Skip to content

História das Eleições Legislativas no Alentejo apresentada em Arronches

O novo livro coordenado por Manuel Baiôa será apresentado no Convento de Nossa Senhora da Luz, em Arronches, este sábado, dia 23 de novembro, às 15 horas. O livro intitulado “As Eleições Legislativas no Alentejo durante a I República (1910-1926)” será apresentado pelo professor António Ventura.

Neste livro, os seus autores procuraram “retratar” pormenorizadamente as eleições legislativas na I República (1910-1926) nos seis círculos do Alentejo (Portalegre, Elvas, Estremoz, Évora, Beja e Aljustrel). Após análise da legislação eleitoral e da contextualização política em que o sufrágio decorreu, são abordadas as suas diversas etapas e contingências, nomeadamente a escolha dos candidatos, a campanha eleitoral, o clientelismo, os acordos, as fraudes e outras irregularidades.

Em termos quantitativos (e não só), este estudo faz a comparação com outros que o precederam, apresentando para algumas eleições novos e definitivos dados. Antes dos quadros gerais e da conclusão, é analisado o perfil social e político dos deputados eleitos no Alentejo durante a I República.

Manuel Baiôa nasceu em Vila Verde de Ficalho em 1969. É professor de História na Escola Secundária Diogo de Gouveia (Beja) e investigador do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UE). Licenciado em Ensino de História pela Universidade de Évora e Mestre em História do XX pela F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa. Em 2012 concluiu o Doutoramento em História Contemporânea pela Universidade de Évora. Publicou diversos artigos e livros sobre a I República e a Ditadura Militar.

Para mais informações e declarações de Manuel Baiôa contactar pode contactar o 965134437.

Compartilhe este artigo: