade no distrito, num contexto em que o número de atletas filiados, eventos realizados e ações de formação tem vindo a diminuir de forma preocupante”.
Já a candidatura à Assembleia Geral é encabeçada por Jorge Velez, presidente da Assembleia Geral da Academia José Jacob, formador no Club Top no Instituto Português do Desporto e Juventude e presidente da Rede de Oferta “ Lugares da Serra Alentejana”. A sua experiência e conhecimento serão, segundo a Lista R, “uma mais-valia para a promoção e desenvolvimento da modalidade, mas também no posicionamento e crescimento do atletismo, seja na pista a correr, saltar e lançar, ou a caminhar pelos belos trilhos da região, como foco do turismo desportivo no alto Alentejo”.
No que diz respeito ao Conselho Jurisdicional, Margarida Narciso assume as rédeas, defendendo que, “através do trabalho árduo e dedicação, é possível levar a associação a novos patamares, incentivando a prática desportiva e a participação de todos”. Licenciada em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com a vitória da Lista R, garante não só o seu empenho no conselho Jurisdicional e criação de um regulamento interno da associação, como também o regresso às pistas para exercer funções como juiz de atletismo, do qual estava afastada há cerca de três anos.
O Conselho Fiscal, tem como proponente a presidente, José Presado. Forte dinamizador e impulsionador desportivo através da DAP – Desporto e Aventura de Portalegre, associação que preside, é hoje um dos pilares do desenvolvimento de projetos desportivos na região, com grande envolvência no BTT, Ciclismo, Trail Running e Atletismo. “O seu rigor e conhecimento, aliados a uma gestão de tesouraria rigorosa e clara, são a garantia para os associados da AADP de um recomeço uno e saudável para as finanças da associação”, certifica a Lista R.
E por fim, o Conselho de Arbitragem, conta com a liderança de Miguel Costa. Licenciado em Treino Desportivo pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior. Ligado ao atletismo desde que se lembra e Juiz de atletismo há 9 anos, tem uma vasta experiência na gestão desportiva, adquirida nas maiores competições nacionais, com presença em múltiplos campeonatos nacionais como juiz chefe. “A sua juventude, aliada à experiência da restante equipa do Conselho de Arbitragem, será a fusão certa para devolver a arbitragem AADP ao patamar de credibilidade e eficiência que lhe é devido”, sustenta ainda a lista concorrente.
“Temos uma equipa à altura do desafio, temos uma equipa unida, temos uma equipa disponível para dar tempo ao atletismo da região de Portalegre”, assegura Daniel Madeira.