Semana das Qualificações de 12 a 16 de dezembro em Portalegre

A Delegação Regional do Alentejo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) promove a Semana das Qualificações, de 12 a 16 de dezembro, no Serviço de Formação Profissional de Portalegre. O objetivo da iniciativa é, acima de tudo, “realçar a importância da formação profissional na sub-região do Alto Alentejo”.

O programa inclui, na segunda-feira, dia 12, quatro seminários técnicos, que envolverão cerca de 75 formadores. Nos dias 13, 14 e 15, decorrem as provas de preparação para o Campeonato Nacional das Profissões, a realizar no próximo ano, em Portimão, bem como demonstração em 18 áreas de formação envolvendo cerca de 50 formandos, com visitas guiadas dirigidas a formandos de toda a região Alentejo, alunos das escolas de ensino básico, secundário e superior da região, empresários, responsáveis de Misericórdias e IPSS e público em geral.

No dia 14, decorre uma sessão de apresentação da Medida Emprego + Digital e de exemplos de Boas Práticas, na articulação dos Serviços de Formação Profissional com entidades empregadoras relativamente a formação à medida das suas necessidades que resultam na contratação dos formandos. Está ainda prevista a assinatura de protocolos com associações empresariais e empresas.

Já no dia 15, decorre a conferência (Des)Qualificações – Impactos no Desenvolvimento da Região, composta por dois painéis que integram associações empresariais, sindicatos, ensino superior, CCDRA e a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, seguindo-se uma conferência pelo professor Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que contará com a presença do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes.